Pomada para Amamentação, bico dos seios rachados

O momento de amamentar um filho, é um momento sublime, e com certeza uma mãe verdadeira sente-se muito orgulhosa de alimentar seu filho no próprio peito, mesmo que algumas vezes precise sofrer por conta de uma pega errada que pode causar alguns danos ao mamilo. Pois é isso mesmo, quando o bebê não se acomodam corretamente para mamar, quem vai pagar por isso, são os bicos dos seios da mãe que ficam todos doloridos e por vezes racham.

Mamilos racham e sangram na amamentação

A causa dos mamilos racharem e sangrarem na amamentação é justamente porque o bebê não pega direito o peito. Se o bebê abocanhar o seio da mãe de forma que o bico do seio alcance a parte mole denominada Palato na boca do bebê, com certeza esses transtornos irão acabar e o bebê vai poder se alimentar com maior naturalidade.

Quando a pega é errada, ao sugar o leite, esse alimento não vem como o bebê espera e ele fica incomodado e com isso, acaba machucando o bico do seio com a própria boca ou mesmo com os dentinhos.

Porque a mamãe não deve parar de amamentar

A mãe nunca deve deixar de amamentar seu filho só porque ele está machucando seu seio. Primeiro por que a criança precisa desse alimento precioso que é o leite materno e segundo porque o próprio leite age como cicatrizante para curar as feridas.

É claro que a mamãe vai precisar aprender como acomodar a criança para que ela pegue o seio da forma correta e a partir do momento que isso acontecer, será só alegria com certeza.

É muito fácil saber se o bebê está ou não pegando o seio corretamente, basta observar no momento em que ele parar de mamar. Se o bico do seio estiver amassado, é sinal que ele não está fazendo a pega corretamente e com certeza a mãe continuará a ter problemas, mas ainda bem que isso acontece mais nas primeiras semanas de amamentação.

Enquanto isso, a mãe também pode tratar os seios com uma pomada para amamentação específica que irá encontrar no mercado, porém, antes de tudo é preciso consultar um médico para saber qual pomada será melhor.

Pomada Millar

A pomada Millar é um medicamento a base de Lanolina que tem como função proteger e hidratar os seios a começar no período de gestação e por todo o tempo em que a mãe deverá amamentar o bebê. A pomada tem ação cicatrizante, hipoalergênica e hidratante e por isso é bastante recomendada pelos médicos.

Substância ativa – essa pomada contém Lanolina Anidra pura.

Como usar – a pomada Millar tem um efeito bem prolongado chegando a 8 horas. Porém, por conta das roupas que a mamãe precisa usar, a pomada acaba saindo facilmente dos seios e por conta disso, a recomendação é de que essa pomada seja passada a cada 3 horas sempre depois da mamada.

Uma das vantagens dessa pomada para amamentação é que ele não faz nenhum mal para a criança e, nesse caso, a mãe não precisa se preocupar tanto com a higienização do seio antes de amamentar.

Preço – a pomada Millar tem um valor aproximado de R$ 71,00 reais a embalagem com 30 gramas.

Pomada Lanidrat

Lanidrat é mais uma boa opção entre as pomadas para amamentação que vamos encontrar no mercado, pois trata-se de uma pomada com ação hidratante e cicatrizante devolvendo a elasticidade à pele, ideal para prevenir e tratar as rachaduras e fissuras nos mamilos.

Substância ativa – essa pomada contém Lanolina 100% pura.

Como usar – essa pomada pode começar a ser usada já no último trimestre da gestação. Dessa forma ela já vai prevenir contra o ressecamento da pele.

A pomada deve ser aplicada sobre toda a região do mamilo após cada mamada. Com respeito a higienização do seio antes de amamentar, a mãe pode ficar mais tranquila, pois a composição da pomada não afeta o bebê.

Preço – essa pomada tem um valor aproximado de R$ 56,00 reais para uma embalagem de 30 gramas.

Pomada Medela

A pomada para amamentação Purelan Medela é mais uma opção saudável para tratar os seios rachados, pois esse medicamento não contém aditivos e nem conservantes. Em forma de creme, o medicamento contribui para deixar os mamilos mais hidratados e protegidos contra rachaduras e fissuras causadas durante a amamentação.

Substância ativa – a pomada contém 100% de Lanolina pura.

Como usar – depois de cada mamada, espalhe um pouco de leite sobre os seios, espere secar e então aplique a pomada e massageie suavemente com a ponta dos dedos. A aplicação deve ser deita pelo menos 2 vezes ao dia.

Devemos lembrar de que essa pomada também não oferecer riscos ao bebê e, nesse caso, não é preciso tanta preocupação por parte da mãe para a higienização dos seios.

Fazendo o bebê pegar o seio corretamente

Para que o bebê pegue o seio de forma correta e não machuque os seios da mãe siga algumas dicas:

  • A barriguinha do bebê precisa ficar bem encostada à barriga da mãe
  • No momento de abocanhar o seio, ele deve abocanhar também a auréola do seio e dessa forma o bico do seio vai ficar mais no fundo da boca na parte mole denominada Palato e não vai machucar.

É claro que será necessário mudar a posição da criança de vez em quando para não cansar. Mas o importante é cuidar a posição da boca do bebê, pois sempre ao abocanhar o seio, a auréola do seio também deverá ficar dentro da boca da criança para que o mamilo fique em uma região mais confortável da boca sem ser machucado.

Leia também:
CONCHAS de amamentação, Como Usar corretamente

Remédio pomada para Candidíase Mamária ( nos seios ) da Amamentação

Pomada para Afta por Dentro do Lábio, Veja como tratar

A importância do Colostro para o Recém Nascido

Antibiótico e Antiinflamatório para Mastite, Tratamento para Dor