Atividades sobre Alimentação Saudável para ensino Fundamental

Sabemos que para ter mais saúde e ficar longe das doenças precisamos nos alimentar corretamente nos abstendo dos açucares refinados, industrializados, das gorduras, e claro também praticar exercícios físicos.

Agora traremos diversas atividades sobre alimentação saudável para que assim desde pequeno o aluno entenda que é hiper importante se alimentar corretamente.





Muitas vezes temos que comer o que é bom e não o que é saboroso ao paladar, e isso é muito difícil para uma criança entender, por isso é importante discutir o assunto com carinho e amor.

Veja abaixo diversas atividades sobre frutas, legumes, e outros alimentos saudáveis que só fazem bem ao corpo.





Ter uma alimentação saudável é essencial para se ter saúde e longos anos de vida, e se isso for ensinado às crianças desde cedo, se torna mais fácil manter o hábito de comer coisas saudáveis durante toda a vida, e essas atividades ajudam muito nesse aprendizado, essa abaixo serve para riscar de verde os alimentos saudáveis e de vermelho os alimentos que não fazem bem para a saúde.

Olha só essa aqui que legal, as atividades de desenhar sempre são divertidas de fazer, e os alunos adoram, essa abaixo é para primeiramente eles desenharem o alimento que mais gostam, e depois colorirem as frutas que eles gostam de comer, desenhar e colorir, muito legal!!!

Olha só essa que legal, para os professores imprimirem e levarem para os aluninhos levarem para casa e tentarem seguir esse cardápio saudável durante uma semana por exemplo, um desafio digamos assim, para fazer com que eles se animem mais na hora de fazer, bem interessante. 

Esse de colorir também está bem legal, com uma tabelinha instruindo os alunos a pintarem determinados alimentos em uma cor específica, amarelo para o milho e a laranja, roxo para a uva e a berinjela, verde para a alface e o brócolis, e vermelho para o tomate e a melancia, as crianças identificam cada uma e colorem na cor correta.

Essa é mais uma ótima dica de atividade para os professores imprimirem e entregarem às crianças para que elas levem para casa e colem na geladeira da casa, para toda a família entrar em uma alimentação saudável, maneirando na manteiga, carne vermelha, carboidratos e massas, e abusando das frutas, verduras e cereais, nessa pirâmide alimentar saudável.

Olha só que show isso aqui, uma atividade com uma sala de fruta contendo provavelmente todas as frutas que existem, onde algumas as crianças vão conhecer pois são bem comuns no dia a dia delas, já outras elas ficarão conhecendo e os professores podem até explicar de que região elas são, legal né?

Essa é outra atividade para eles levarem para casa, com um pequeno texto que é retirado de uma reportagem sobre alimentação saudável, onde uma repórter fala sobre alimentos prejudiciais à saúde, e sobre os saudáveis, para as crianças lerem em voz alta em casa, para toda família escutar.

É muito importante os professores ensinarem aos pequenos, os benefícios que os alimentos saudáveis trazem à saúde deles e de seus familiares, esta abaixo pede para que eles pintem os alimentos que fazem nosso intestino funcionar bem, depois escrever o nome de cada um que ela pintou.

Na imagem abaixo há mais uma bem legal e divertida para as crianças realizarem junto com os professores, primeiro elas devem colorir cada fruta e verdura, depois colar cada uma em um palito de espetinho para fazer fantoche de palitos, divertida né?

Olha que divertida essa aqui também, com desenhos de frutinhas que eles poderão colorir, depois ler o nome de cada fruta e encontrar e marcar nos quadros os nomes que aparecem separados em sílabas, legal é que eles aprendem sobre alimentação saudável e já treinam a separação de sílabas também.

Outro exercício que as crianças gostar de fazer, são essas para cobrir pontilhados, são super simples e legais, pedindo para que elas cubram os tracejados com giz de cera amarelo, e descubram a fruta gostosa que irá aparecer, que seria uma bana que depois eles podem colorir como giz pra ficar bem bonito. 

Nessa aqui eles devem colorir apenas as frutas no meio de outros desenhos, onde aparece uma maça, uma uva, uma laranja, uma pera e uma banana, que ele irão colorir, e o pirulito, bolo e bengala doce, deixarão em branco, bem simples e legal, se quiserem podem colorir o pintinho da galinha pintadinha também.

Mais uma atividade super legal para os professores usarem com seus alunos, com uma carinha feliz e três quadradinhos e uma carinha triste e três quadradinhos, onde as crianças terão que colar as frutas saudáveis na carinha feliz e o que não é saudável na carinha triste, bem legal mesmo.

Bem simples essa, perfeita para ser usada com as crianças menores, com imagens de frutas que elas podem colorir e depois ligar aquelas que forem iguais, cada uma possui um par, as crianças vão ter que identificar e ligar, e colorir bem bonito pra deixar a atividade bem feita.

Outra opção de atividade legal de ser feita e interessante para os alunos aprenderem sobre os benefícios dos alimentos saudáveis, onde mostra vários alimentos e pede que a criança pinte aqueles que fazem o intestino funcionar bem, porque nos oferecem vitaminas e minerais, muito interessante mesmo.

Outra bem divertida, com desenhos de frutas que as crianças podem colorir, um abacaxi, uma laranja, maça, bananas, morango, uva, e uma pera, depois eles ligam os nomes das frutas em cada fruta, show né? Bem divertida para as crianças realizarem e aprenderem bem sobre as frutas.

Olha só que atividade legal essa também, para os alunos colorirem as frutas que Dona Maricota pode usar para fazer uma salada de frutas, e depois desenhar o número de frutas que ela usou, por exemplo, desenhar oito moranguinhos,  abacaxi, 2 laranjas, 3 maças e etc, bem legal mesmo.

Para encerrar, mais uma atividade bem legal para os professores entregarem aos alunos fazerem e aprenderem bem sobre a alimentação saudável, essa abaixo com dois exercícios, primeiro eles devem recortar e colar no quadro da sala de frutas, os ingredientes que são precisos para fazê-la, depois recortarem e colarem os ingredientes necessários para fazer o bolo.

 





Você pode gostar...