Pomadas para Micose, As melhores indicações

Para quem ainda não sabe, Micose é uma doença de pele contagiosa, causada por fungos que precisa ser combatida com urgência  e com medicamentos eficazes, pois quanto mais a demora, maiores os riscos de proliferação e contágio, sem contar de que a doença pode ainda criar resistência se o tratamento usado não oferecer bons resultados.

Além disso, essa doença pode atacar áreas diferentes no corpo e, nesse caso, os cuidados devem ser ainda maiores e um médico dermatólogo precisa ser consultado para aconselhar o melhor tratamento que pode ser feito com pomadas para Micose.





Também devemos lembrar que para situações menos agravantes, alguns medicamentos caseiros podem ser aproveitados para auxiliar no tratamento, mas a prioridade deve ser dada aos conselhos médicos e assim, evitar complicações maiores.

Micose na Virilha

A micose na região da virilha é bastante comum, especialmente nos dias mais quentes do ano, pois a transpiração acontece com maior frequência deixando essa região mais úmida e quente, abrindo portas para a infestação de fungos especialmente quando o sistema imunológico se encontra debilitado.





Tipos de pomadas para o tratamento

  • Clotrimazol – Também aconselhada no tratamento da Candidíase Vaginal, essa pomada deve ser aplicada em camadas finas sobre a região afetada pelo menos 3 vezes ao dia. Essa pomada apresenta efeitos colaterais pouco comuns, mas deve ser usada com cuidado.
  • Cetoconazol – Essa pomada em geral é aplicada apenas uma vez ao dia sobre a área afetada, porém, o médico é quem deverá indicar a forma do tratamento levando em conta a gravidade do problema. Alguns efeitos colaterais podem acontecer com o uso dessa pomada, tais como as coceiras, queimação na pele e ressecamento da pele na região de ação da pomada.

Micose na unha

Também conhecida como Onicomicose, a micose nas unhas tem como principais sintomas o amarelamento das unhas com aumento de espessura e deformação. Quando tratado no início, esse tipo de micose pode ser combatido com esmalte antifúngico, mas em situações mais complicadas, o correto é buscar por pomadas ou medicamentos de uso oral mais eficazes.

Pomadas mais aconselhadas

  • Tioconazol creme – indicada para crianças e adultos, esse medicamento de uso tópico oferece uma ação antifúngica e antibacteriana e deve ser receitado pelo médico dermatólogo e mesmo com possíveis reações, o tratamento só pode ser abandonado mediante orientação do próprio médico.
  • Terbinafina – considerada a opção mais eficaz entre as pomadas para micose nas unhas, o Cloridrato de Terbinafna é eficaz também no combate a outros tipos de micose podendo ainda ser encontrada na forma de gel, spray ou mesmo como comprimidos. No combate a micose das unhas a eficácia dessa pomada alcança a 80% de sucesso.

Nos pés

A presença de micose nos pés acontece muitas vezes por conta de alguns descuidos, tais como: andar descalço em ambientes com grande circulação de pessoas, colocar calçados úmidos nos pés ou calcá-los com os pés molhados, entre outras situações.

Como combater a micose nos pés

Combater a micose nos pés, não é muito difícil, pois basta mantê-los bem higienizados e secos, aproveitando também alguns tipos de talco para os pés que oferecem ação antifúngica, mas também podem ser aproveitadas alguns tipos de pomada específica para micose e com isso, acelerar o processo de cura.

Entre as pomadas recomendadas podemos indicar a Terbinafina e Cetoconazol entre outras opções em pomadas antifúngicas, algumas inclusive podendo ser usadas sem orientação médica.

Ainda com respeito aos cuidados para evitar ou combater a micose nos pés, basta o cuidado com a higienização e sempre que possível, evitar andar descalço em ambientes onde a contaminação é possível. Além disso, sempre que surgir algum sintoma, o melhor a fazer é buscar logo por tratamento.

Na Pele

A micose na pele pode atingir qualquer região do corpo e causar coceiras e outros desconfortos como vermelhidão e até mesmo a descamação na área afetada. Pelo fato da ação dos fungos ser maior com a presença do calor, essas infestações são mais comuns nos dias quentes de verão quando então os cuidados devem ser redobrados.

Para combater a micose na pele é recomendado o uso de xampus, cremes ou sabonetes que apresentem alguma ação antifúngica e para uma ação mais eficaz ainda existem alguns tipos de medicamentos de uso oral que podem ser recomendados pelo médico dermatólogo.

Pomadas para combater a micose na pele

Cetoconazol – encontrada com outros nomes mais no mercado, a pomada com Cetoconazol é altamente eficaz no combate a micose na pele, mas por apresentar reações adversas, é sempre bom lembrar que esse medicamento só pode ser usado por ordem de um médico dermatologista que antes de tudo irá analisar cada problema e certificar-se de sua gravidade.

Pomada com Sulfeto de Selênio – quando se faz referência a pomadas para micose, aquelas que contém Sulfeto de Selênio também são bastante eficazes no tratamento dessa doença na pele, mas também devem ser recomendadas pelo médico dermatólogo, uma vez que existe o risco de reações alérgicas em alguns indivíduos com o sistema imunológico debilitado.

Como prevenir

Sempre que o assunto é referente a saúde, o melhor tratamento é a prevenção, o que não é diferente quando se trata da micose. Por isso, o cuidado com a higiene do corpo e o uso de alimentos que promovam o fortalecimento do sistema imunológico certamente devem ser priorizados.





Você pode gostar...