CONCHAS de amamentação, Como Usar corretamente

Olá, hoje vamos falar um pouquinho para você que é mamâe ressente ou que está prestes a ser, e está ansiosa, querendo saber de tudo ao mesmo tempo, antes que seu bebê chegue. E que tal o tema CONCHAS de amamentação? Sugestivo né? Quase todas as mamães vão precisar disso um dia.

E vamos começar determinando o que são essas conchas para que você entenda melhor. Bom são aparelhos tipo conchas mesmo que são feitos de plástico ou silicone e devem ser usados por debaixo do soutien com a intenção de ajudar na amamentação. O pior´é que geralmente são itens que estão nas listas de enxoval.

O fato é que não ajudam e acabam sim atrapalhando ainda mais. A ideia é que estas conchas ajudem na formação do biquinho do seio durante a gestação e após o parto ajudem armazenando o leite excedente. Mas o fato é que quando o bebê vai mamar, ele acaba pegando toda a auréola do seio e não somente o bico, e portanto não há necessidade de fazer o bico.

Para quê Servem?

Como já disse, a intenção é justamente de ajudar nos seguintes pontos:

  • Correção do mamilo para fins estéticos
  • Armazenar o leite que vaza
  • Proteger o mamilo, seja este saudável ou com fissuras
  • ajudar a corrigir mamilos invertidos ou planos

Há quem diga que também mantém os seio arejados, evita o contato do seio com o soutien e é higiênico e esterelizável, além de que evita o vazamento do leite na roupa, evitasndo constrangimentos.

Modelos de Concha disponíveis

Existem várias marcas no mercado que oferecem diferentes modelos como de :

Base rígida – Diz ser a melhor para ajudar na ciorreção do bico do seio e indicada para mulheres que tem bico invertido, curto ou plano, evitando que as mães sintam dores e desconfortos na amamentação.

Base flexível – estas são indicadas para o momento da amamentação, proteger os seios quando rachados e também para armazenar o excesso de leite que vaza.

*É importante dizer que o leite ali armazenado jamais deverá ser aproveitado para alimentar o bebê noutro momento, e deve ser imediamentamente descartado ou jogado fora. 

Com orifícios pequenos – Para mães que trazem o bico do seio menor e que por conta de fissuras estas conchas evitasm que os seios encostem na roupa, mantendo-os arejados e sem aquela dor inconveniente.

Com orífícios maiores – estes trazem o mesmo fim das de orifícios menores, somente que são adaptadas para mulheres que possuem o bico do seio maior.

Como deve ser uma concha

Alguns fatores contribuem para melhores cuidados como:

  • Estas devem ser transparentes – justamente para que seja facilitado o controle de higiene e cosnervção. É de suma importância que seja completamente higienizada e para isso deve ser fervida diariamente.
  • Devem ter orifícios para ventilação – só pelo fato de serem de plástico a silicone, já acabam abafando e aquecendo a região do seio, e para amenizar isso, é necessário que tenham orifícios para ventilar o mamilo evitando assim a proliferação de fungod e bactérias nocivas como a Cândida e ainda outros malefícios.
  • Devem ter o furo na medida certa – O orifício onde é colocado o bico do seio não pode ser muito pequeno, e para ser mais correto é preciso que a auréola do mamilo também fique para fora, evitando dor e machucados.

Como usar, Higienizar

Para usar este elemento não existem muitos segredos, mas vamos lá:

  • Você deverá encaixar no seio por baixo do soutien
  • Seu uso poderá começar muito antes do bebê nascer, ainda na gravidez
  • Quando for amamentar, sempre o coloque por alguns minutos antes de amamentar
  • Nunca use conchas rígidas ou com orifíciops pequenos por mais de 3 horas
  • Descarte o leite que ficou armazenado nela
  • Não aperte muito para não machucar o seio

Os cuidados de higiene devem ser rigorosos e diariamente. A melhor maneira de esterelizar este elemento é fervendo-o.

Quanto Custam, e como escolher

Para escolher a concha certa, não existem muitos segredos e você só precisa escolher o modelo que a deixe mais confortável. É importante respeitar o formato no seio seio, o tamanho e a sensibilidade, e também o seu tipo de bico ou mamilo.

Outros cuidados que você deve ter, é que a concha deve ser transparente e com orifícios para ventilação. O orifício para o bico do seio deve ser de tal tammanho que possa passar também parte da  aoréola.

As conchas flexíveis só servem para proteger o seio e armazenar o leite, já se a inteção é corrigir o mamilo, será melhor optar pelas mais rígidas. 

Cuidados

*Quando a concha é usada durante muito tempo, poderá acontecer de deformar o bico do seio, deixando-o alongado, e não voltando mais ao normal, e também pode acontecer de feromar o seio, especialmente se esta for muito apertada.

*Essas conchas nunca devem ser usadas o dia todo, e sim no máximo umas 3 horas por dia, e alguns minutos antes de amamentar. Nunca queira dormir com elas, pois além do desconforto, fará muito mal.

*Nem sempre as conchas vão resolver a correção do bico do seio, e acontece muito de não surtir nenhum efeito. Por outro lado, cuidado com conhcas muito apertadas, pois elas fazem mal aos seios e como já disse não durma e não fique muito tempo com elas. Ok? 

Leia também:
Pomada para Amamentação, bico dos seios rachados

Chá para Bebê com Cólica, Nomes, Como preparar

Remédio pomada para Candidíase Mamária ( nos seios ) da Amamentação

Antibiótico e Antiinflamatório para Mastite, Tratamento para Dor

Chá de Endro para que Serve, Benefícios, Como preparar