Antiinflamatório para Dor no Ombro ( remédios funcionais )

As dores nos ombros podem acontecer por motivos bem diversos, sendo que em algumas situações, não passa quem sabe de um mau jeito por conta de um gesto involuntário. Já em em outras situações pode ser algo mais sério como a Tendiníte por exemplo e, nesse caso, se as dores persistirem por mais de 2 dias, melhor é logo buscar por um médico ortopedista para saber o que está acontecendo.

Para problemas como esses, é muito comum o médico receitar um remédio anti-inflamatório para dor no ombro, não sem antes fazer um exame para diagnosticar o problema.

Sintomas observados no membro

Os sintomas que podem ser observados no ombro depende bastante do tipo de inflamação que está ocorrendo e, nesse caso pode ser classificado como:

A inflamação pode ser referente a:

  • Bursite – nesse caso, é comum sentir muita dor na parte frontal ou superior do ombro que agrava ainda mais com alguns movimentos repetitivos mais rotineiros como, por exemplo, pentear os cabelos.
  • Artrite – para esse tipo de inflamação, o indivíduo sente muita dor no ombro com possíveis inchaços nas articulações. Além disso, existe uma dificuldade maior para movimentar o braço, e quando não se busca um tratamento imediato, as dores e complicações tendem a aumentar.
  • Tendinite – no caso de um Tendinite ocorre muita dor na parte frontal do ombro.
  • Capsulite Adesiva – além de muita dor que aumenta gradativamente, existe muita dificuldade de movimentar o braço devido as inflamações articulares.
  • Fraturas – em caso de uma fratura mais extensa, ocorre as manchas escuras na pele, dor intensa e inchaço. Porém se essa fratura é mínima, as dores são mais suportáveis, porém, quando não tratada, a tendência é aumentar e dificultar os movimentos do ombro.
    problema mais fácil de ser identificado, as fraturas causam dores que podem ser mais suportáveis ou não, dependendo do tipo de fratura. Em geral essas fraturas acontecem na clavícula ou na região do úmero.

Causas das dores

As articulações do ombro e demais membros superiores, não foram programados para suportar peso excessivo, mas apenas para que os membros do corpo funcionem adequadamente. O que acontece que muitas vezes não nos damos conta disso, e fazemos desses membros, verdadeiros “burros de carga” e com isso, cedo ou tarde, as consequências virão.

Entre as causas mais prováveis para a inflamação nos ombros, podemos citar:

  • Atividades esportivas que exigem mais dos braços como o basebol, tênis, natação, entre outras atividades
  • Trauma causado por algum acidente com queda sobre o ombro
  • Trabalhos onde exige-se demais dos ombros no momento de levantar peso
  • Desgaste natural devido ao envelhecimento
  • Além disso, ainda tem os problemas relacionados diretamente com a Bursite, Tendinite, Artrite entre outras que podem apresentar causas mais características.

Antiinflamatório Nimesulida

O Nimesulida na forma de gotas e comprimidos é bastante recomendado para tratamentos contra inflamações com dores e febre. Além disso, na forma de Gel, esse medicamento é recomendado para massagens em locais doloridos como é o caso dos ombros e outras articulações.

Substância ativa 

  • Gotas – cada 20 gotas desse medicamento contém 50 mg de Nimesulida
  • Comprimidos – cada comprimido contém 100 mg de Nimesulida
  • Gel – cada grama do gel dermatológico contém 20 mg de Nimesulida.

Como usar – esse é mais um medicamento cuja maneira de usar vai depender de como ele será indicado pelo médico ortopedista que antes deverá requerer alguns exames para diagnosticar o problema.

Atenção – o Nimesulida 100 mg deve ser usado com cautela, pois existem muitas reações adversas que esse medicamento pode promover.

Antiinflamatório Ibuprofeno

O anti-inflamatório para dor no ombro conhecido como Ibuprofeno é um dos medicamentos bem recomendados pelos médicos, pois apresenta propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Por sua eficácia nos tratamentos, também é aconselhado para tratar outros problemas relacionados a uma inflamação com dor.

Substância ativa

  • Na forma pediátrica em gotas, esse medicamento pode apresentar 50 mg e 100 mg de Ibuprofeno para cada gota.
  • Comprimidos – para uso adulto, cada comprimido revestido pode apresentar 200 mg, 400 mg ou 600 mg de ibuprofeno.

Como usar – a forma correta de usar esse medicamento vai depender de sua formulação. Por se tratar de um remédio que precisa ser usado com cuidado, é imprescindível que se busque por recomendação de um ortopedista que, depois de avaliar cada caso, administrará o melhor tratamento.

Preço – os valores desse medicamento também variam de acordo com sua apresentação, mas se buscados em lojas virtuais, certamente terão um valor mais em conta. Em geral as embalagens contém 20 comprimidos, independente da sua formulação.

Antiinflamatório Diclofenaco

O Diclofenaco é mais um entre os medicamentos de farmácia usados como anti-inflamatório para dor no ombro e outras inflamações como Artrite, Gota, e os entorses e distensões.

Substância ativa – cada cápsula contém 50 mg de Diclofenaco Sódico.

Como usar – quando se trata de dores e inflamações, a dose diária recomenda é de 100 mg a 150 mg que podem ser divididas em 3 doses durante o dia.

Efeitos adversos – em algumas situações, esse medicamento pode causar:

  • Náuseas
  • Vômitos
  • Perda de sangue pelas fezes
  • Dores abdominais
  • Insônia,
  • Dor de cabeça
  • Vermelhidão na pele
  • Entre outros efeitos.

Preço – uma embalagem com 20 comprimidos de Diclofenaco tem um valor aproximado de R$ 40,00 reais.

Antiinflamatório Flamador

O Flamador é mais uma entre as opções em medicamentos de farmácia que é bastante recomendado para combater problemas inflamatórios nas articulações. Esse medicamento é encontrado na forma de comprimidos e também na forma de gel, ambos com a mesma eficácia nos tratamentos.

Substância ativa – esse medicamento apresenta em sua fórmula o Cetoprofreno com propriedade analgésica, anti-inflamatória e anti-térmica.

Como usar -esse medicamento só é indicado para adultos.

Gel – no caso do gel, aplica-se sobre a área dolorida sempre com camadas finas pelo menos 3 vezes ao dia.

Cápsulas – ingere-se 2 cápsula 2 vezes ao dia ou dependendo da gravidade até 1 cápsula 3 vezes ao dia.

E se der dor no Estômago?

Ao usarmos alguns medicamentos para combater problemas inflamatórios nos ombros ou outras articulações, uma das reações que estes podem provocar são os problemas estomacais. Nesse caso o médico deverá ser notificado para recomendar outro medicamento e rebater esse efeito.

Por vezes é indicado o remédio Omeprazol que protege a mucosa do estômago sempre que se ingere anti-inflamatórios por mais de 3 dias.

Leia também:
Anti inflamatório e Antibiótico para Dente Inflamado ( Como Tratar )

Anti-Inflamatório Nimesulida – Para dores e inflamações

Remédio Anti-inflamatório para dor da Tatuagem, Tratamento

Antiinflamatório para Tendinite, Nomes, Tratamento

Antiinflamatório para Joanete Inflamado, Tratamento