Como é Cirurgia de Adenoide particular e pelo Sus, Como Conseguir

Todo ser humano, ao nascer apresenta duas glândulas que crescem até que a criança atinja a idade de 7 anos quando então começa a regredir até desaparecer.

Acontece que em algumas situações essas glândulas denominadas Adenoides crescem de forma exagerada e por isso, podem causar algumas dificuldades de respiração para as crianças pelo fato de obstruírem a passagem de ar pela cavidade nasal, fenômeno conhecido como “Carne Esponjosa” ou Hipertrofia das Adenoides.

Essa hipertrofia das adenoides são muito comuns em crianças que sofrem constantemente com as infecções de garganta.

Para resolver essa complicação que afeta o sistema respiratório, por vezes pode ser necessário uma intervenção cirúrgica, da qual vamos tecer alguns comentários a partir de agora.

O que é Adenoide

Denomina-se Adenoide as duas glândulas compostas por tecidos Linfoides que se encontram localizados na região entre a parte de trás do nariz e acima da garganta, em uma região conhecida como Nasofaringe.

Para entender melhor sobre a Adenoide, todo ser humano nasce com ela e sua função é ajudar a proteger o organismo contra partículas aéreas, bactérias e vírus que podem se acumular no nariz ou então na garganta.

Porém, a Adenoide é mais útil durante a primeira infância quando começa a crescer a partir do segundo ano de vida chegando ao seu pico entre o terceiro e quarto ano de vida.

Quando a criança chega aos 7 anos de vida, a Adenoide começa a regredir e desaparecem totalmente até que a pessoa atinja a idade adulta.

Como Conseguir pelo SUS

Por se tratar de uma complicação que dificulta a respiração para as crianças e que pede urgência para a solução, a cirurgia de Adenoide pelo SUS pode ser realizada.

Porém, como acontece também em outras situações, em que a cirurgia é feita pelo governo e portanto, é gratuita, também para operar as Adenoides será preciso aguardar na fila de espera, e geralmente existem muitas outras crianças esperando pela sua vez.

Devemos lembrar que a cirurgia de Adenoide é o segundo procedimento cirúrgico mais feito em crianças

Quando é indicada Cirurgia

Uma indicação para a cirurgia das Adenoides deve ser feita apenas em caso de extrema necessidade, lembrando que a partir dos 7 anos de idade elas tendem a regredir. Nesse caso, podemos dizer que ela só é recomendado quando existe uma complicação mais grave com a obstrução das vias aéreas.

Complicações com as glândulas Adenoides quando chegam ao ponto de precisarem ser retiradas podem a curto prazo favorecer as infecções recorrentes diversas, tais como:

  • Amigdalites,
  • Bronquites,
  • Infecções no ouvido,
  • Infecções na garganta.

Além disso, a criança pode sentir pouco apetite e sofre constantemente com a dificuldade para conciliar o sono.

Também é comum que quando é feita a cirurgia de Adenoide pelo SUS ou mesmo em uma clínica particular, também sejam retiradas as Amígdalas.

Adenoidectomia

Para a realização da cirurgia de Adenoide (Adenoidectomia), os riscos são iguais a qualquer outro procedimento cirúrgico. Todo o trabalho é feito pela boca, sem a necessidade de cortes na parte externa do corpo.

Na cirurgia, os médicos fazem a raspagem da Adenoide e esse procedimento pode levar de 20 a 30 minutos. Em geral, o tempo de internamento do paciente é de 24 horas e depois da cirurgia, o paciente fica em observação por um período de aproximadamente 2 horas e depois é liberado para ir para casa.

A anestesia

Para a cirurgia, o paciente deverá guardar jejum por pelo menos 8 horas. A cirurgia é feita com anestesia geral, sempre em um centro cirúrgico e com a presença do anestesista e com o monitoramento para controlar o estado de saúde do paciente e evitar os riscos durante a cirurgia.

Ao receber alta, o paciente deverá ser medicado em casa seguindo um tratamento com remédio antibiótico para evitar possíveis infecções. Com respeito aos analgésicos, estes nem sempre são necessários, mas tudo vai depender do grau de complexidade da cirurgia.

Cuidados pós Operatório

Por se tratar de pacientes ainda crianças, o pós-operatório pode apresentar algumas dificuldades, especialmente nos primeiros dias, pois a dor é persistente apesar de existir alguma variação de um paciente para outro.

Com respeito à alimentação nos primeiros dias pós-cirurgia, essa deve ser a base de alimentos pastosos e frios ou gelados, o que favorece a cicatrização e ameniza a dor e o desconforto, mas tudo precisa ser orientado pelo médico.

Quanto aos riscos que a cirurgia pode oferecer, estes geralmente são muito raros, desde que sejam tomadas as providências cabíveis para garantir que a criança se cuide como de fato precisa.

Nos primeiros dias após a cirurgia, a criança deve guardar repouso e evitar movimentos bruscos, pois estes são prejudiciais à recuperação.

Por isso, é conveniente o repouso relativo e evitar exercícios bruscos

Algumas complicações que podem surgir por conta da cirurgia de Adenoide:

  • Sangramentos – pode acontecer quando não forem seguidas as recomendações médicas,
  • Febre e muita dor – isso pode ser considerado normal na primeira semana, desde que a febre não seja muito alta,
  • Infecções na região da cirurgia – é muito possível quando os cuidados não forem tomados conforme a recomendação médica,
  • Voz fanha – isso pode acontecer acompanhado de refluxos, mas apenas nos primeiros dias de recuperação,
  • Vômitos e sangue no dia em que é feita a cirurgia,
  • Mau-hálito – normal nos primeiros 15 de recuperação da criança. Isso acontece por conta dos reflexos da cirurgia.
Leia também:
Cirurgia de Desvio de Septo Como é feita, pontos importantes

Cirurgia de Redução de Estômago pelo SUS, quem tem direito

Pomada para Brotoeja em Bebê ( Como Tratar )

Pomada para Dedo da mão Cortado, Casos, e Cuidados

Pomada para Herpes Genital e Herpes Labial ( Como usar )