Modelos de DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA para diversas finalidades

Se você não pode comprovar sua residência através de contas de água, luz ou contrato de aluguel, terá que recorrer a Modelos de DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA para fazer a sua declaração de comprovação.

Neste documento deverão constar algumas informações essenciais como dados pessoais como nome, número de RG e CPF, o endereço onde mora completo de rua a número, bairro e tudo mais.

É muito importante que as informações contantes neste documento sejam plenamente verdadeiras, pois caso seja uma informação falsa, a pessoa estará sujeita a penas civis, penais e administrativas, cabíveis à falsidade de informação.

Como lidar com este tipo de declaração

Bom, depois que você escolher o modelo que se adéqua mais fielmente ao que você deseja, então deverá baixá-lo e imprimí-lo. Ou ainda poderá usar como modelo para criar a sua no word ou quem sabe preencher a que baixou com os seus dados.

Então depois de devidamente preenchido você deverá assinar para confirmar de que as informações ali descritas são verdadeiras. Logo em seguida este documento deverá ser apresentado junto a instituição ou ao órgão que exigiu tal documento.

Preste a atenção para ver se não precisará ainda da cópia da carteira de identidade, e CPF, ou algo assim, pois alguns órgãos exigem. Por isso já é bom que descubra todas as informações possíveis antes, para levar tudo de uma vez.

Modelos para comprovar Residência

Essa declaração de residência é tida por direito aplicável a quem não tem outro meio de comprovar seu local de moradia. E é prevista na Lei Federal n. 7.115, de 29 de agosto de 1983.

Para que você não fique em dúvidas, este documento poderá ter outros nomes como:

  • Declaração de residência para terceiros
  • Atestado de habitação
  • Atestado de moradia
  • Comprovante de domicílio
  • Comprovante de residência

Caso queira editar a declaração

Caso você queira editar a declaração, deverá fazer o seguinte:

  • Preencha o formulário
  • Este será preenchido de acordo com suas respostas
  • E então você terá 2 opções, no word ou PDF

Qual é a finalidade deste documento

Bom como já disse é um comprovante do local onde você mora, que pode ser pedido em diferentes circunstâncias como empréstimos em bancos, em universidades, e outras situações.

Como fazer

De maneira direta e objetiva, neste documento deverá constar o nome do proprietário, a nacionalidade, a profissão ou ofício, os números de RG e CPF, estado civil e ainda o endereço exato do imóvel.

O documento deverá ser escrito de acordo com a norma culta da língua portuguesa, e ainda deverá ser revisado para evitar de que apresente erros gramaticais e coesivos.

As informações devem ser completas, mas tome cuidado para não exagerar nessas informações. Por fim, você deverá assinar o documento e levá-lo ao cartório para que seja autenticado.

Grau de dificuldade

Para ser exata não existem dificuldades ao fazer esta declaração, uma vez que as informações são bem específicas e objetivas. Você mesmo poderá fazer sem estress, somente acompanhando um modelo já pronto.

Caso encontre dificuldades, existem os modelos já prontos, onde você só deverá colocar as informações especificadas e pronto.

Dicas

*Se você frequentemente precisa  comprovar sua residência, o ideal é você já salvar no seu computador uma cópia deste documento para ocasiões de emergência, o que evitará muito estress e transtornos de última hora.

*Outra coisa é: lembre-se de que sempre deverá ser autenticado em cartório, senção nada válido, ok?

*Outra coisa importante, é que estas declarações devem ser preenchidas a próprio punho.

Veja o que consta no art. 299 do Código Penal:

Art. 299Omitir, em documento público ou particular, declaração que nele deveria constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre o fato juridicamente relevante.

Pena: reclusão de 1 (um) a 5 (cinco) anos e multa, se o documento é público e reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos, se o documento é particular.”

Então é importante tomar cuidado, para não esconder nada ou não omitir informações essenciais para que este documento seja válido. E ainda para que não tenha que responder por algo que não haveria necessidade, mas que correr forte pena e multa devido a transgressão.

Abaixo deixamos para você vários modelos de DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA, e você poderá escolher o que mais lhe convier e achar que for apropriado para você, confira:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bom como você já percebeu, este é um documento muito simples, não existem segredos alguns para fazer, mas é usado para muitos fins, e por isso precisa de informações precisas, para que seja válido.

Até mesmo um estudante poderá precisar deste documento, pois apesar de morar ainda com seus pais, não tem nenhum documento no seu nome que comprove de que mora no endereço, e para tanto precisará de deste tipo de comprovante: ‘a Declaração de Moradia’ ou de residência.

Então é isso, nada de estress, é só se aproveitar da ajudinha que estamos oferecendo aqui e fazer tudo certinho em poucos minutos.

Baixar todos Arquivos

Você pode através do link abaixo baixar todos os modelos que tanto podem ser editados no Paint como você ainda pode digitá-los no Word.

 

Baixar todos modelos de Declaração de Residência

Leia também:
Modelo de RECIBO DE ALUGUEL para imprimir ( 15 opções )

Modelos de CONVITE DE CHÁ DE PANELA PARA IMPRIMIR

MEIAS de LÃ de crochê passo a passo confira dicas

15 Opções de Modelo de relatório INDIVIDUAL do aluno

Molde de Unicórnio para Imprimir e Fazer Artesanato