Pomada para Dedo da mão Cortado, Casos, e Cuidados

Acidentes com cortes nas mãos podem ser comuns, especialmente em situações em que trabalhamos com ferramentas perigosas como facas, por exemplo.

Além disso, as crianças são bem sujeitas a esse tipo de acidentes que podem causar ferimentos mais leves ou mais profundos que exigem cuidados maiores.

Para tratar desses ferimentos, por vezes é necessário buscar por uma pomada para dedo da mão cortado que também poderá servir para tratar outro local da pele ferido.

Estancando o Sangramento

Com respeito ao estancamento do sangue, esse problema por vezes pode ser resolvido com soluções naturais, mas tudo depende da gravidade do ferimento. Por vezes, tendo a mão um pouco de pó de açafrão pode ser o suficiente para resolver o problema e ainda com a garantia de evitar infecções.

Porém para casos mais complicados é preciso fazer uso de um gaze embebido em água, primeiramente para higienizar o local e também para o próprio estancamento do sangue.

Se o ferimento for profundo com hemorragia preocupante, se não for estancada em até 10 minutos, melhor é encaminhar o acidentado a um pronto socorro para ser tratado com um medicamento mais específico.

Pomadas para Cortes Superficiais no dedo

O uso de pomada para dedo da mão cortado como cicatrizante mesmo quando se trata de cortes superficiais no dedo pode ser necessário, pois além de acelerar a cicatrização também contribui para proteger contra possíveis infecções causadas por fungos e bactérias que se encontram presentes na pele.

Porém, antes de fazer uso desses medicamentos, é importante consultar um médico ou pelo menos um farmacêutico, para saber se de fato é necessário usar tal medicamento.

Entre as opções em pomadas para cortes superficiais no dedo podemos destacar:

  • Reclus – bastante conhecida no mercado, essa pomada é muito eficaz para ajudar na cicatrização de ferimentos superficiais como os cortes e também as queimaduras leves.
  • Nebacetin – Nebacetin é um tipo de pomada indicada para auxiliar na cicatrização do ferimento. Depois de estancar o sangramento a pomada pode ser aplicada para prevenir infecções e acelerar a cicatrização.
  • Bepantol – esse medicamento contém Dexpantenol, uma substância que age como vitamina B5 na pele, acelerando a cicatrização dos ferimentos causados por cortes ou queimaduras.
  • Cicatrizan – como o próprio nome sugere, Cicatrizan é uma pomada cicatrizante, mas também age como bactericida e fungicida protegendo os ferimentos contra infecções.

Cortes Profundos no Dedo

Quando acontecem os ferimentos no dedo com cortes profundos, é preciso agir da seguinte forma:

  • Ficar calmo e procurar conter o sangramento,
  • Pressione o ferimento com pano limpo ou gaze e assim que o sangue for estancado é preciso lavar o ferimento com água e sabão, nunca usar álcool,
  • Nesse momento é importante higienizar corretamente o local do ferimento para evitar infecções,
  • Se existir algum tipo de corpo estranho no ferimento, melhor é buscar ajuda no pronto-socorro. Forçar a retirada desse corpo estranho por conta própria pode aumentar o sangramento,
  • Por se tratar de um corte profundo que exige maiores cuidados é importante buscar por ajuda médica com urgência para resolver o problema com um curativo eficaz.

Quando Nervo é Cortado

Quando em um acidente o corte no dedo afeta algum nervo ou tendão, o acidentado deve ser encaminhado com urgência a um médico cirurgião para ser avaliado antes de ser administrado o tratamento correto. Quando, por sorte, existe uma equipe hospitalar disponível no pronto-socorro, o acidentado pode ser atendido no próprio local.

Mas se acaso, a cirurgia de reparo dos nervos não puder ser realizada no momento, é importante manter o ferimento bem higienizado e a ferida precisa ser suturada com o membro imobilizado.

Atenção – a cirurgia de reparação do dedo precisa ser feita com urgência. Um atraso com mais de 20 dias para o atendimento de reparação nesse ferimento pode causar sérios danos ao membro com comprometimento a sua mobilidade.

Depois da operação, o paciente deve permanecer com a mão e os dedos imobilizados por uma tala ou órtese por até 6 semanas dependendo da gravidade da lesão e as estruturas que sofreram com o ferimento.

Além disso, é imprescindível que o paciente dê início a uma terapia ocupacional para reabilitar o dedo comprometido.

Amputação do dedo, dá para recuperar?

Quando ocorre a amputação do dedo, se a vítima for socorrida rapidamente, e o médico cirurgião for realmente apto para resolver o problema, certamente existe grandes chances de recuperar esse dedo.

Agindo com rapidez para o socorro do acidentado, as chances do membro ser reimplantado e salvo pode chegar a 90% de sucesso. 

Acontece que sem a circulação do sangue, os tecidos podem sofrer necrose depois de 6 horas em temperatura ambiente. Porém, se esse dedo for protegido, é possível diminuir o metabolismo celular e aumentar a sobrevida em até 24 horas.

Apesar da complexidade da cirurgia, se as veias, nervos e tendões estiverem em bom estado, o reimplante pode ser feito e  todos os movimentos e até mesmo as sensações do membro podem voltar ao normal ou quase isso, dentro de um período de recuperação que pode chegar a 12 meses.

Por se tratar de um dedo apenas, a possibilidade de o indivíduo acidentado voltar a uma vida normal como antes do acidente é perfeitamente possível, desde que exista condições apropriadas para o implante sem outras complicações.

Leia também:
Pomada para Queloide Pós cirurgia ( Tenha a pele perfeita )

Pomada para Queimadura de Fogo ( de 1º 2º e 3º grau )

Pomada para tirar cicatriz de Cirurgia e Machucados

Furei a Língua e tá doendo Inflamada, remédio

Pomada para orelha de bebê inflamada, Nomes, Tratamento