Remédio pomada para Candidíase Mamária ( nos seios ) da Amamentação

Muitos são os cuidados que a mãe precisa ter com o bebê, especialmente durante o período de amamentação, e entre esses cuidados estão os riscos das infecções causadas por alguns fungos que por vezes, ao infectarem os bebês, estes podem também comprometer a saúde da mulher.

Nesse caso, queremos nos referir à Candidíase Mamária que algumas vezes pode ser transmitida pelos bebês quando estes estão infectados pelos chamados “sapinhos” na boca (Candidíase Oral) e geralmente acontece quando a mãe, por algum motivo se encontra com o sistema imunológico debilitado.

O que é

Denomina-se Candidíase Mamária uma infecção causada por fungos na mama e que provoca muita dor e outros sintomas bem constrangedores para a mulher especialmente no momento de amamentar, pois também pode continuar mesmo depois da amamentação.

Essa infecção pode atingir somente o mamilo ou então o mamilo e a auréola ou ainda os ductos lactíferos. O vírus causador dessa infecção é o Candida Albicans.

Transmissão do Bebê para Mamãe

Quando ocorre a Candidíase Mamária transmitida do bebê para a mãe é porque a criança apresenta a Monilíase, mais conhecido como “sapinho” cuja característica principal são as placas brancas na língua, no céu da boca, nas bochechas e também na área das fraldas.

Nesse caso, a infestação na criança pode ter sido causada pela mãe que sem saber estava com a Candidíase na gravidez e no momento do parto infectou a criança. Mas também pode ser pelo fato de a criança ter entrado em contato com objetos como chupeta ou mesmo a mamadeira que podem estar infectados pelo fungo Albicans.

Sintomas Apresentados

Entre os sintomas mais comuns provocados pela Candidíase que ocorre nas mamas da mãe podemos destacar:

  • Fortes dores no mamilo que podem persistir mesmo após o momento da amamentação,
  • Sensação de queimação no interior das mamas,
  • Vermelhidão nas mamas,
  • Coceira persistente,
  • Feridas no seio que costumam demorar a cicatrizar,
  • Aparecimento de fissuras na região entre os mamilos e a auréola,
  • Pele com uma cor mais avermelhada na região dos seios.

Pomada Daktarin Gel Oral pro Bebê

Daktarin Gel é um medicamento muito eficaz para os tratamentos de infecções causadas por fungos, entre elas a Candidíase oral muito comum em bebês. Porém, é preciso advertir de que esse medicamento só pode ser administrado em bebês com mais de 6 meses de vida.

Substância ativa nesse medicamento – cada grama da pomada em gel contém 20 mg de Miconazol.

Como usar esse medicamento – por se tratar de um bebê, a recomendação médica é que a dosagem desse medicamento seja de 1/4 de colher de chá de Daktarin Gel que deverá ser dividida em 4 vezes durante o dia. As aplicações da pomada devem ser feitas diretamente sobre as feridas, sempre após as refeições.

Efeitos adversos desse medicamento – os efeitos adversos mais comuns que podem ser presenciados nos bebês são:

  • Náuseas,
  • Vômitos,
  • Distúrbios gastrintestinais.

Atenção – esse medicamento não deve ser usado em bebês com menos de 6 meses de vida, pois pode ocorrer a obstrução da garganta e causar sufocamento.

Valor desse medicamento – a embalagem com 40 gramas de pomada gel Daktarin tem um valor aproximado de R$ 35,00 reais.

Pomada Clotrimazol para os seios

A pomada Clotrimazol e um poderoso medicamento com ação antifúngica capaz de combater uma variedade de fungos e leveduras que causam infecção na pele. O medicamento age diretamente sobre os fungos para eliminá-los.

Substância ativa nesse medicamento – cada grama desse medicamento contém 10 mg de Clotrimazol.

Como usar esse medicamento – essa pomada deve ser aplicada sobre a área do corpo a ser tratada sempre com camadas bem finas para evitar os excessos que aumentam os riscos de efeitos adversos. A aplicação deve ser feita 2 vezes ao dia.

Atençãomulheres que estão amamentando não devem passar esse creme nos seios, pois ele pode afetar a saúde da criança.

Efeitos adversos desse medicamento – os efeitos adversos que esse medicamento pode apresentar são as reações alérgicas como vermelhidão na pele, irritação, sensação de queimação nas áreas tratadas da pele.

Contra – indicação – esse medicamento é contra-indicado para pessoas sensíveis à fórmula do medicamento.

Além disso, o Clotrimazol não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando sem a devida orientação médica.

Fluconazol Comprimido

Fluconazol na forma de comprimidos é um medicamento com ação anti-fúngica que age diretamente sobre os fungos responsáveis pela infecção causando a sua destruição.

Esse medicamento é muito recomendado pelos médicos para tratamento e prevenção da Candidíase Vaginal, Candidíase Oral, Candidíase no homem, entre outros tipos de infecções. Porém, na maioria das situações ele só é recomendado quando Fluconazol na forma de pomada não consegue combater a infecção.

Substância ativa nesse medicamento – cada cápsula desse medicamento contém 150 mg de Fluconazol.

Como usar esse medicamento – a dosagem desse medicamento deve ser recomendada pelo médico que antes precisará fazer uma avaliação do quadro clínico da paciente.

Efeitos adversos desse medicamento – esse medicamento pode apresentar os seguintes efeitos adversos:

  • Náuseas,
  • Vômitos,
  • Diarreia,
  • Dor de barriga,
  • Erupções na pele,
  • Alterações nas funções do fígado,
  • Coceira pelo corpo,
  • Icterícia,
  • Dificuldades para respirar,
  • Inchaços na face, pálpebras ou lábios.

Contra-indicações – esse medicamento é contra-indicado nas seguintes situações:

  • Para pessoas sensíveis à fórmula do medicamento,
  • Para pessoas que fazem uso de medicamentos como Cisaprida, Quinidina, Eritromicina ou Astemizol.

Além disso,  mulheres no período de gestação ou que estejam amamentando precisam informar-se com o médico para saber sobre a segurança para o tratamento com Fluconazol.

Valor desse medicamento – a embalagem com 2 cápsulas de Fluconazol 150 mg tem um valor aproximado de R$ 17,00 reais.

Leia também:
Candidíase na Gravidez Qual a pomada Recomendada

Pomada para orelha de bebê inflamada, Nomes, Tratamento

Pomada para Dermatite Seborreica no rosto, Nomes (Tratamento)

Remédio e Pomada para Cobreiro Herpes Zoster nas Costas

Pomada para Fungo Nas UNHAS ( Recomendações )