Própolis para Aumentar Imunidade e outros benefícios

Manter o sistema imunológico fortalecido é uma garantia maior de proteção contra as doenças infecciosas, pois mesmo que os micro-organismos causadores dessas infecções ataquem, se a nossa imunidade está em alta, maior será a resistência a esses agentes infecciosos.

Sabemos que existem vários fatores que podem contribuir para que o sistema imunológico enfraqueça, especialmente uma alimentação errada e o uso de alguns vícios que favorece para que o organismo fique desnutrido.

Então, precisamos buscar por soluções aceitáveis para fazer com que o sistema de defesa se fortaleça novamente e uma dessas soluções é o uso do Própolis que graças às suas propriedades medicinais favorece o aumento da imunidade.

O que é

O sistema Imunológico do corpo humano e também dos animais, também conhecido como Sistema de Defesa do Organismo é um conjunto de conjunto de células, tecidos, órgãos e moléculas que têm a função de retirar do organismo todos os agentes responsáveis por causar as doenças infecciosas, tais como as bactérias, os fungos, vírus e outros micro-organismos.

O sistema imunológico é dividido em dois tipos:

  • Sistema Imunológico Nato – é o sistema de defesa que acompanha o indivíduo desde o seu nascimento, um sistema de defesa adquirido ainda no ventre materno.
  • Sistema Imunológico Adquirido – esse tipo de defesa, o indivíduo adquire após o nascimento e isso, acontece na medida em que ele se expõe aos agentes invasores.

Para entender melhor – a defesa do organismo consiste na ação conjunta do sistema imunológico Nato que avisa o mecanismo do sistema imunológico Adquirido quando acontece um princípio de ataque desses micro-organismos que ultrapassam as defesas do sistema imunológico nato.

Aumenta Imunidade

Podemos usar o Própolis para aumentar a imunidade, graças as propriedades medicinais que ele apresenta, para estimular o fortalecimento das defesas do corpo e garantir maior proteção contra os agentes infecciosos.

Entre as propriedades medicinais encontradas no Própolis podemos citar os agentes anti-inflamatórios, bactericidas, antimicrobianos e os antioxidantes, o que faz do Própolis um grande aliado da boa saúde em todos os momentos da vida.

Os benefícios do Própolis são conhecidos ainda dos tempos antigos, quando esta resina fabricada pelas abelhas era usada para evitar as infecções diversas e combater as feridas, pois os seus efeitos nos tratamentos aceleravam o processo de cura.

Graças as inúmeras propriedades que essa resina natural tem para oferecer, já há muitos anos então, ele é indicado para prevenir e tratar uma grande variedade de doenças uma vez que ele age como um Imunoestimulante em proteção de todo o organismo.

O Própolis pode ser usado de maneiras variadas, mas para garantir os melhores resultados em fortalecer o sistema imunológico podemos aconselhar o uso da seguinte forma.

Colocar de 3 a 4 gotas do extrato em uma xícara de chá de ervas adoçado com mel. O chá pode ser ingerido várias vezes ao dia, mas deve ser preparado na hora.

Para Febre Amarela

Por apresentar propriedades imunoestimulantes, podemos dizer que o própolis para aumentar a imunidade, também contribui para que o corpo fique mais resistente ao mosquito que provoca a Febre Amarela.

Esse boato de que o Própolis espanta o mosquito da Febre Amarela, pode não ser de fato uma verdade, mas para quem faz uso desse medicamento natural, certamente pode ficar mais protegido contra a ação desse mosquito que transmite o vírus da febre.

E para se prevenir, nem é tão difícil, basta ingerir 5 xícaras de chá durante o dia, adoçado com mel e 3 gotas do extrato de Própolis para cada xícara de chá ingerida. Dessa forma, além de fortalecer o sistema imunológico, ainda é possível ficar protegido da Febre Amarela e de outras doenças infecciosas.

Para Machucado

Podemos dizer com toda a certeza que devido a ação antimicrobiana, bactericida,antimicótica, anti-inflamatória e anestésica, o uso do Própolis para aumentar a imunidade também contribui para cicatrizar com mais rapidez todo tipo de ferimento que acontece na pele.

Nesse caso, basta aplicar um pouco do extrato de Própolis diretamente em cima do ferimento, algumas vezes ao dia, pois isso será suficiente para deixá-lo livre de inflamações e o processo de cicatrização será acelerado.

Para Afta

Por conta de sua ação anti-inflamatórias, bactericida e cicatrizante, podemos afirmar com toda a certeza que o Própolis é também um bom remédio para combater as aftas na boca, e o melhor é que ele não apresenta nenhuma contra-indicação como acontece com alguns tipos de pomada química.

Para se alcançar os resultados esperados, basta aplicar 1 gota do extrato de Própolis diretamente em cima da ferida. A aplicação deve ser feita até 5 vezes durante o dia, ou de acordo com a necessidade.

Nota – pelo fato de não existir problemas de intoxicação, o melhor é aplicar o medicamento sempre depois das refeições e depois da escovação dos dentes, pois assim, o medicamento poderá ser aplicado e a boca nem precisa ser enxaguada.

Dor de Garganta

Também para combater a dor de garganta, o extrato de Própolis é bastante recomendado, lembrando que ele tem as propriedades bactericidas, anti-inflamatórias e anti-virais. Além disso, enquanto usamos esse medicamento, vamos estar oferecendo a ajuda que o nosso organismo precisa para poder se defender.

Para combater as dores de garganta, podemos fazer os gargarejos usando 5 gotas de extrato de Própolis para um copo de água. Depois  do gargarejo, podemos preparar mais um copo de chá e gotejar de 3 a 5 gotas do extrato para então ingerir o medicamento.

Leia também: