Como hidratar o couro da Bota, do Sapato, passo a passo

Saber cuidar dos calçados em couro, certamente é de fundamental importante para que eles tenham um tempo  de vida útil maior e ainda podem manter a beleza original e a maciez do calçado.

Para se conseguir isso, existem algumas dicas bem interessantes que vamos passar a seguir para aqueles que desejarem aproveitar no momento de cuidar do próprio calçado.

O processo de Limpeza

Calçados de couro são bem conhecidos pelo conforto que podem apresentar e também pela longa duração. Porém, para que isso seja de fato uma realidade, é preciso ter alguns cuidados com esse tipo de calçados e entre os principais segredos para a conservação é evitar molhar ou então deixar o calçado secar ao sol.

Melhor maneira de executar a limpeza:

  • Retire os detritos e resíduos presentes no calçado usando uma escova de cerdas mais duras. Faça isso com movimentos leves para não danificar o couro,
  • No momento de iniciar a limpeza, use uma flanela macia passando sobre a superfície do cabedal ou mesmo no seu interior, sempre com calma, tirando tempo para essa atividade,
  • Para evitar molhar demais o couro, umedeça a flanela e misture a um produto adequado à limpeza do couro e aplique sobre toda a superfície do cabedal. Se acaso a sujeira for mais superficial, apenas a flanela umedecida com água poderá ser o suficiente.

Por fim, enxugue o calçado retirando o quanto for possível de sua umidade e depois coloque para terminar de secar em um ambiente com ventilação, ao abrigo do sol.

Observação – no caso de molhar o calçado por dentro, utilize  jornal para secá-lo. Coloque algumas folhas dentro do calçado e pressione levemente para retirar a umidade. Isso também vai evitar que ele fique com o cheiro ruim.

Além disso, em caso de sair na chuva e por algum acidente o calçado encharcar, mesmo assim, não o exponha ao sol para secar. Assim que for possível, retire o excesso da umidade com um pano seco ou mesmo com jornal para para a parte interna do calçado e depois deixe-o secar em local ventilado iluminado, mas sem a incidência dos raios do sol.

Itens para Hidratar o couro e dar brilho

 

 

Para poder fazer um trabalho caprichado e garantir beleza e vitalidade ao couro da bota ou outro tipo de calçado, é importante ter a disposição alguns itens apropriados para esse fim.

Por isso, providencie os seguintes itens:

  • Uma escova de sapato com cerdas macias,
  • Flanela macia limpa,
  • Graxa ou outro tipo de hidratante específico para o couro, desde que seja na cor do calçado.
  • Esponja apropriada para passar esse produto a ser usado,
  • entre outros itens que podem ser necessários.

 

Passando a pasta no sapato

Para aprender como hidratar o couro da bota ou de outros calçados, siga essas dicas:

  • Retire os cadarços para facilitar o trabalho,
  • Com um pano macio, passe uma camada de hidratante para couro e depois deixe agir por alguns minutos.
  • Passado esse tempo, agora é hora de caprichar no polimento do couro e devolver-lhe a beleza. Para isso, pode ser usado graxa, cera ou algum outro tipo de polidor.

Atenção – na hora de buscar por um produto para aplicar sobre o couro de sua bota ou outro sapato, evite as opções líquidas que imitam a graxa, pois essas tendem a danificar o couro causando rachaduras. As melhores opções são mesmo as tradicionais graxas com marcas conhecidas como a Nugguet que está no mercado há muitos anos.

Lustrando o calçado

Com um pano macio e limpo, faça movimentos circulares sobre o cabedal do calçado de couro cuidando para que o polimento aconteça de forma uniforme. Depois disso, deixe o calçado secar.

Quando o calçado está bem seco e precisa apenas de brilho, uma dica bastante interessante é aplicar a graxa sobre o cabedal e expor o calçado ao sol por 10 minutos e daí então passar a flanela macia para lustrar e dar brilho.

Como manter o brilho

Uma dica bem interessante para ajudar aqueles que desejam saber como hidratar o couro da bota e manter o brilho por mais tempo é usar o óleo vegetal sobre o cabedal do calçado.

Pode ser difícil acreditar, mas o óleo de milho que usamos na cozinha, funciona com muita eficácia para hidratar, dar brilho e ainda manter a vitalidade do couro, seja esse sintético ou natural.

Como devemos proceder:
Depois de limpar o calçado com uma flanela umedecida, use outra flanela embebida no óleo e passe por sobre todo o cabedal da bota fazendo movimentos circulares. Em poucos instantes, será possível perceber os resultados com o brilho no calçado.
Esse polimento é bastante durável, mas não deve substituir a graxa. Apesar da eficácia no tratamento do couro, o óleo não apresenta as mesmas propriedades encontradas na graxa específica para o couro.
Nesse caso, aconselha-se o uso do óleo, apenas de vez em quando, quem sabe para um momento de urgência em que a graxa específica para o calçado se encontra em falta.
Depois de aplicar o óleo sobre o couro do calçado, passe um lustro sobre todo o cabedal, espere por algumas horas repita a operação com o pano para lustrar, pois quanto mais vezes aplicar esse lustro de polimento, maior será o brilho no calçado.
Leia também:
Como Tirar amarelado do FAROL do carro com truques caseiros

MEIAS de LÃ de crochê passo a passo confira dicas

Atividades de Português sobre Os VERBOS ( como usa-los )

Pomadas para Queimaduras Nomes, Como usar

DESENHOS para colorir da Bíblia