Candidíase na Gravidez Qual a pomada Recomendada

Durante a gravidez, é muito comum as gestantes contraírem a Candidíase Vaginal, pois nesse período os níveis de estrogênio ficam mais elevados, uma condição que favorece o crescimento dos fungos, nesse caso da Candida Albicans que sempre se encontra na região íntima da mulher.

Sintomas Apresentados

Os principais sintomas que a Candidíase vaginal durante a gravidez pode apresentar são:

  • Corrimento com uma coloração esbranquiçada, tipo coalhada,
  • Coceira intensa na vagina,
  • Queimação ou dor ao urinar,
  • Dor durante as relações sexuais,
  • Inchaço e vermelhidão na região íntima da mulher.

Também devemos lembrar que a Candidíase pode estar presente sem que aconteçam esses sintomas.

Como pega a Candida Albicans

Em geral, a Candidíase pode surgir devido às alterações hormonais na mulher durante a gestação e por isso, nem é preciso um contato sexual com alguém que esteja infectado.

Além disso, precisamos entender de que durante o período de gravidez, a região vaginal é muito rica em Glicogênio, uma substância que contribui para o crescimento do fungo Candida Albicans e, por isso, nesse período, a mulher tem muito mais chances de contrair a doença.

Ainda existe a condição da falta de cuidados com a higienização do corpo e da região vaginal. Precisamos entender que os fungos já estão presentes na flora vaginal, basta uma oportunidade para que eles comecem a agir.

Usando a Pomada Clotrimazol

Entre as opções como pomada para Candidíase na gravidez, o creme Clotrimazol é um anti-micótico de amplo espectro destinado a tratar as infecções na região genital causadas por fungos e bactérias sensíveis ao Clotrimazol.

Substância ativa nesse medicamento – cada grama do creme vaginal Clotrimazol pode conter 10 mg ou 20 mg de Clotrimazol.

Como usar esse medicamento – para o uso desse medicamento, a recomendação é a seguinte:

  • Creme com 10 mg de Clotrimazol – utilizar o conteúdo do aplicador de creme vaginal à noite, por 6 dias consecutivos.
  • Creme com 20 mg de Clotrimazol – utilizar o conteúdo do aplicador de creme vaginal à noite, por 3 dias consecutivos.

O medicamento deve ser introduzido no fundo da vagina e para facilitar, a mulher deve ficar deitada de costas com as pernas ligeiramente dobradas.

Efeitos adversos desse medicamento – o uso dessa pomada pode causar alguma irritação e ardência na vagina.

Valor desse medicamento – a embalagem com 20 gramas de pomada creme Clotrimazol 20 mg mais 3 aplicadores tem um valor aproximado de R$ 38,00 reais.

Usando a Pomada Nitrato de Miconazol

Mais uma pomada para Candidíase na gravidez, Nitrato de Miconazol é muito recomendada para tratamentos de afecções vulvovaginais e também perianais que são causados pelo fungo Candida Albicans.

Nitrato de Miconazol apresenta propriedades anti-fúngicas que tanto pode combater os fungos como os dermatófitos e leveduras que podem contagiar o ser humano.

Substância ativa nesse medicamento – cada grama de pomada creme contém 20 mg de Nitrato de Miconazol.

Como usar esse medicamento – usando o aplicador cheio do creme, este deve ser inserido bem no fundo da vagina uma vez ao dia  por um período de até 14 dias ou de acordo com a recomendação médica.

Efeitos adversos desse medicamento – em geral, os efeitos adversos são de origem alérgica e pode ser, irritação, prurido e sensação de ardor, mas isso, costuma acontecer apenas no início do tratamento. Em caso de ocorrer outros sinais não esperados, melhor é avisar o médico responsável.

Valor desse medicamento – a embalagem de 80 gramas de pomada creme Nitrato de Miconazol com mais 14 aplicadores tem um valor aproximado de R$ 26,00 reais.

Cuidados para Candidíase não Voltar

Existem algumas dicas que podem ser muito úteis para evitar que a Candidíase volte, veja a seguir:

  • Lavar-se uma vez ao dia – a mulher deve lavar a região íntima uma vez ao dia apenas e para isso, melhor é evitar o uso de duchas higiênicas após ir ao banheiro. O costume de usar a ducha cada vez que vai ao banheiro, pode alterar o pH na região e promover a proliferação de fungos como o Albicans.

No momento da higienização é importante limpar a região de frente para trás o que pode evitar a contaminação por fungos encontrados nas fezes. Para a higienização é importante optar por sabonetes neutros e evitar o uso de absorventes internos.

  • Evitar as roupas apertadas – evitar as roupas apertadas favorece a respiração da pele e evita a transpiração o que é muito importante para evitar a ação do fungo Albicans.

Roupas folgadas e preferencialmente de algodão, além de serem mais confortáveis, favorecem bastante para manter a higiene do corpo, inclusive na região vaginal.

  • Usar preservativos para o ato sexual – é importante usar o preservativo sempre que um dos parceiros está em tratamento contra a Candidíase ou que apresentam os sintomas da doença, pois do contrário, certamente poderá haver a contaminação.
  • Evitar os alimentos doces e os carboidratos – o uso de alimentos doces e também os carboidratos contribuem para o desenvolvimento dos fungos na flora vaginal.

Esses alimentos devem ser evitados, substituídos por alimentos que promovam o fortalecimento do Sistema Imunológico, tais como: frutas, legumes, castanhas, peixes e outros alimentos ricos em nutrientes saudáveis para o organismo.

  • Não usar roupas molhadas – esse conselho vale não apenas para as mulheres, mas para todo ser humano. Manter as roupas molhadas no corpo,após um banho de praia ou quem sabe depois de enfrentar uma chuva, promove a proliferação de fungos pelo corpo, e nesse caso, também a proliferação dos fungos causadores da Candidíase.
Leia também:
Remédio pomada para Candidíase Mamária ( nos seios ) da Amamentação

Remédio para Candidíase Feminina ( Tratamento funcional )

Remédio, pomada para Candidíase Recorrente, vai e volta, (Crônica)

Pomada para Herpes Genital e Herpes Labial ( Como usar )

Pomada para Frieira Pé de Atleta ( Tratamento )