15 Opções de Modelo de relatório INDIVIDUAL do aluno

Bom, hoje vamos falar um pouquinho para você que é professor iniciante e deixar Opções de Modelo de relatório INDIVIDUAL, pois se ainda não tem segurança em fazê-lo, aqui você poderá tirar suas dúvidas.

Pensando em te ajuda como professor inexperiente, a buscar os pontos mais relevantes num relatório e na observação do seu aluno, vamos dar dicas e deixar muitos modelos que lhe abriram a visão para este tipo de atividade.

Mas o que é o relatório individual do aluno?

Este é um documento que tem por finalidade mostrar o desempenho do aluno no decorrer do bimestre, semestre ou ano, sendo que cada aluno deverá ser avaliado no seu todo e de acordo com as regras de cada instituição.

Como fazer?

  1. Bom, a primeira coisa que você precisa saber é que para fazer uma boa avaliação ou relatório, depende de muita dedicação, empenho, compromisso, seriedade e acreditar de que você algo positivo a discorrer sobre o seu aluno.
  2. Outro ponto importante que você precisa saber é que é preciso criticar, e sugerir possibilidades de solucionar os problemas do aluno.
  3. Ao escrever, é importante que você saiba discorrer sobre o assunto de maneira cautelosa e perspicaz.
  4. Nessas cosntrução, é importante saber usar os termos corretos de maneira mais culta, sempre evidenciando os avanços e não os fracassos com palavras sábias e não pejorativas.
  5. É preciso valorizar e registrar o desenvolvimento sócio afetivo do aluno. A participação, soliedariedade, postura diante as rodas de conversas, interação, respeito entre outros.
  6. Você deve registrar também toda a participação do aluno em atividades propostas em sala de aula.
  7. Sempre ao escrever, deverá ter a noção do relatório anterior, pois um será a sequência do outro e deverá mostrar os avanços.
  8. Este relatório deve ser descritivo e narrativo, contínuo e cumulativo, e não por tópicos ou objetivos.
  9. Nunca um relatório deverá ser narrado igual ao outro, mas simcom exclusividade sobre cada aluno. Use termos ou linguagens diferentes.

Como iniciar um relatório

Quando se tem pouca experiências as dúvidas acabam travando qualquer ação, e não se consegue discorrer, quanto menos começar uma descrição. Mas, existem muitas maneiras de começar um relatório ou uma avaliação descritiva, e podemos deixar algumas sugestões para você. Veja:

  • A partir das atividades apresentadas, foi possível constatar…..
  • Com base nos objetivos trabalhados no semestre, foi possível observar que o aluno….
  • Na observação diária do desempenho do aluno, foi possível constatar que neste bimestre….
  • Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno…
  • Com base nas atividades propostas neste bimestre, foi possível observar que o aluno…

Claro que aqui são apenas algumas sugestões, mas existem outras maneiras de você começar o seu relatório, desde que seja uma linguagem culta, e de fácil compreensão. Que deixe claro qual é o objetivo.

Importância dos relatórios

Os relatórios ou avaliações que o professor faz dos alunos, podem ajudar muito os professores dos anos seguintes, e por isso é tammanha a importãncia de trazer informações precisas, claras e objetivas.

Esses também devem ser arquivados na escola, ficando disponíveis para qualquer consulta de emergência ou algo nessa categoria.

Dúvidas frequentes

Na hora de fazer um relatório individual, podem surgir dúvidas quanto ao comprometimento cognitivo, quando existe a dificuldade de aprendizagem, ou físico, quando há limitações no desenvolvimento de algumas atividades.

Mas, é importante saber que quando isso acontesse, a avaliação deverá ser clara e comparativa, registrando também, os avanços e conquistas do aluno no decorrer do período.

Quando se tem um aluno com deficiência intelectual, é importante um envolvimento de toda a equipe que trabalha com este, para buscar novas estratégias e soluções.

Mas, existem também os alunos com desvio de conduta ou alunos indiciplinados, e para estes, além de fazer o relatório descritivo, é preciso fazer uma sondagem cuidadosa para saber se isso não tem origem em traumas e problemas familiares.

Cada situação deve ser tratada com exclusividade e de maneira individual, tomando absoluto cuidado para não expor o aluno nem no âmbito escolar nem no âmbito social em geral.

É sempre muito importante que diante de qualquer situação dos alunos, mas especialmente os que apresentam problemas mais acentuados,  os pais possam acompanhar de perto.

Se necessário também deverá ser encaminhado para profissionais específicos, que possam garantir orientação e tratamento em casos como violência ou agressão extrema, Hiperatividade, Transtornos opositivos entre outros.

Modelos Prontos para Imprimir

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bom, então agora você já tem algumas noções básicas de como deverá fazer um relatório. Deixamos também várias Opções de Modelo de relatório INDIVIDUAL, para que você consiga se organizar e fazer suas descrições com eficiência, numa linguagem clara e específica segundo a clientela.

Aproveite essas dicas para melhorar ainda mais sua trajetória profissional como professor, pois este é um papel honroso. O que seria dos outros profissionais sem o professor? Não dá nem para imaginar, né?

Escolha aqui o modelo de relatório que for mais cabível a sua necessidade, faça o download e imprima. Depois é só se basear para fazer os seus, ok?

Download de todos para Imprimir

Se você preferir pode baixar todos os modelos aqui em um único arquivo.

Baixar todos modelos de Relatório individual do Aluno

Leia também:
DITADO de palavras para 1º Ano para Alfabetização

Atividades com SUBSTANTIVOS para estudar Português

Atividades Sílabas com C ( Ca co Cu ) alfabetizando

Atividades de MULTIPLICAÇÃO para imprimir para alunos

Modelos de DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA para diversas finalidades