DITADO de palavras para 1º Ano para Alfabetização

Vamos falar um pouco sobre DITADO de palavras para 1º Ano, esta que é uma atividade muito usada por professores que gostam de avaliar o grau de progressão dos alunos na questão de reconhecimento das letras, seu uso correto, a junção adequada das mesmas e por ai vai.

Na fase de alfabetização esses ditados são muito funcionais, e podem ser feitos de várias maneiras, seja individual, enquanto os outros trabalham joguinhos, desenhos e outros, mas também podem ser como auto duitado e por ai vai.

As crianças tanto podem escrever como recortar de revistas e colar. Outra estratégia é dar folhas sem linhas e sem pautas para  perceber qual é o alinhamento, e fazer com que as crianças escrevam as palavras da maneira como acreditam que seja, para então analisar como elas entendem a escrita.

 

O ideal ao escolher as palavras para ditado, buscar sempre começar o ditado por uma palavra dissílaba, depois uma trissílaba, polissílaba e por fim um monossílaba. Será mais fácil entender o que se passa na mente da cxriança.

Os ditados recortados também são bastante proveitosos, pois o aluno tem a figura para a qual deverá dar o nome correto, sendo que este deverá ser recortado e colado embaixo da figura.

Os auto ditados são bons para trabalhar a escrita correta, ajudar na organização das letras e dar significado a elas. Aqui a criança deverá pronunciar o nome da imagem e então buscar escrever na linha abaixo.

Aqui mais uma atividade na qual o aluno deverá ser induzido a recortar as palavras correspondentes aos desenhos e colar embaixo do correspondente. O legal é que as palavras estão escritas abaixo de maneira aleatóoria e elas deverão organizar tudo.

Mais uma atividade que desafia a criança a escrever os nomes das imagens. É importante sempre depois de as crianças escreverem as palavras, pedir para que cada uma leia o que escreveu. Assim elas irão interpretar sua própria escrita.

No ditado recortado é importante que elas aprendam a reconhecer as diferentes formas de escrita das letras. Além disso, elas precisam se concentrar no que estão fazendo e podem ler o que escreveram também após a colagem.

Você sabe que as crianças são muito motivadas pelas imagens, não é mesmo? Pois é, atividades com desenhos graciosos depertam a atenção, ainda mais quando se refere a datas especiais. E o natal é uma data que anima muito!!!!

Essa atividade abaixo é bastante interessante, porque a criança deverá relacionar os números com cada letra correspondente, e entre os pequenos nem sempre isso é tão fácil, por isso o ideal é que eles se reúnam em grupos para fazer a substituição dos números pelas letras e descobrir o que está escrito.

Aqui você tem uma atividade que propõe um ditado rcortado com a inicial y, uma letra um pouco complicada para a criança entender, mas que deve ser proposta naturalmente assim como as outras. Como disse os desenhos sempre são incentivadores. 

É muito interessante que o professor fique atento as reações dos alunos enquanto escrevem as palavras, e é importante até anotar os comentários caso haja, para poder entender quais sejam as visões que estes tem sobre o sistema de escrita.

Para ajudar na memorização da letra B, essa atividade abaixo é bastante sugestiva, pois deverão escrever os nomes das imagens, sabendo que todos começam com a letra B. Além de induzir a memorização também exercita a escrita.

Ditar palavras ou propor atividades onde os alunos deverão escrever palavras que se refiram ao mesno assunto é aconselhável e no caso abaico tudo se refere a praia. Fica mais fácil relacionar.

O desafio da junção das sílabas é muito bom para que a criança entenda que sempre precisará de 2 ou mais letras para formar um som ou uma sílaba, e também que vogais e consoantes precisam estar juntas para formar uma sílaba e assim por diante.

Aqui a atividade já é um pouco mais complexa pois a criança deverá escrever o nome dos desenhos, e depois formar frases com os nomes no caderno. Uma boa maneira de saber se ela escreverá as palavras do mesmo jeito.

É só acrescentar a sílaba certa da família do G para formar as diferentes palavras que dão nome aos desenhos. Depois é preciso organizar as palavras para formar a frase. Isso pode custar um pouco nas primeiras vezes!!!!

Aqui você poderá trabalhar matemática e português ao mesmo tempo, pois a criança deverá se inteirar de quantos desenhos há em cada balão e na sequência escrever a quantidade por extenso.

Um auto ditado que traz um banco de palavras abaixo de onde o aluno deverá tirar os nomes adequados a cada imagem. Essa é mais uma tarefa que puxa a criança para a compreensão da leitura escrita.

O ditado recortado, auto ditado e ditado individual ou mesmo em grupo são excelentes exercícios de iniciação à leitura. O aluno deverá buscar o nome certo, recortar, ou ainda escrever do jeito que entede ser, e com isso aos poucos irá percebendo como funciona a leitura e escrita.

E como última atividade que buscamos para você otimizar suas aulas, temos uma tarefa onde o aluno deverá escrever o nome do desenho corretamente e em seguida separar em sílabas. Para isso ele terá que relacionar a pronúncia com a escrita.

 

Leia também:
Atividades Sílabas com C ( Ca co Cu ) alfabetizando

SÍLABAS COM B ( ba be bi bo bu ) para alfabetização

CAÇA PALAVRAS para Imprimir para Crianças diversos temas

Atividades palavras com gu ou qu para baixar

Atividades para DIA DAS MÃES para fazer em sala de aula