Modelo de RECIBO DE ALUGUEL para imprimir ( 15 opções )

Recibo de aluguel é um documento muito importante, tanto para o inquilino como para o proprietário do imóvel, pois esse é justamente o comprovante para saber se o aluguel foi ou não pago a cada mês.

Como em nossos dias, ainda existem muitas famílias que dependem de morar de aluguel, esse é um documento que precisa ser exigido do locatário. Dessa forma, não existem riscos de haver enganos.

Modelos para Imprimir e preencher com caneta

Graças a tecnologia moderna, agora não precisamos mais buscar por aqueles blocos de recibo de aluguel vendidos nas livrarias, pois basta termos acesso a internet e uma impressora a disposição para buscar por um modelo de recibo adequado, imprimir e então preencher corretamente.

Muitos dos modelos de recibo são até bem simples, com poucos itens a serem preenchidos, mas isso depende bastante da natureza do imóvel a ser locado. Sabemos que nem sempre o locador entrega o imóvel nas mãos de uma imobiliária para ser administrado e, nesse caso então, os recibos costumam ser mais simplificados, sem muitos dados a serem preenchidos.

Como podemos ver na imagem abaixo, o que  se destaca como comprovante é o valor pago pelo aluguel, a data do pagamento e a assinatura do locador, nada mais que isso.

Não podemos esquecer que que em cada emissão desse recibo, o locador fica com um cópia e o locatário com outra cópia a menos que o talão de recibos apresente o canhoto.

Nesse caso, não se trata de uma segunda via, pois o locador fica com o canhoto preso ao talão de recibo enquanto que o locatário vai ficar com a via a ser destacada do bloco.

Dessa forma, tanto locador como locatário poderão comprovar de que determinado aluguel foi pago.

 

Quando acontece do proprietário do imóvel colocar a responsabilidade da locação nas mãos de um agente imobiliário, toda a responsabilidade quanto ao cobrar e providenciar o recibo do aluguel, fica por conta justamente desse agente imobiliário, pois para isso, ele rebebe sua comissão.

Ainda com respeito a responsabilidade do agente imobiliário. qualquer problema existente no imóvel, deverá ser resolvido entre esse agente e o locatário, nunca com o proprietário.

Por conta dessas garantias, muitos donos de imóveis para alugar preferem a segurança de colocar a administração desses imóveis nas mãos de terceiros e com isso, a tendência é que o aluguel se torne mais caro.

Com o aluguel cobrado pelas imobiliárias, são emitidos boletos bancários e assim que o mês vencido é pago, o locatário logo recebe o recibo de quitação do aluguel.

Na imagem abaixo, temos outro modelo de recibo bem simples, pois como podemos perceber, são poucos os itens que devem ser preenchidos na folha.

Mais um modelo bem simplificado de recibo de aluguel, muito comum quando é o próprio proprietário quem cuida da locação do imóvel, seja residencial ou comercial.

 

 

Aqui temos outro modelo de recibo de aluguel que apresenta o canhoto. Como já adiantamos, esse canhoto fica com o locador enquanto que a folha destacada fica em posse do locatário, não sem antes de ser devidamente preenchida.

 

Na imagem abaixo, encontramos um modelo de recibo mais complexo. Trata-se de um imóvel que se encontra em um condomínio, pois como podemos perceber, tem o item referente a encargos condominiais, item sobre a taxa da água e de luz e até mesmo um item referente a multas por conta de atrasos.

 

Na imagem seguinte já temos um modelo de recibo de aluguel referente a serviços prestados, um modelo bem simples, porém bem esclarecido.

 

 

 

Agora vemos um modelo de recibo, bem simplificado, onde será preenchido apenas o valor recebido e o motivo do pagamento, nesse caso do aluguel, além da data de pagamento e a assinatura do locador.

Mais uma imagem mostrando um dos modelo de recibo com canhoto que vamos encontrar na internet. Trata-se de um recibo sem muitos dados a serem preenchidos, apenas dados mais básicos de comprovação de pagamento e recebimento do aluguel.

 

Para que um recibo de aluguel seja realmente válido, é importante que apresente todos os dados referentes ao imóvel alugado. Dados como:

  • Nome do locatário
  • Nome do locador
  • Endereço do locador
  • Número do recibo de aluguél
  • Logradouro onde o imóvel a ser alugado está situado
  • Valor a ser cobrado no aluguél
  • Data de vencimento do aluguél
  • Ultimo prazo de pagamento a cada mês (opcional)
  • Número de documentos do locatário
  • Tipo de imóvel a ser alugado
  • Local para a assinatura do locador

 

Na imagem seguinte temos outro modelo de recibo de aluguel que pode ser empregado em locação de condomínios com condições de ser pago com cheque.

Veja que nesse recibo tem alguns itens adicionais como valor do IPTU, multa por atraso e possíveis descontos, além dos dados normais encontrados em um recibo.

 

 

Na imagem abaixo temos um modelo de recibo para situações em que o inquilino vai pagar o aluguel em duas parcelas. Trata-se de um modelo de recibo bem detalhado que não deixa dúvidas sobre as responsabilidades do locatário e do locador.

 

Baixar todos juntos

Você ainda pode baixar todos os modelos juntos em um só arquivo e posteriormente imprimi-los para então preencher manualmente juntamente com seu inquilino, confira.

TODOS OS MODELOS DE RECIBO PARA IMPRIMIR – BAIXAR

Leia também: