Remédio, pomada para Candidíase Recorrente, vai e volta, (Crônica)

A Candidíase é uma doença infecciosa causada por fungos e geralmente se manifesta através das relações sexuais podendo se manifestar tanto em mulheres como em homens, porém, as mulheres são as principais vítimas, devido à sensibilidade da vagina.

Assim como outras doenças, pode existir o risco de a Candidíase não ser curada corretamente logo num primeiro tratamento, por isso, existe a possibilidade de uma reincidência e é sobre isso que vamos falar a partir de agora.

O que é Candidíase Recorrente

Denominamos de Candidíase Recorrente quando acontece de esta doença se tornar crônica e, mas não basta ser classificada como crônica, ela deve se manifestar pelo menos 3 vezes num prazo de 12 meses.

A candidíase recorrente se manifesta várias vezes devido à proliferação excessiva de fungos do gênero cândida na região da flora vaginal. Quando isso acontece, é preciso um acompanhamento médico com tratamento a base de medicamentos mais específicos.

Além disso, uma reeducação nos hábitos de vida, inclusive com a mudança nos hábitos alimentares também são necessários para que a doença seja combatida.

Sintomas Apresentados

Entre os sintomas que mais se apresentam quando ocorre uma infecção por Candidíase podemos destacar:

  • Coceira na vagina, esse é o sintoma mais conhecido da doença,
  • Ardência na região vaginal,
  • Dor,
  • Dor ao urinar,
  • Dor no momento do ato sexual,
  • Vermelhidão na vagina,
  • Corrimento vaginal com aspecto leitoso e com maior intensidade do que o normal.

Alguns desses sintomas podem ser mais intensos quando se aproxima o período da menstruação.

Candidíase Idiopática Primária

Entre as espécies de Candidíase Recorrente, encontramos a Candidíase Idiopática Primária que também se trata de uma situação crônica da doença, porém os motivos de existir a infecção são desconhecidos.

O fato de não conhecermos os motivos da infecção pode tornar o tratamento mais complicado, por isso, é preciso fazer de tudo para tentar prevenir as recorrências e, nesse caso, os cuidados com a saúde e a ingestão de alimentos que promovam o fortalecimento do sistema imunológico é muito necessário.

Candidíase Secundária Recorrente

Denominamos de Candidíase Secundária Recorrente quando a doença reaparece e se reconhece uma causa específica para ela. Entre as possíveis causas para a recorrência da Candidíase podemos citar:

  • Diabetes,
  • Uso de anticoncepcionais hormonais,
  • Terapia de Reposição Hormonal,
  • Terapia com medicamentos Imunossupressores,
  • AIDS,
  • Entre outras doenças imunológicas.

Em geral pelo menos 45% das mulheres enfrentam mais de uma crise de Candidíase durante a vida.

Também existe o risco de novas crises de Candidíase, mesmo que a doença tenha sido tratada com eficácia, pois, infelizmente, a doença vem e vai, mas não existe uma mudança com os hábitos de vida, especialmente no que diz respeito a higienização da região da vagina, e por isso, os fungos causadores da doença encontram campo para agir e causar a doença.

Qual o Tratamento

Um tratamento para Candidíase pode ser feito em casa e em geral, é feito com medicamentos antifúngicos na forma de comprimidos e pomadas que certamente deverá ser recomendado por um médico especialista. Esse medicamento será recomendado conforme o tipo de infecção que está ocorrendo.

Algumas pomadas que podem ser recomendadas pelo médico:

  • Clotrimazol,
  • Cetoconazol,
  • Fluconazol,
  • Nistatina,
  • entre outras.

Além de pomadas, o médico também poderá recomendar o uso de comprimidos de uso oral ou ainda um comprimido a base de Fluconazol que deve ser colocados no fundo da vagina pouco antes de ir dormir.

Além de um medicamento eficaz para combater a Candidíase, a doença não é erradicada para sempre, pois os fungos causadores tendem a permanecer em estado de hibernação no corpo.

Por isso, mesmo com o tratamento, é preciso que o paciente mantenha os cuidados com os hábitos de vida para manter o sistema imunológico sempre fortalecido e evitar que esses fungos voltem a agir.

Cuidados com o Corpo

Para evitar qualquer tipo de infestação por micro-organismos, é importante ter muito cuidado com a higiene do corpo e com quando se trata de Candidíase Recorrente isso não é diferente. Por isso atente para a higienização, especialmente para as regiões genitais, pois essa é uma importante medida para evitar que essa doença aconteça ou cause maiores complicações.

Para a higienização, é importante usar sabão neutro sem perfume e também é preciso evitar os banhos de espuma. Após o ato sexual, não se deve usar as duchas higiênicas e sim fazer uma limpeza correta e com tempo na região vaginal ou mesmo no pênis (homem).

Também é muito importante fazer a higienização nos órgãos cada vez que precisar ir ao banheiro, pois em questão de prevenção, todo o cuidado é necessário.

Cuidados com a Alimentação

Fazer uso de alimentos que apresentem propriedades antifúngicas podem contribuir satisfatoriamente para a prevenção e combate da doença inclusive para evitar os efeitos secundários que alguns medicamentos para o tratamento possam apresentar.

Entre esses alimentos podemos destacar:

  • Óleo de coco – o óleo de coco orgânico contém Ácido Caprílico, que é um excelente antifúngico encontrado nessa castanha.
  • Alho – conhecido como um poderoso antibiótico natural, o uso de alho na alimentação contribui para inibir o desenvolvimento da Candidíase.
  • Frutas vermelhas – frutas vermelhas são muito ricas em vitamina C, uma vitamina essencial para fortalecer o sistema imunológico.
  • Azeite de Oliva – rico em gordura saudável esse azeite também contém Ácidos Graxos Omega 3 e Polifenóis, importantes para fortalecer o sistema imunológico.
Leia também:
Candidíase na Gravidez Qual a pomada Recomendada

Remédio para Candidíase Feminina ( Tratamento funcional )

Pomadas para Micose, As melhores indicações

Remédio pomada para Candidíase Mamária ( nos seios ) da Amamentação

Pomada para Herpes Genital e Herpes Labial ( Como usar )