Muitos são os transtornos que podem acontecer quando o corpo começa a reter líquidos. Mas além do mal estar que o indivíduo sente pelo fato de sentir-se gordo e inchado, ainda é preciso se preocupar, pois se está havendo a retenção de líquido, isso é sinal de que algo está errado no organismo.
Descobrir as causas dessa retenção de líquidos e tratar é fundamental para a saúde e não podemos deixar para depois para buscar ajuda médica para verificar o que está acontecendo.
Mas enquanto a visita ao médico não acontece, vamos passar umas informações que podem ajudar a resolver esse problema, mesmo antes de haver necessidade de ajuda médica.
Por vezes um chá diurético contra retenção de líquidos pode ser o suficiente para resolver o problema.
Assuntos deste texto
Porque ocorre inchaço
Os inchaços no corpo acontecem devido ao acúmulo de líquidos, ou melhor, água e sódio, mas as causas reais mais prováveis para isso são:
- Durante o período pré-menstrual – nesse período ocorre uma variação hormonal nas mulheres incluindo especialmente o Aldosterona, hormônio responsável pela absorção do sódio pelos rins. Por conta dessas variações, algumas mulheres sentem-se mais inchadas nesses dias.
- Excesso de sal nos alimentos – mulheres no período da TPM e pessoas com complicações na tireoide, coração, fígado e rins, sentem os sintomas da retenção de líquido e com a ingestão de sal em excesso, o problema fica ainda maior.
- Complicações no coração – quando o coração por conta de alguma complicação não consegue bombear o sangue para o corpo de forma eficaz, o sangue se mantém estagnado nas veias e acaba saindo pelos vasos sanguíneos, o que causará o inchaço e como os rins também serão prejudicados por receberem menos sangue, haverá uma uma retenção de líquidos.
- Hipotireoidismo – essa doença acontece devido a baixa produção de hormônios na Tireoide. Um dos sintomas dessa doença é a retenção de líquidos no corpo que pode levar a um ganho mais significativo de peso.
Em caso de Hipotireoidismo a pessoa vai se sentir mais cansada e também vai ter um aumento na pressão arterial.
Danos da Retenção de Líquido
Quando existe a retenção de líquido no corpo e o problema não é tratado pode haver complicações que variam de acordo com as causas e suas gravidades. Vamos a algumas dessas complicações:
Quando é motivada por insuficiência cardíaca – nesse caso a situação pode ser grave, pois tende a comprometer os pulmões que serão preenchidos com fluidos e ocorrer um Edema Pulmonar.
Se isso ocorrer e não forem tomadas providencias para um tratamento adequado os danos serão maiores e permanentes.
Outras complicações que poderão sobrevir se não haver um tratamento urgente e adequado:
- Infecções internas mais generalizadas inclusive ao redor da área do edema,
- Insuficiência cardíaca,
- Deficiência física progressiva,
- Perda da mobilidade,
- Parada cardiorrespiratória,
- Úlceras e feridas na região afetada pelos inchaços,
- Risco de câncer com metástase.
Se você ficou preocupado com esses relatos, fique tranquilo, pois é só praticar atividades físicas diariamente e ter cuidados para se alimentar corretamente que haverá muito menos chances para ocorrer esse problema.
Chá de Cavalinha
O chá de Cavalinha é um poderoso chá diurético contra retenção de líquidos e com isso, também se torna um grande aliado para as pessoas que buscam por uma solução natural para baixar a barriga e combater os inchaços.
Como fazer o chá – coloque o equivalente a 1 colher (sopa) da erva em 200 ml de água fervente. Deixe agir por alguns minutos, coe e depois beba.
O chá pode ser ingerido 2 vezes ao dia e também pode ser combinado com hibisco.
Chá de Hibisco
Com um sabor muito agradável, o chá de hibisco é mais uma alternativa entre os remédios naturais para combater a retenção de líquidos. Além disso, ele contribui para uma boa digestão, promove a queima de gordura no corpo e regulariza as funções intestinais.
Como fazer o chá – coloque duas colheres (sopa) bem cheias da flor de hibisco desidratada em 1 litro de água fervente. Deixe descansar por 10 minutos, coe e então use o chá para beber durante o dia intercalando com a água.
Chá Dente de Leão
Mais um tipo de chá diurético contra retenção de líquidos, o chá de Dente de Leão é muito rico em nutrientes e propriedades medicinais. Por conta disso, essa planta já há muitos anos é usado como remédio natural na forma de chás, sucos e saladas.
Como preparar o chá – coloque 2 colheres (sopa) da erva em um recipiente com 300 ml de água fervente. Deixe descansar por 10 a 15 minutos e depois coe e beba.
Beba desse chá pelo menos 2 vezes ao dia, sempre antes das refeições.
Chá Verde
Mais uma planta que é rica em nutrientes necessários para o organismo e com muitas propriedades curativas, o chá verde é mais uma opção entre os remédios naturais para combater a retenção de líquidos no corpo.
Apesar de ser um pouco indigesto devido ao seu amargor, o uso desse chá ingerido pelo menos 2 vezes ao dia, certamente é compensador, especialmente para quem tem problemas com a retenção de líquidos e pretende fazer uma desintoxicação do organismo.
Como preparar esse chá – coloque 2 colheres (sopa) de chá verde em 500 ml de água fervente. Deixe agir por 10 minutos, coe e depois beba.
Para melhores resultados, beba 1 xícara em jejum pela manhã, 1 xícara antes do almoço e mais 1 xícara pouco antes de ir para a cama. Faça o tratamento por vários dias consecutivos enquanto achar necessário.