Pomada para Herpes Genital e Herpes Labial ( Como usar )

Os vírus causadores da Herpes Genital e Herpes Labial são muito semelhantes uma vez que se manifestam de igual forma e fazem parte da mesma família de vírus. Em nossos dias com o aumento acentuado da prática do sexo oral, podemos até dizer que é tudo a mesma coisa com uma infestação que acontece na vagina podendo acontecer também na boca e vice-versa. Essas doenças são causadas pelo vírus Herpes Simplex 1 e 2.

O vírus HSV1 é causador da Herpes labial enquanto que o vírus HSV2 causa a herpes genital, e desses dois, certamente que uma herpes genital é bem mais frequente que a herpes labial.

Independente porém, se a infestação é labial ou vaginal, trata-se de herpes e o problema precisa ser combatido assim que é percebido, pois quanto mais se espera, mais o problema se complica e, nesse caso, a pomada para Herpes genital e herpes labial deve ser a base de drogas antivirais que precisa ser recomendada por um médico.

Sintomas apresentados

Entre os sintomas da Herpes Labial podemos destacar:

  • Comichão nos lábios
  • Ardor
  • Formigamento nos lábios

Esses são o primeiros sintomas que aparecem ainda antes das feridas e se forem detectados a doença pode ser combatida mais rapidamente. A partir daí temos:

  • Aparecimento de bolhas pequenas com auréolas avermelhadas
  • Dor de garganta
  • Febre que pode durar até 5 dias
  • Dor ao ingerir alimentos
  • Feridas em redor dos lábios que não cicatrizam

Sintomas da Herpes Vaginal:

  • Surgimento de manchas avermelhadas com bolhas esbranquiçadas que ocorrem após a infecção
  • Irritação com muita dor que acontece entre 2 e 10 dias depois de ter havido a contaminação
  • Lesões com erupções nas regiões genitais
  • Dor e até mesmo sangramento no momento de urinar
  • Pequeno agrupamento de bolhas nas regiões genitais
  • Formação de ínguas na região da verílha
  • Formação de casca quando começa a cicatrizar
  • Corrimento vaginal e dificuldades para urinar (mulher)

Estes sintomas podem persistir por 15 dias ou mais.

Como ocorre o Contágio

Herpes Genital – no caso da Herpes Genital, essa geralmente é transmitida quando há lesões visíveis na região vaginal, mas também pode acontecer o contágio no período da remissão da infecção quando não existe sinal algum, mas  o vírus está presente nas secreções genitais tanto dos homens como das mulheres para haver o contágio. Nesse caso o ato sexual com preservativo pode dificultar a contaminação, sem no entanto ser impossível o contágio.

Herpes Labial – no caso da Herpes Labial, o contágio acontece pelo contato com um indivíduo contaminado, seja pelo beijo ou pelo contato corporal. Assim como o herpes vaginal, pode acontecer o contágio com o herpes labial mesmo que não existam sinais evidentes de uma contaminação, pois o vírus pode estar presente na saliva e no momento do contato através de um beijo contaminar outra pessoa.

Quando então se descobre o contágio, a busca por um médico deve ser urgente para se providenciar um tratamento apropriado com pomada para Herpes Genital e Herpes Labial ou quem sabe outros medicamentos conforme a situação de cada paciente.

Pomada Aciclovir

Na verdade não se trata da pomada e sim do creme Aciclovir, pois este medicamento é recomendado para combater as infecções causadas por herpes. Esse anti-viral é bastante conhecido no mercado, pois trata-se de um creme pediátrico que também pode ser usado por adultos.

Substância ativa – cada grama do creme contém 50 mg de Aciclovir.

Como usar – em geral é recomendado a aplicação desse creme de 3 a 5 vezes ao dia. Mesmo depois de desaparecerem os sintomas, o tratamento deve ser continuado por mais 5 dias para evitar que haja reincidência.

Se acaso as lesões não cicatrizarem após 10 dias de tratamento, o médico responsável pelo caso deve ser avisado para rever o tratamento.

Importante – para evitar o agravamento da infecção ou um possível contágio para outras pessoas, recomenda-se lavar bem as mãos antes e depois de cada aplicação do creme e também não tocar as feridas com toalhas ou mesmo as próprias mãos.

Preço – na forma genérica, o Aciclovir pode ser encontrado por um valor aproximado de R$ 25,00 reais a embalagem de 10 gramas

Pomada Fenistil

Apesar de não ser um medicamento específico para combater a herpes labial e vaginal, a pomada Fenistil é um anti-histamínico capaz de combater as diversas afecções da pele como as queimaduras de 1º grau, dermatites, eczemas entre outras complicações.

Substância ativa – cada grama dessa pomada gel contém 1 mg de Dimetindeno

Como usar a pomada – essa pomada deve ser aplicada sobre as lesões causadas pela doença labial ou vaginal, até 4 vezes por dia. O tratamento deve ser continuado por 6 dias seguidos.

Atenção – apesar de não necessitar uma receita médica para esse medicamento, é preciso ter cuidado com a sua aplicação. O medicamento não é recomendado para crianças e nem para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Além disso, o creme Fenistil não deve ser aplicado em áreas muito extensas do corpo.

Preço – Esse medicamento tem um valor aproximado de 9 euros a embalagem com 50 gramas de pomada gel.

Pomada Zovirax

A Zoviráx é mais uma das opções como pomada para Herpes Genital e Herpes Labial que vamos encontrar no mercado. Esse medicamento é indicado no tratamento de todo tipo de afecções na pele causadas pelo vírus Herpes Simplex.

Substância ativa – cada grama do creme contém 50 mg de Aciclovir.

Como usar – esse medicamento deve ser aplicado de 4 a 5 vezes ao dia com um intervalo de aproximadamente 4 horas, evitando-se a aplicação durante a noite.

A pomada deve ser passada com camadas finas sobre as áreas a serem tratadas. Lave as mãos antes e depois da aplicação.

Preço – esse medicamento tem um valor aproximado de R$ 47,00 a bisnaga de 10 gramas.

Leia também:
Remédio e Pomada para Cobreiro Herpes Zoster nas Costas

Candidíase na Gravidez Qual a pomada Recomendada

Pomada para Afta por Dentro do Lábio, Veja como tratar

Remédio e Pomada para Catapora ( Tratamento adultos e Crianças )

Remédio e Pomada para Urticaria no Corpo ( Irritação na Pele )