Antibiótico para dor de Garganta Inflamada, tratamento

Dores na garganta podem acontecer quando menos esperamos e estas podem ser até passageiras, mas em algumas situações, o problema é mais sério chegando a causar muitos transtornos, pois acompanhado dessa inflamação vem a indisposição quase que generalizada prejudicando principalmente quem trabalha ou estuda.

Sintomas observados

Os sintomas de uma inflamação de garganta depende bastante do motivo da inflamação mas em geral, os sintomas são:

  • Desconforto na garganta especialmente no momento de ingerir líquidos e alimentos
  • Vermelhidão e inchaço na garganta que pode ser percebido logo a partir da Úvula
  • Tosse seca e bastante desconfortável
  • Febre superior a 38, 3° C em caso de uma inflamação causada por Bactérias
  • Febre inferior a 38,3° C em caso de uma inflamação causada por Vírus
  • Mau hálito e possibilidade de surgir ínguas no pescoço.

O que pode causar a Inflamação

A inflamação na garganta é causada por motivos vários. Esta doença pode ser causada por agentes não infecciosos ou  causados por vírus e bactérias tais como:

  • Irritação causada por substâncias tóxicas que foram inaladas como é o caso da fumaça de cigarro
  • Gripe provocado pelo vírus Influenza
  • Resfriados causados pelos vírus Adenovírus, Coronavírus, Rinovírus, vírus Sincicial respiratório ou pelo vírus Parainfluenza
  • Laringite que é causada por vírus
  • Faringite que pode ser de origem viral ou bacteriana
  • Amigdalite que pode ser de origem viral ou bacteriana
  • Consumo de bebida alcoólica
  • Refluxo gástrico causado por uma possível hérnia de hiato.

Por vezes, essas inflamações podem até ser tratadas com medicamentos caseiros, mas é preciso agir rápido antes que o processo de inflamação.

Já para casos mais agravantes será necessário um antibiótico para dor de garganta inflamada mais específico que deverá ser recomendado por um médico.

Antibiótico Floxacin 400mg

O antibiótico Floxacin 400 mg é um medicamento bastante indicado no combate a infestações por bactérias. Por ser um antibiótico de amplo espectro, esse medicamento também é indicado para combater outros tipos de infecções tais como: infecção urinária e inflamação do tubo digestivo que acaba afetando tanto o estômago como o intestino delgado.

Substância ativa – cada comprimido contém 400 mg de Norfloxacino.

Como usar – em geral, a dose desse medicamento é de 1 comprimido de 400 mg a cadas 12 horas, mas o correto é buscar por uma recomendação médica, pois é preciso analisar o quadro clínico do paciente.

Efeitos adversos – pessoas com arritmia cardíaca, problemas renais e as mulheres grávidas ou que estão amamentando devem ter um cuidado ainda mais especial com esse medicamento. No momento de uma visita ao médico, este deverá ficar inteirado sobre esses problemas.

Além disso, esse medicamento é contra-indicado para pessoas com menos de 18 anos de idade.

Preço – uma embalagem com 14 comprimidos de Floxacin tem um valor aproximado de R$ 45,00 reais.

Antibiótico Amoxicilina 500 mg

Outro antibiótico para dor de garganta inflamada, a Amoxicilina 500 é um poderoso bactericida usado no tratamento de infecções por bactérias que podem causar danos aos pulmões, brônquios, amígdalas entre outros órgãos ligados ao aparelho respiratório.

O medicamento também é eficaz no combate a infecções no trato urinário e genital, além de problemas de pele e mucosas.

Substância ativa – cada cápsula desse medicamento contém 500 mg de Amoxicilina anidra.

Como usar – para inflamação na garganta a dose recomendada é de 1 cápsula de 500 mg, 3 vezes ao dia, sempre de 8 em 8 horas. Quanto ao tempo determinado para o tratamento, por se tratar de um antibiótico, a recomendação deverá partir do médico que atenderá o paciente.

Reações adversas – esse medicamento pode causar erupções na pele que lembram o Sarampo. Além disso as reações adversas podem causar ânsias vômitos, diarreia, prurido, coceira e urticária.

Pessoas com histórico de alergia a algum antibiótico, com problemas renais, que fazem uso de medicamentos para prevenir coágulos sanguíneos e também as mulheres grávidas devem avisar ao médico antes de receber o tratamento.

Preço – na forma genérica  a Amoxicilina pode ser encontrada com um valor aproximado de R$ 30,00 reais a embalagem com 30 cápsulas.

Remédios Caseiros Funcionais

Como já adiantamos, além de um antibiótico para dor de garganta inflamada também podemos fazer uso de medicamentos caseiros que são muito eficazes no combate a alguns tipos de bactérias. Entre os tratamentos caseiros mais conhecidos podemos destacar:

Alho – o alho é um excelente antibiótico natural e ainda apresenta propriedades anti-inflamatórias. Para combater os problemas de garganta, basta mascar um dente de alho e então ingerir com um pedaço de pão para facilitar.

Além disso, o alho contém muito enxofre e isso contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Lembrando que muitas dessas infecções acontecem justamente quando o sistema imunológico se encontra debilitado.

Mel com limão – o mel que é um agente bactericida e anti-inflamatório combina muito bem com o limão que é rico em vitamina C necessária para as defesas do organismo.

Misture 1 colher (sopa) de mel, suco de 1 limão e 100 ml de água morna e então beba. Esse xarope deve ser ingerido 3 vezes ao dia, mas sempre preparado na hora.

Chá de canela em pó – a canela em pó contém propriedades anti-inflamatórias e anti-microbial sendo uma ótima opção entre os tratamentos caseiros para combater as inflamações na garganta.

Ferva 100 ml de água e depois disso, acrescente 1 colher (chá) de canela em pó e deixe amornar para depois beber. O tratamento deve ser feito de manhã e a noite antes de ir dormir.

Leia também:
Anti inflamatório e Antibiótico para Dente Inflamado ( Como Tratar )

Antibiótico e Antiinflamatório para Mastite, Tratamento para Dor

Anti-Inflamatório Nimesulida – Para dores e inflamações

Remédio para olhos inflamados Tratamento

Pomada para Foliculite na Barba ( Pêlo Encravado )