Chá para Baixar a Creatinina no Sangue, Tratamento Natural

Quando existe uma suspeita de que o indivíduo está sofrendo com alguma doença renal, logo que este buscar por ajuda médica, um dos exames que o profissional médico irá solicitar é um exame para medir a Creatinina no sangue. Dependendo então, desse resultado pode-se diagnosticar se existe ou não alguma complicação com os rins.

O que é

Creatinina é uma substância encontrada naturalmente no organismo e esta é derivada do metabolismo da Creatina, proteína que está presente nos Músculos.

Quando os rins funcionam normalmente, a Creatinina é eliminada por esses órgãos mas parte dela é reabsorvida pelos rins depois de ter sido filtrada. Porém, se o exame de Creatinina apontar que existe um nível mais alto dessa substância no sangue, isso é sinal de algo está errado com esses órgãos.

Os valores normais da Creatinina no sangue são:

  • Mulheres – entre 0,5 a 1,1 mg/dl
  • Homens – entre 0,6 a 1,2 mg/dl

Sintomas apresentados

Entre os sintomas de Creatinina alta no sangue, podemos citar:

  • Inchaço das pernas e/ou braços,
  • Sensação de falta de ar,
  • Cansaço excessivo,
  • Confusão mental frequente,
  • Náuseas,
  • Vômitos.

Chá de Urtiga

Entre as opções em chá para baixar a Creatinina no sangue, podemos indicar o chá de Urtiga, pois entre os benefícios que esse chá nos pode oferecer devemos destacar que se trata de um excelente desintoxicante do fígado.

O chá de urtiga é considerado um Tônico Renal, pois devido a sua ação diurética, o seu uso faz com que os rins funcionem melhor e eliminem a Creatinina através da urina.

Além disso, a Urtiga oferece propriedades medicinais bem diversas, entre elas devemos citar;

  • Propriedade Adstringente,
  • Propriedade Antioxidante,
  • Propriedade Depurativa,
  • Propriedade Tonificante,
  • Propriedade Anti-histamínica,
  • Propriedade Tonificante,
  • entre outras.

Como preparar o chá – em geral, a dose recomendada é de 3 colheres (sopa) de Urtiga para 1 litro de água fervente. Coloque a erva na água fervente e deixe descansar enquanto esfria.

Depois disso, é só coar e beber. A recomendação é de 3 xícaras de chá por dia.

Efeitos adversos – praticamente os efeitos adversos não existem, precisamos apenas tomar cuidado com o manuseio da erva verde, pois ela toda revestida de “mini-espinhos” se é que podemos falar assim, e estes podem causar reações alérgica na pele e alguma irritação.

Chá de Raiz de Dente de Leão

Outro chá para baixar a Creatinina no sangue, o chá preparado com as raízes de Dente de leão garantem benefícios bem diversos para todo o organismo.

O Dente de leão é uma erva muito rica em Vitaminas A, C, D, vitaminas do complexo B e mais alguns minerais como o Cálcio, Ferro, Zinco, Potássio e Magnésio sem contar que a planta ainda tem ação diurética, laxante, desintoxicante e muito mais para favorecer à saúde.

Por ser um diurético natural a raiz do Dente de leão usada em chás contribui para que os rins funcionem melhor e eliminem os excessos de Creatinina através da urina.

Como fazer o chá – providencie 2 colheres (sopa) da raiz de dente de leão secas picadas e coloque em um vasilhame com 2 xícaras de água e leve para ferver. Deixe ferver por 10 minutos e depois coe e beba, pelo menos 3 vezes ao dia.

Se acaso desejar, também poderá usar as raízes frescas para usar no preparo de pratos quentes.

Contra – indicações – o chá preparado com a raiz de Dente de Leão não deve ser ingerido por pessoas com Hipertensão arterial que não fazem tratamento.

Além disso, esse chá só pode ser usado por mulheres grávidas mediante indicação do médico.

Chá de Canela

Ainda mais uma opção como chá para baixar a Creatinina no sangue, o chá de Canela é perfeito, não apenas para resolver esse problema e aliviar ajudar na saúde dos rins, mas também é muito útil para outros órgãos do corpo humano.

Mais do que um simples condimento para ser utilizada na culinária, a canela oferece muitas propriedades medicinais, e podemos adiantar que ela um excelente diurético capaz de promover a produção de urina pelos rins e com isso. Com isso, os excessos de Creatinina são mais facilmente eliminados do organismo sem causar maiores danos aos rins.

Como preparar o chá – coloque um ramo de canela pequeno em uma vasilha com 500 ml de água. Leve ao fogo e deixe ferver por 5 minutos.

Depois disso, tire do fogo e deixe descansar mais 10 minutos enquanto esfria antes de beber.

Contra-indicações – o chá é desaconselhável para mulheres grávidas, pois existe o risco de aborto.

Pessoas com hipertensão e diabéticos que fazem uso de insulina devem consultar um médico para saber se podem ou não utilizar esse chá.

Lembrete importante – além desse chás para ajudar no tratamento para baixar a Creatinina, também é importante que o indivíduo tenha o hábito de ingerir muita água durante o dia, no mínimo 2,5 litros.

Alimentos que ajudam – frutos, legumes, e sucos naturais também são importantes. Aproveite para ingerir maçãs, morangos, framboesas, cerejas, uvas ou então beba suco natural dessas frutas, pois todas são benéficas para os rins e para os demais órgãos do corpo.

Alguns alimentos que não devem ser usados – é necessário evitar alguns alimentos que contribuem para o aumento da Creatinina. Entre esses alimentos podemos citar as carnes vermelhas, frutos do mar, queijos amarelos, e outros alimentos que são ricos em Fósforo.

Leia também: