Chá para Baixar o Colesterol Ruim, Tratamento

O colesterol é um tipo de gordura muito necessária ao organismo humano para que ele possa funcionar normalmente. O problema é que devido a alguns fatores, como, por exemplo, a alimentação errada, essa gordura pode aumentar no organismo e se tornar perigosa dando oportunidades para algumas doenças se desenvolverem.

Por conta disso, vamos então tecer alguns comentários sobre esse problema e falar dos tipos de chá para baixar o Colesterol ruim que podem ser aproveitados nos tratamentos.

O que é Colesterol Alto ruim

O Colesterol Alto Ruim (LDL), é o acúmulo de gordura na corrente sanguínea que é capaz de causar uma série de doenças, especialmente as doenças relacionadas ao Coração.

O colesterol ruim (LDL) é uma lipoproteína de baixa intensidade que nas artérias pode causar as placas de Aterosclerose que dificultam a passagem do sangue para órgãos como o coração e o cérebro, o que aumenta os riscos de Infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Sintomas Observados

As pessoas que sofrem com o colesterol alto, podem não estar sabendo disso, pois os sintomas são praticamente ocultos e somente com um exame para analisar os níveis de colesterol no organismo é que pode definir se o colesterol está em níveis elevados ou não.

O que é possível perceber são os sintomas de alguma doença que está acontecendo por conta do aumento do colesterol no organismo, e nesse caso podemos destacar:

  • Dor no peito,
  • Falta de ar,
  • Palpitação.

Esses sintomas podem ser de Angina no peito ou quem sabe de Infarto agudo do Miocárdio.

 Chá de Cúrcuma

A Cúrcuma mais conhecido como Açafrão, apresenta agentes antioxidantes e anti-inflamatórios e por isso, pode ser usada como chá para baixar o colesterol ruim. Além disso, por apresentar outros nutrientes essenciais ao organismo, o uso regular do chá também pode ajudar na prevenção e tratamento de algumas doenças.

Como preparar o chá de Cúrcuma – para o preparo do chá podemos usar 5 gramas de Cúrcuma para 1 litro de água. Primeiramente fervemos a água para depois acrescentar a Cúrcuma.

Depois de preparar o chá, deixe esfriar para daí então começar a ingerir. Essa quantidade de chá pode ser usada durante o dia intercalando com a água pura.

Contra-indicações – as contra-indicações do chá de Cúrcuma acontecem mais por conta dos excessos. Veja o que pode acontecer:

  • Náuseas
  • Diarreias
  • Contrações da vesícula biliar
  • Hipotensão
  • Hipoglicemia
  • Dores no estômago
  • Diminuição na absorção de ferro.

A dose recomendada por dia é de no máximo 5 gramas de Cúrcuma para ser usada com segurança.

Chá de Manjericão

O Manjericão é rico em vitaminas e minerais e também tem ação antioxidante que com a combinação do magnésio confere benefícios para melhorar a circulação do sangue e baixar e combater o colesterol ruim. Então, para quem está buscando por um chá para baixar o colesterol ruim, encontra no Manjericão uma opção prática, saborosa e eficaz.

Para quem desejar aproveitar melhor o chá, podemos informar que ele também contribui para fortalecer o sistema imunológico e combater as doenças do aparelho respiratório, entre outros benefícios.

Como preparar o chá de Manjericão – o chá pode ser preparado com 10 folhas de manjericão para 1 litro de água. Primeiro é preciso ferver a água para depois adicionar o Manjericão.

O chá deverá descansar até esfriar para então ser ingerido de pouco em pouco durante o dia.

Chá de Dente de Leão

Uma erva repleta de nutrientes dos quais o organismo precisa, o Dente de Leão é uma hortaliça preciosa e dela podemos aproveitar tudo a começar da raiz. Por conta dos antioxidantes e do magnésio presente em sua composição, o chá dessa hortaliça é muito benéfico para ajudar a baixar os níveis de colesterol no sangue.

O Dente de Leão cujas folha são muito utilizadas na forma de saladas contém ácidos graxos essenciais, Betacaroteno e outros antioxidantes, vitamina B6, C, vitamina D além de minerais como o potássio, ferro, cálcio, zinco, magnésio, e muito mais.

Como preparar o chá de Dente de Leão – melhor nesse caso é usar a raiz da planta e aproveitar as folhas como salada.  Providencie 2 colheres (sopa) de raiz bem higienizadas e misture a 800 ml de água.

Leve ao fogo e quando erguer fervura, retire do fogo e abafe para deixar descansar por 10 minutos. Depois disso, é só coar, deixar amornar e beber até 3 xícaras durante o dia.

Efeitos adversos – os efeitos adversos que o chá de Dente de Leão pode apresentar só acontecem em caso da ingestão em excessos. Mesmo assim, resumem-se em Diarreia e azia passageira.

Contra-indicações – o chá de Dente de Leão é contra-indicado nos seguintes casos:

  • Pacientes com Hipertensão,
  • Pacientes com Esofagite ou Hérnia de Hiato,
  • Mulheres no período de gravidez – nesse caso deve-se buscar aconselhamento médico.

Chá Verde

O chá verde contém Catequinas, um forte agente antioxidante que age diretamente no organismo contribuindo com a redução do colesterol ruim no sangue.

Além disso, entre tantos outros benefícios do chá, ele também é benéfico para quem deseja emagrecer, isso por causa dos agentes antioxidantes presentes na planta.

Como preparar o chá – coloque 2 colheres (chá) da erva em 1 xícara de água fervente. Deixe agir por 10 minutos, coe e beba em seguida.

Nota – por conter cafeína em sua composição, o chá pode elevar a pressão arterial. Por isso, não é recomendado para Hipertensos e também para as mulheres em período de gestação ou que estejam amamentando.

Em casos de excessos, o chá pode provocar náuseas, vômitos, dor de cabeça, taquicardia e também complicações gastrointestinais.

Leia também: