Cirurgia de Desvio de Septo Como é feita, pontos importantes

Pessoas que apresentam alguma dificuldade para respirar, sentem dor na cartilagem do nariz ou tem a sensação de que o nariz se encontra constantemente entupido, esses podem ser sintomas de Desvio de Septo.

Por se desenvolver de forma incorreta, a parede que separa as narinas cresce torta e com isso, obstrui a passagem de ar, dificultando a respiração.

Esse desvio pode acontecer por conta de uma má formação no desenvolvimento do septo ou então provocado por algum trauma devido a possíveis acidentes ocorridos com o paciente que só manifestam o problema no decorrer dos anos.

Por conta disso, muitas vezes é necessário fazer uma cirurgia de Desvio de Septo para corrigir o problema e melhorar a qualidade de vida do paciente que poderá respirar normalmente.

O que é Septoplastia

Denominamos de Septoplastia a  cirurgia de Desvio de Septo que por vezes pode ser necessária para evitar o desconforto do indivíduo que apresenta dificuldades para respirar.

Salvo casos mais complicados, a cirurgia de septo geralmente é feita a partir dos 16 anos de idade, pois a essas alturas o septo já alcançou o seu desenvolvimento total.

Sintomas de quem tem o Desvio

Os sintomas mais comuns em pessoas que apresentam um desvio de septo são:

  • Dificuldades para respirar,
  • Sangramento nasal,
  • Dor de cabeça,
  • Roncos,
  • Apneia do sono,

Como é a Cirurgia

O preparo para a Cirurgia de Desvio de Septo deve ser feito com jejum de pelo menos 8 horas e o internamento acontece cerca de 2 horas antes para o devido preparo do paciente.

A cirurgia é realizada com anestesia geral e tem uma duração de até 90 minutos dependendo do grau de complicação. Após a cirurgia o paciente pode dar alta ainda no mesmo dia o no mais tardar 24 horas depois.

Para a realização da Septoplastia, uma pequena incisão é feita por dentro do nariz para que a mucosa que está sobre a cartilagem  e o osso do septo seja deslocada para a correção no septo. Feito essa correção, a mucosa é recolocada para o seu devido lugar sobre a cartilagem.

Nessa cirurgia pode ser preciso colocar um molde que reposiciona a mucosa nasal e septo (Splint Nasal) além de, tampões nasais para evitar o sangramento, mas isso varia conforme a técnica que é usada na cirurgia.

Como é o pós Cirúrgico

Os cuidados que o paciente deve tomar após a cirurgia vão confirmar o sucesso da mesma. Por isso, é imprescindível que o paciente atente às recomendações do médico que serão feitas de acordo com o grau de complicação que a cirurgia tenha oferecido.

Em geral, a recomendação médica é que nos primeiros 3 dias pós-operatório, o paciente guarde repouso e quanto a alimentação, essa deve ser fria e pastosa para evitar a mastigação. Durante o período de recuperação aconselha-se ao paciente dormir com a cabeça mais elevada para evitar ou pelo menos amenizar o inchaço

Em alguns casos, dependendo da debilidade que o paciente possa apresentar, os alimentos sólidos podem ser recomendados a partir do quarto dia após a cirurgia, desde que estes não apresentem dificuldade maior de mastigação.

Também é importante cuidar da higienização do nariz, e para isso, o médico é que irá recomendar o melhor procedimento, pois é preciso fazer a limpeza do nariz de forma correta evitando a introdução de objetos na cavidade nasal durante  período de recuperação.

Em geral a recomendação médica é que seja usado o soro fisiológico a 0,9% ou mesmo um spray nasal mais específico para manter a umidade na cavidade nasal e evitar o sangramento.

Para amenizar o desconforto pós-operatório especialmente com respeito às dores, o médico ainda irá recomendar algum tipo de analgésico se acaso for necessário, mas isso geralmente dependerá do grau de complicação que a cirurgia tenha apresentado.

Quando retomar as atividades – quando o tempo de recuperação acontece dentro do esperado, o retorno às atividades normais do dia a dia do paciente, poderá acontecer após os 45 ou 50 dias de recuperação. Já as atividades físicas como caminhadas e trabalhos leves podem ser recomendados a partir de 3 semanas após a cirurgia, mas isso, dependerá de uma avaliação médica.

Aproximadamente 60 dias após a cirurgia, o paciente já estará apto a retomar a sua vida normal, sem mais restrições.

Porém, quando existe a necessidade de uma cirurgia de septo, muitos pacientes aproveitam para fazer uma Rinoplastia, para melhorar a estética facial. Nesse caso, a recuperação costuma ser mais lenta precisando um tempo maior de recuperação.

Lembrando que sempre existe a possibilidade de complicações pós-operatória, é preciso ficar atento para alguns sinais que possam apontar essas complicações, tais como:

  • Sangramento nasal recorrente e intenso,
  • Febre alta no período de recuperação,
  • Presença de secreção purulenta em quantidade excessiva,
  • Dor intensa.

Caso aconteçam alguns desses sintomas, o paciente deve buscar por ajuda médica com urgência, pois existe riscos de complicações graves.

Como fazer pelo SUS

Sabemos as cirurgias reparadoras também são oferecidas pelo SUS, porém, o número de pedidos é muito grande já que esse tipo de cirurgia não é prioridade e com isso, muitas vezes o paciente precisa esperar por muito tempo para ser beneficiado.

Então, quando de fato existe a necessidade de realizar a cirurgia de septo, o que é diagnosticado através dos exames, se o paciente souber esperar, a cirurgia pode sim ser realizada pelo SUS, sem custo algum.

Preços, particular

A Septoplastia não é uma cirurgia muito cara, levando-se em conta os benefícios que ela pode trazer ao paciente, a menos que o indivíduo opte também por uma cirurgia de estética, pois nesse caso o valor fica mais salgado.

Em geral o custo de uma Cirurgia de Desvio de Septo para corrigir o septo custa em torno de R$ 2,500,00 reais a R$ 4,800,00 reais, mas é preciso que o médico faça uma avaliação no paciente para daí então definir o valor exato.

 

Leia também:
Como é Cirurgia de Adenoide particular e pelo Sus, Como Conseguir

Cirurgia de Redução de Estômago pelo SUS, quem tem direito

Lipoaspiração Antes e Depois, Quanto Custa, Dicas

Pomada para Dedo da mão Cortado, Casos, e Cuidados

Cirurgia de Histerectomia, como é, Recuperação e mais