Problemas de Matemática para 4º ano do Fundamental

Sabemos que é de extrema importância dominar as 4 operações da matemática, adição, subtração, divisão e multiplicação, e saber resolver problemas de matemática utilizando essas operações irá preparar os alunos tanto para o seu presente quanto para o seu futuro.

Abaixo você vai ter diversas atividades de matemática em formas de problemas, são atividades divertidas e simples, confira e imprima.





Matemática é uma matéria realmente muito importante na alfabetização das crianças, pois é algo que eles usarão para a vida toda, e principalmente a matemática básica, que são as continhas e problemas de adição, subtração e divisão, aqui você verá ótimas dicas de atividades, começando por esta abaixo com 13 probleminhas, para eles recortarem cada um, colarem no caderno e resolverem um de cada vez.





E os probleminhas são ótimas atividades por que? Porque além deles estarem treinando o conhecimento matemático, eles também treinam sua interpretação de texto que é muito importante e cobrado no ENEM e Vestibulares por exemplo, então eles vão aprendendo desde pequenos, para ficarem craques pro futuro.

Mais uma cheia de probleminhas para os alunos resolverem, e os professores podem optar por imprimir e entregar para que eles resolvam em sala, ou então imprimir e entregar para que eles levem pra casa e pratiquem, apesar que o certo é sempre fazer na sala, e o que fazer na sala, chegar e casa e refazer para praticar e não esquecer o aprendeu.

Mais probleminhas aqui eim professores, para vocês terem bastantes opções e praticarem bastante com seus alunos, para que eles fiquem feras na matemática básica, para depois partir para outros conteúdos, pois o essencial antes de tudo é aprender a básica, pois ela será usada em todos os outros conteúdos.

Nessa aqui há seis probleminhas também, o primeiro possui um probleminha de adição, com duas parcelas e o resultado, as crianças terão que descobrir a valor da segunda parcela que está faltando, no segundo também é uma conta de adição, o terceiro é de subtração, o quarto deve-se usar a adição e depois subtração, no quinto também, adição, depois subtração, e o último também, com muita interpretação deve-se realizar a adição e depois subtração pra chegar a resultado.

Esse aqui está bem legal também, com uma atividade primeiramente contendo um probleminha de divisão, onde as crianças terão que dividir 36 por 6 para chegar ao resultado, que seria 6 e depois o outro exercício também é de divisão, 72 por 9, e o terceiro é uma divisão de 28 por 2, bem simples.

Olha essa aqui com probleminhas bem interessantes também, com 10 problemas no total, o primeiro para eles descobrirem qual é o resto baseado no minuendo que é 959 e o subtraendo é 678, já o segundo deve-se descobrir qual é o subtraendo, sabendo que o minuendo é 1428 e o resto é 345, e assim por diante com outros exercícios bem legais também.

Olha só essa aqui toda decoradinha pra chamar atenção dos alunos, caso você seja um professor ou professora que gosta de realizar atividades assim, com primeiramente um quadro contendo um probleminha sobre Lúcia, dividido em três partes que eles  terão que resolver, depois o outro quadro sobre a Dona Cris, dividido em Três continhas também.

Essa é uma avaliação do quarto ano do ensino fundamental, para vocês professores se inspirarem na hora que forem montar avaliações para seus alunos, com quatro exercícios com problemas, o primeiro com adição e subtração para chegar ao resultado, o segundo é de subtração, terceiro de multiplicação e adição e o quarto é um probleminha de divisão.

Mais uma onde os alunos irão recortar cada probleminha, colar no caderno e resolver um de cada vez, e repare que no final há a resposta de cada um, para depois então os alunos conferirem se acertaram, bem legal né? Eles mesmo corrigem seus exercícios, é claro que com o auxílio dos professores, mas se torna mais legal assim.

O importante nos probleminhas, é ler bem para se obter uma boa interpretação dos exercícios, para só então realizar os problemas com as continhas, essa abaixo eles devem ler bem, resolver os probleminhas e marcar entre as opções as respostas corretas, é como no ENEM mesmo, um treinamento desde cedo.

Agora você vai ver uma sequência de três atividades com 30 exercícios no total envolvendo unidades, dezenas, centenas e dúzias para as crianças treinarem, além de treinarem também as continhas de adição e subtração, é uma ótima opção de atividade mesmo, se inspirem professores ou apenas imprimam e entreguem aos seus alunos.

Agora do 11 ao 20, com probleminhas onde os alunos terão que realizar contas de adição e subtração em um mesmo exercício, testar o conhecimento sobre unidade, dezenas, centenas e milhares, junto com continhas de subtração e adição, muito legal.

Para encerrar a sequência de 30 exercícios agora, essa abaixo com o 21 até o 30, e o melhor é entregar uma parte de cada vez, para as crianças não se assustarem com tantos exercícios e ficarem desanimados, então vá entregando aos poucos para completar a sequência.

Essa aqui é outra tabela com probleminhas para os alunos levarem para casa, resolverem e treinarem as formas de fazer continhas, com apenas cinco exercícios bem simples de serem resolvidos, com adição no primeiro, subtração no segundo e no terceiro, o quarto com adição novamente e o quinto e último com adição também, bem legais os exercícios.

Outra bem legal e que pode ser usada como uma avaliação, meio extensa talvez, mas os professores podem dividir em duas aulas por exemplo, com 14 exercícios com problemas sobre medidas de tempo, olha que legal, muito interessante essa atividade para eles treinarem o conhecimento das medidas de tempo e da matemática básica ao mesmo tempo.

Para encerrar, mais uma ótima atividade para os professores usarem com os alunos no aprendizado da matemática básica, com 10 exercícios separados em retângulos, com cada um possuindo um espaço em branco para os alunos realizarem as contas, esta é até mesmo uma boa dica de avaliação.





Você pode gostar...