Atividades Com VOGAIS para alfabetização ( Leitura e escrita )

As vogais são de extrema importância para a alfabetização, e o processo de aprendizado da leitura e escrita deve ser começado por essas letras, afinal de contas são elas que formam as sílabas com as consoantes do alfabeto.

Hoje vamos apresentar atividades com vogais para que o professor, educador, ensinador possa apresentar atividades divertidas e alegres, para que o processo de aprendizado da criança seja divertido e agradável.





Abaixo você tem 20 atividades de alfabetização trazendo exercícios de identificação de cada letra, atividades que envolvem pintura, e também que envolvem a prática da escrita de letra, confira.

 





Como foi dito, as atividades com vogais são de extrema importância, pois a partir do momento que as crianças aprenderem a ler, elas vão aprendendo a diferença entre as vogais, consoantes, a separação de sílabas e etc, e são muitas opções de atividades, começando por esta abaixo, que mostra todas as vogais, mas foca na vogal A.

Já essa aqui, está no mesmo esquema da anterior é claro, porém agora mostrando todas as vogais, e focando na vogal I, pedindo para primeiramente os alunos colorirem a vogal I no meio das outras, e depois treinar a escrita dela, bem legal, e você pode ir montando toda a sequência das vogais, vai ficar show.

Essa está num esquema diferente, mas bem legal para as crianças treinarem o aprendizado das vogais também, com todas as cinco vogais e cinco imagens que cada uma com seus nomes iniciam com alguma das vogais, aí os alunos devem ligar as vogais aos devidos desenhos corretos, depois as crianças podem colorir o desenho pra ficar ainda mais legal.

Mais uma bem legal e divertida para as crianças fazerem, esta perfeita para treinar a escrita, com as vogais em letra cursiva, e os pontilhados ao lado de cada uma para as crianças cobrirem e já treinarem a escrita de cada vogal, e olha só, o personagem patati aparece ali para chamar atenção das crianças.

Seguindo a sequência dessas atividades bem legais, essa atividade agora com a vogal E, com a palavra Escada e seu desenho representando a vogal, a E sempre destacada, com o exercício para as crianças identificarem a vogal no meio das outras e colori-la e depois ir escrevendo ela nos quadradinhos.

Essa atividade aqui está bem semelhante a uma mostrada anteriormente, mas essa agora não é para ligar, e sim para treinar a escrita das vogais, com deseinhos ao lado dos quadradinhos, representando palavras que iniciam com cada vogal, Aranha, Escola, Índio, Ovelha e Urso.

Já essa aqui novamente é para ligar, mas não as vogais aos desenhos, e sim as vogais em letra maiúscula com as vogais em letra minúscula, é bem legal e também uma atividade essencial para testar e treinar o conhecimento dos alunos a respeito das vogais, e também da diferença entre as letras maiúsculas e minúsculas.

Essa é toda para colorir, a criançada vai amar, com primeiramente um quadro grande, com as vogais cada uma em uma cor, com quadradinhos possuindo as vogais com a mesma vogal em meio delas para as crianças colorirem a mesma vogal na cor que está mostrada, por exemplo o A é amarelo, e depois no segundo exercício, eles devem colorir as vogais iguais na maiúscula e minúscula, com a mesma cor.

Agora a sequência dessa atividade aqui, que também está bem legal e interessante para os professores imprimirem e entregarem aos alunos para eles praticarem, essa abaixo com a vogal O, com 12 desenhos, pedindo para que eles pintem apenas aqueles que possuem nomes iniciados com a letra O, seria o óculos, o ônibus, o ovo, o olho, o ombro, a orelha, o osso, e o oito também.

Essa agora com a vogal U, no mesmo esquema, pedindo para que elas pintem as imagens que possuem nomes iniciados com U, O urso, a uva, o um, a unha, o uniforme, e só, são esses o desenhos que eles terão que colorir com muita atenção para não errar e acabar colorindo algo errado.

Vogal I agora, a terceira das vogais, com mais 12 deseinhos para as crianças colorirem apenas aqueles que possuem seus nomes iniciados com a vogal, a índiazinha, a iguana, o isqueiro, o sinal de Igual, a ilha, o ioiô, e só, são esses os desenhos que eles terão que colorir bem bonito.

Quase terminando a sequência das atividades focadas em cada vogal, agora essa com a vogal E, que é a segunda na ordem, com mais 12 desenhos para os alunos repararem com atenção e identificarem os desenhos corretos que possuem nomes iniciados com E, espantalho, elefante, espelho, escova, esquilo e escada, são esses os sete de doze desenhos que eles terão que colorir, exatamente a metade dos desenhos.

Finalizando a sequência agora, com a primeira vogal de todas, a vogal A que possui tantos nomes iniciados com ela, mas aqui foram escolhidas as palavrinhas bem conhecidas das crianças pra ficar mais fácil, avião, anel, abacaxi, abajur, árvore e abacate, mais seis deseinhos que eles terão que colorir, novamente a metade do total de desenhos.

Agora iniciando outra sequência de atividades com as vogais, começando pela A, essa atividade começa com uma rima pra chamar atenção da criançada, falando assim “Uma abelinha tão linda faz um mel assim docinho, por isso vou caprichar nesse A bem redondinho…” Legal né? Aí as linhas de caligrafia com a vogal em minúscula e maiúscula para eles irem treinando.

Agora a vogal E, a segunda das vogais com a riminha dizendo “Uma escova tão fofinha, tão amiga dos dentinhos, Me lembra de caprichar e fazer o E direitinho…” As rimas são sempre bem legais e interessantes para falar às crianças, com o E na minúscula e maiúscula também.

Quase finalizando a sequência das atividades, agora a letra e vogal I, com a rima dizendo assim: “Veja que ilha tão linda! Que lugar cheio de vida! Vou traçando a letrinha e desta forma divertida!” Realmente com a rima se torna mais divertida, e sempre em minúscula e maiúscula para eles treinarem em ambas as formas.

Essa agora sobre a vogal O, sempre com a rima antes que chama atenção das crianças e deixa a atividade mais divertida, essa aqui fala “A menina usa óculos e fica tão bonitinha… Óculos se escreve com O, vou traçando essa letrinha…” para ir treinando a escrita da letrinha em maiúscula e minúscula. 

Olha que legal essa aqui também sobre a vogal U, com uma rima antes falando sobre a uva, “Uma fruta tão docinha e com nome tão curtinho, eu sei que começa com U. Vou escrever rapidinho…” Com as linhas de caligrafia com a letra em minúscula e maiúscula para as crianças irem copiando e depois nas últimas linhas podem ir escrevendo a palavra Uva.

Para encerrar com mais uma ótima dica de atividade para inspirar os professores e facilitar o trabalho deles quando forem ensinar as vogais para as crianças, essa atividade aqui para fechar a sequência das vogais, agora focando na vogal O, sempre com alguma palavra usada como exemplo, o exercício para colorir a vogal O em meio as outras, e depois para escreve-la, praticando a escrita da mesma.





Você pode gostar...