Anti inflamatório e Antibiótico para Dente Inflamado ( Como Tratar )

A quem diga que não existe uma dor mais insuportável do que a dor de dente. Não se sabe até que ponto isso é verdade, mas mesmo que não seja, certamente ela fica classificada entre as piores dores que o ser humano precisa suportar.

As dores de dente nem sempre significam um dente cariado como muitos imaginam, pois podem existir outros problemas acontecendo e até um princípio de Infarto pode apresentar um sintoma com dores nos dentes. De qualquer forma, o problema precisa ser investigado buscando logo um profissional odontólogo para descobrir as causas dessas dores.

Por vezes, a dor de dente pode não ser um motivo de tanta preocupação, e uma simples limpeza pode ser o suficiente, mas para isso, precisamos de qualquer forma visitar o dentista para nos certificarmos do que está acontecendo.

Ao buscarmos ajuda de um odontólogo, quem sabe um anti-inflamatório e Antibiótico para dente inflamado poderá resolver o problema e nem precisaremos sofrer tanto com isso.

Sintomas na dor de dente

Os sintomas na dor de dente podem ser bem característicos ou por vezes podem confundir com outros problemas, entre eles destacamos:

  • Dores constantes ou exporádicas
  • Dor latejante (sintomas de inflamação)
  • Dor aguda no momento de mordiscar
  • Febre e dor de cabeça quando se trata de uma infecção
  • Inchaços na gengiva que podem ser bem visíveis
  • Possível corrimento quando se trata de dente com inflamação

Também existem aquelas situações em que os dentes são sensíveis a um líquido quente ou frio, mas isso não significa de fato que o dente está com problemas, pois não passa de sensibilidade que pode ser tratada até com pasta de dente específica.

Quanto tomar Anti Inflamatório

Medicamentos químicos nunca deveriam ser ingeridos sem recomendação médica e no caso então de um remédio anti-inflamatório para dor de dente, nem pensar de se auto-medicar, pois primeiro é preciso buscar por um dentista que após verificar o que está acontecendo irá receitar o melhor anti-inflamatório se for esse o caso.

Em geral, o dentista vai receitar esse medicamento levando em conta a situação do paciente, mas para isso, o dente precisará de fato estar com processo inflamatório apresentando sintomas como febre, dores latejantes, inchaços. Nessa situação, não tem como o dentista trabalhar no dente, pois precisará primeiro combater a infecção.

Quando tomar Antibiótico

Existem situações em que o problema dentário está muito além de uma cárie dentária. Quem sabe o dente já está até necrosando por conta de uma inflamação adiantada e, nesse caso, o dentista vai receitar um antibiótico tanto para prevenir maiores complicações como para ajudar na cura do dente.

A infecção pode estar sendo causada por bactérias ou fungos, mas isso, somente o dentista após um exame mais detalhado poderá saber e, nesse caso, um antibiótico ou um anti-inflamatório de sua escolha irá ajudarão bastante no tratamento, com alívio as dores e uma rápida melhora. Esse tratamento pode durar de 5 a 15 dias dependendo de como está essa inflamação.

Anti inflamatório  Nimesulida

O Nimesulida é um remédio anti-inflamatório muito recomendado no combate a inflamação de dente. Apesar de não ser recomendado sem autorização de um profissional da saúde, esse medicamento pode ser comercializado sem uma receita e é facilmente encontrado nas farmácias.

Substância ativa – cada comprimido contém 100 mg de Nimesulida.

Como usar esse medicamento – adultos e crianças podem tomar uma primeira dose de 50 mg e uma segunda dose de 100 mg ao dia. Em situações mais drásticas pode-se ingerir até 200 mg ao dia, não mais que isso.

Reações adversas – o Nimesulida pode apresentar uma variedade de reações adversas e por isso, deve ser usado com moderação, seguindo sempre as recomendações do dentista que está atendendo ao caso.

Preço – a embalagem de Nimesulida com 12 comprimidos pode custar aproximadamente R$ 25,00 reais.

Anti Inflamatório Profenid

O Profenid é um medicamento com ação anti-inflamatória, antitérmica e analgésica indicado no tratamento de vários tipos de dores em geral, inclusive para combater as dores de dente.

Substância ativa 

  • Comprimidos – cada comprimido contém 200 mg de Cetoprofeno
  • Cápsulas – cada cápsula contém 50 mg de Cetoprofeno
  • Gotas – cada ml do medicamento contém 20 mg de Cetoprofeno
  • Gel – cada grama do gel contém 25 mg de Cetoprofeno.

Como usar – a dosagem e forma de usar esse medicamento vai depender de sua apresentação e, no caso de dor de dente, o médico odontólogo é que deverá informar sobre o tratamento levando em consideração o quadro clínico do paciente.

Efeitos adversos – esse medicamento pode apresentar muitos efeitos adversos, por isso, é necessário seguir a recomendação do profissional de saúde e de forma alguma se auto-medicar.

Preço – O preço do Profenid também pode variar de acordo com a forma como ele é comercializado.

Antibiótico Cefalexina

Entre as opções em anti-inflamatório e antibiótico para dente inflamado, o Cefalexina é um antibiótico capaz de combater uma variedade de infecções bacterianas inclusive as infecções nos dentes. O medicamento destrói  as bactérias causadoras de processos infecciosos.

Substância ativa – cada comprimido contém 500 mg de Cefalexina.

Como usar esse medicamento – em geral a dose diária é de 250 mg a cada 6 horas, mas tudo depende da gravidade do problema a ser tratado. Sendo assim, como se trata de tratar um dente inflamado, melhor é considerar as recomendações do dentista, não esquecendo que se trata de um remédio antibiótico.

Antibiótico Norfloxacino

Em se tratando de anti-inflamatório e antibiótico para dente inflamado, o Norfloxacino é mais um antibiótico muito poderoso no combate a infecções bacterianas.

Substância ativa – cada comprimido contém 400 mg de Norfloxacino.

Como usar – por se tratar de um antibiótico, somente o profissional da saúde poderá indicar o melhor tratamento levando-se em conta o gravidade do problema que cada paciente está enfrentando.

Efeitos adversos – esse medicamento pode apresentar uma variedade de efeitos adversos e por isso, é melhor usar esse medicamento com cautela, sempre sob supervisão de um profissional da saúde.

Preço – na forma genérica, esse medicamento pode ser encontrado com um valor aproximado de R$ 40,00 reais a embalagem com 14 comprimidos.

Leia também:
Anti-Inflamatório Nimesulida – Para dores e inflamações

Antibiótico para dor de Garganta Inflamada, tratamento

Antiinflamatório para Dor no Ombro ( remédios funcionais )

Remédio Anti-inflamatório para dor da Tatuagem, Tratamento

Antiinflamatório para dente siso inflamado, Tratamento