Atividades de Geografia sobre o RELEVO para 3º ou 4º ano

Olá professores, tudo bem com vocês? Hoje Traremos diversas atividades sobre o Relevo para a Matéria de Geografia para turmas do ensino fundamental do 3º ou 4º ano.

O Relevo se apresenta de diversas formas como por exemplo montanhas, planaltos, serra, planícies e muito mais e você verá aqui diversas atividades sobre as mais variadas formações do solo.





O Brasil é muito grande e em cada região é possível identificar um tipo de formação diferente, dando uma característica especial para cada local, confira abaixo várias atividades.

Aqui os professores de geografia irão receber ótimas dicas de atividades sobre o relevo, para depois que explicarem esse conteúdo aos alunos, entregarem a eles as atividades que acharem melhores, para testar o que eles aprenderam e para que eles possam treinar também, essa abaixo possui um textinho falando sobre o relevo, os tipos de relevo em um desenho com letras, para que eles possam relacionar no exercício, e depois algumas curiosidades bem legais para eles descobrirem.





As cruzadinhas são atividades bem legais para as crianças, elas gostam de fazer por ser algo divertido e fácil, e essa abaixo ainda possui os desenhos ilustrando, que elas poderão colorir pra ficar ainda mais legal, com os números possuindo as charadinhas para eles descobrirem qual é a forma de relevo e encaixar nos quadradinhos corretos de acordo com cada número.

Caça-Palavras também é bem legal, outra atividade divertida, um atividade que as crianças aprendem brincando, além de treinar a visão e percepção de palavras dos pequenos, esse aqui está falando sobre as 5 formas litorâneas de relevo, o que é de extrema importância as crianças aprenderem também, Recife, Baia, Golfo, Península e Enseada são as formas. 

Outra atividade bem divertida para as crianças, com os desenhos das formas de relevo, para as crianças colorirem bem bonito, e também nomearem cada uma das formas, foi colocado um quadro com os nomes para ajudar, Morro, Planalto, Planície, Serra, Montanha e Ilha, pra facilitar um pouco pros pequenos né?

Essa é uma boa dica de atividade para os professores entregarem aos alunos para levarem para casa e estudarem para as avaliações que os professores prepararem cobrando o conhecimento das crianças a respeito do relevo do país, essa aqui possui os desenhos de cada forma, com os nomes e também todas as explicações bem detalhadas.

Olha só essa que legal e interessante também, uma atividade falando sobre os pontos mais altos do Brasil, com o mapa do país dividido entre as regiões, com alguns pontos possuindo triângulos pretos numerados, com as letras possuindo os nomes dos picos, os quais as crianças terão que relacionar com os pontos numerados.

Essa aqui já está falando sobre as principais formas de relevo, pois são muitas, mas algumas são as principais e mais conhecidas por serem mais comuns, a Serra, Montanha, Planalto, Planície e Ilha, com um pequeno resumo explicando cada uma, e depois um exercício com cruzadinha para os pequenos completarem.

 

 

Mais uma para os professores imprimirem e entregarem aos pequenos para que eles levem para casa em uma data próxima à avaliação, e pratiquem e estudem em casa o que é relevo, e quais são suas formas, para então os professores cobrarem nas avaliações sobre o conteúdo específico.

A seguir você terá três atividades formando uma sequência com todas as formas de relevo brasileiro, para os professores imprimirem todas e entregarem aos poucos para os alunos irem treinar algumas formas de cada vez, essa abaixo é a primeira, com primeiramente a explicação sobre o que é relevo, e com as formas explicadas, Planalto, Planície e Serra.


Esta sendo a segunda da sequência, está com a explicação do que é Depressão, a superfície formada por prolongados processos de erosão com o passar dos anos, Escarpa que é um terreno muito íngreme, o Tabuleiro que é muito comum nos litorais nordestinos, e o Vale que é o terreno mais baixo, geralmente localizado entre montanhas.

E essa a terceira pate da sequência, ficou com a explicação sobre as Montanhas que é grande elevação do terreno, possuindo todas as suas partes nomeadas aqui, o Morro que é uma elevação menor que a montanha apenas, a Chapada que é um terreno alto e com a superfície plana, e o Monte que é sempre aquela elevação que aparece isolada.

Essas são essenciais para os alunos usarem na hora de estudarem para as avaliações, pois atividades assim com o desenho, e as explicações sobre cada forma de relevo, faz com que eles memorizem mais fácil e tirem um 10 na prova sobre esse conteúdo.

Mais uma bem interessante, com cores, desenhos bem feitos, mostrando também as áreas onde são melhores para construir, e para montar uma área de plantação também, para os professores imprimirem e entregarem aos alunos para que eles possam treinar e ficar craques no assunto.

Essa aqui é essencial para os professores imprimirem e entregarem aos alunos para que levem pra casa e colem na parede do quarto para irem praticando as principais formas de relevo e não esquecerem, principalmente para estudarem para as avaliações, começando com a planície, a borda escarpada, o planalto, as montanhas, e o conjunto de montanhas chamado de cordilheira.

O nome dessa atividade é “Diagrama do Relevo”, diagrama é a mesma coisa que cruzadinha, é apenas um nome mais formal digamos, possui um desenho que as crianças podem colorir, com os retângulos possuindo os nomes dos diferentes tipos de relevo, os quais as crianças terão que encaixar nos lugares corretos, conforme o número de letras de acordo com o número de quadradinhos.

Para encerrar com mais uma ótima dica de atividade, essa abaixo bem legal e interessante para testar o conhecimento das crianças a respeito do relevo do Brasil, com cinco exercícios, o primeiro para identificar cada terreno segundo a imagem, o segundo para completar as frases falando sobre cada tipo de relevo, o terceiro pede a diferença entre clima e tempo, o quarto pede para as crianças escreverem sobre algum rio regional onde vivem, e o quinto é para desenhar, bem legal mesmo.

 





Você pode gostar...