Como Tirar Casquinhas do Bebê, entenda o que são

Hoje vamos falar de um assunto que normalmente preocupa muito as mães, especialmente quando são marinheiras de primeira viagem. Vamos tratar de saber Como Tirar Casquinhas do Bebê, uma vez que por mais que seja totalmente normal na cabeça do recém nascido, sempre tem aquelas pessoas que acham que é falta de cuidados, não é verdade?

O fato é que apesar dessa descamação aparecer na cabeça do bebê e até causar constrangimento e incômodo, mas não deve ser causa de preocupação. À medida que seu bebê vai crescendo essas casquinhas vão desaparecendo gradativamente.

Dermatite Seborreia ou Crosta Láctea, o que é?

Essa descamação conhecida como Dermatite Seborréica ou Crosta Láctea, aparece nos recém nascidos temporariamente,  podendo permanecer por alguns meses ou em alguns casos, até os 3 anos de idade, mas na maior parte das vezes acaba sumindo antes.

É interessante dizer que esta além de aparecer no couro cabeludo, ainda poderá aparecer nos ouvidos, sobrancelhas, pálpebras e ao redor no nariz,  mas não se trata de uma alergia ou algo perigoso. É normal e não é contagioso, muito menos aparece por falta de higiene. Não dói, não coça e não irrita a pele. Mas o que acontece é que em alguns casos pode deixar a pele irritada e coçar, deixando o bebê um tanto agitado, e por isso é bom tratar antes que isso aconteça.

As causas disso são ainda desconhecidas, mas o que se pode perceber é que se o local ficar úmido e muito quente, deixa a criança mais suceptível. Acredita-se também que possa ter influência de alterações hormonais passadas pela mãe durante a gestação e amamentação que estimulam a produção de glândulas sebáceas provocando a dermatite.

Casos de preocupação

Pode acontecer de a descamação aumentar e se espalhar por todo o corpo do bebê, ou ainda o aparecimento de manchas avermelhadas e erupções da pele, sangramentos. Caso isso aconteça deverá imediatamente buscar ajuda médica, pois já foge do normal e poderá ser motivadas por bactérias e fungos, e é necessário saber o porque disso.

Como deve ser o banho

Na hora de dar o banho diário do seu bebê é importante alguns cuidados básicos. Então antes de dar o banho, você deverá com ajuda de um algodão passar óleo de amêndoas em toda a região afetada pela dermatite e deixar agindo por uns 30 minutos, e massagear suavemente até que essa crosta vá se desfazendo, e somente então dar o banho.

Poderá também usar a ajuda de uma escovinha de pentear muito macia, massageando delicadamente ir retirando as casquinhas sem que a pele fique ferida.

Um cuidado se deve ter, é o de nunca forçar a retirada das casaquinhas, pois se mesmo com a ajuda do óleo, e a massagem com a escovinha não sair, deverá deixar para uma próxima tentativa. E neste caso o bom é passar o óleo mais cedo, pelo menos 1 hora antes do banho para que amoleça mais facilmente.

Depois é só dar o banho normalmente e ajudar esfregando a região com um algodão molhado na água do banho e o shampoo especial para bebê.

Óleo de Amêndoas

As amêndoas  são ricas em nutrientes que fazem muito bem a saúde do ser humano. E por conta disso, o óleo de amêndoas é um poderoso hidratante da pele, mas também tem poder adstringente e se passada no couro cabeludo  do bebê ou na pele, poderá hidratar e ajudar na eliminação das incômodas casquinhas.

Como já disse, basta embeber um algodão e massagear o local até que se desprendam as casquinhas.

O cheiro natural do óleo de amendoas é agradável e não incomoda, mas é preciso tomar cuidado com óleos rançosos. Já os aromatizados não são aconselhados para usar em bebês.

Tendo um valor muito baixo, este óleo pode ser encontrado por até 8,00 a 9,00 reais.

Pomada Berlison

Tendo como princípio ativo o Acetato de Hidrocortisona, essa pomada é  um corticóide de uso tópico e indicada para doenças da pele, inclusive as dermatites seborréicas em bebês.

Tem muitas contraindicações  e reações adversas e jamais deve ser usada sem orientação médica, e também não deve ser usada por mais de 3 semanas em crianças com menos de 4 anos de idade.

Deve ser usada de 2 a 3 vezes ao dia, numa camada muito fina com leve massagem.

seu custo médio é de 11,00 a 28,00 reais, mais ou menos.

Óleo Johnson’s

O óleo Johnson’s é muito conhecido, pois já está a anos no mercado, e agora tem a versão baby que é especialmente desenvolvida com óloeo de amêndoas puro para cuidar da pele do seu bebê.

Super hidratante, este é capaz de proporcionar 10 vezes mais hidratação quando passado sobre a pele úmida, evitando o ressecamento através de uma fina camada de proteção que se forma sobre a mesma.

Traz suave cheiro floral, muito agradável e deve ser evitado seu uso sobre a pele irritada ou ferida.

Mas é uma ajuda na retirada das casquinhas, podendo ser usada da mesma maneira que o óleo de amêndoas comum.

Seu custo é de 25,00 reais mais ou menos.

Bepantol derma Liquido

Este é um super hidratante para pele e cabelos à base de alta concentração de Despantenol ou seja Pró-vitamina B5, que ativa a regeneração da pele e melhora a hidratação. 

Mas quando se trata de uso no bebê o mais ideal é a versão Bepantol creme Baby.

Passe uma fina camada. O cheiro é suave, traz extratos de camomila e outros.

O preço é em torno de 20,00 reais uma bisnaga de 30gr.

Leia também:
Pomada para Dermatite Seborreica no rosto, Nomes (Tratamento)

Remédio e Pomada para Urticaria no Corpo ( Irritação na Pele )

Óleo Mineral tanto para pele quanto Intestino

Remédio Anti-inflamatório para dor da Tatuagem, Tratamento

Pomada Para Tirar Sardas do Sol, Como usar