Textos curtos de LEITURA para Alfabetização infantil

Com pequenos textos os alunos começam treinar a leitura, pois no processo de alfabetização depois de começar a montar as sílabas os alunos devem começar a ler frases.

Lendo pequenos textos o aluninho começará também a entender como funciona a pontuação dentro da frase.





O processo de aprendizagem é cada vez mais estimulado com o processo de repetição.

Disponibilizaremos abaixo 25 fichas contendo textos com alguns parágrafos com palavrinhas simples.





Para estimular a leitura em sala de aula, você pode pedir para os alunos se sentarem em dupla para ler em voz alta um para o outro o cartão com o mini texto, além de ler mentalmente o pequenino precisa ouvir a sua voz pronunciando cada palavras.

Ideias como essas vão auxiliar a criança a ter cada vez mais o domínio da língua portuguesa.

Veja abaixo os cartões, imprima e tenha boas atividades com os alunos.

Como escolher Textos curtos de LEITURA para Alfabetização infantil:

  • Escolha textos que despertem o interesse das crianças
  • Procure oferecer textos com letras legíveis
  • Proporcione textos em diferentes tipos de letras
  • Se tiver ilustrações, com certeza, despertará mais a atenção das crianças

Para começar, um texto não pode ser somente curto, mas deve ser interessante a ponto de chamar a atenção da criança. Deve ter significado e fazer a criança pensar. Pois além de decodificar símbolos, ela precisa começar a interpretar desde muito cedo.

 

 

 

Mas claro que devem ser textos simples para que cheguem no nível de compreensão da criança. A complexidade deve ir aumentando de acordo com a capacidade dos pequenos. Desenhos ilustrando ajudam muito a imaginação fluir.

 

 

Nesse texto abaixo, a descrição do jogo de dominó é de maneira simples mas que faz a criança internalizar vários conceitos ao mesmo tempo, formas, matérial, quantidade, sequência e vários outros ao mesmo tempo em que exercita a leitura.

 

Esse é um texto que pode ajudar a reafirmar a escrita de palavras com a letra B, por exemplo. Toda criança gosta de desenhos como este da baleia e é um incentivo a mais para melhorar a leitura dos pequenos.

 

 

As rimas são legais para ajudar a criança a entender o uso de algumas letras, o som destas como por exemplo, o O e o Ç. Poesias sempre são bons textos para incentivar a leitura e escrita da garotada.

 

 

 

Outra coisa importante na hora de oferecer textos curtos para que as crianças leiam, é oferecê-los em diferentes tipos de letras. Começando com a caixa alta e aos poucos ir colocando textos com letras cursivas, gráficas e outras.

 

 

Esse texto abaixo é bem curtinho, e deve ser o ideal para crianças que estão começando a ler, justamente para que sejam incentivadas e não desanimadas. O tamanho do texto deve ir aumentando aos poucos.

 

Histórias são sempre bem vindas, e toda criança ama escutá-las, mas quando chegam na fase em que já podem lê-las por si só, o prazer é ainda maior. Aguçam a atenção, concentração, entonação de voz, expressam, percepção visual e auditiva, enfim…..

 

Neste texto abaixo que vem em forma de poesia, a criança ao mesmo tempo em que treina a leitura pode começar a pensar sobre o que poderá ser quando crescer. Uma maneira divertida de praticar a leitura.

 

Olha aqui um texto que evidencia o uso do R. E o legal também, como já disse, é sempre buscar textos que tragam imagens, pois o visual sempre vai incentivar a criança a aprender mais facilmente.

 

Esse é um texto que pode ser lido por uma criança enquanto as outras interpretam o texto abraçando uns aos outros. São coisas simples que podem ser feitas para motivar o aluno nesse âmbito da sua aprendizagem.

 

O texto do tico tico pode evidenciar o uso da letra T¨. E olha só que estímulo visual bonito esse pássaro todo cantante e com suas cores características para incentivar a garotada!!!! O estímulo visual é importante!!!!

 

A escolha do texto deve sempre ser escolhida de acordo com o nível de capacidade de cada aluno. Mas uma coisa é certa, textos mais complexos, que desafiam sua capacidade também são ótimos para fazê-los despertar.

 

 

Hoje além de muitas cartilhas que trazem textos assim interessantes como estes que estamos trazendo para você, a oportunidade também está em escolher na internet, imprimí-los e fazer fichas de leitura que podem rodar a sala de aula. 

 

 

Não tem limites a quantidade de textos disponíveis, e aqui estamos deixando uma série deles justamente para te deixar mais a mão textos interessantes que com certeza vão  ajudar a despertar , no seu aluno ou filho, o gosto pela leitura. 

 

 

Quem sabe você poderá escolher textos de acordo com o interesse da criança sobre determinado assunto. E geralmente os meninos, por exemplo, desde muito cedo já gostam de motos, carros e pensam em ser mecânicos.

 

 

Trabalhar alguns medos que as crianças normalmente tem através da leitura é uma boa alternativa para ajudá-los a superá-los. Aqui temos um texto que vem falando justamente sobre isso e pode ser bastante interessante!!!

 

Existem muitos tipos de textos, e este abaixo vem falando sobre a persistência e o não desistir dos sonhos, inclusive o de conquistas no decorrer da vida. Um incentivo indireto que pode fazer a diferença para uma criança.

 

Textos sobre animais sempre vão incentivar a criatividade, imaginação e a sensibilidade nas crianças, e são ótima alternativa para quem quer aumentar as chances de a criança aprender com maior facilidade.

 

 

Este texto abaixo é bem curtinho e vem em forma de poesia, o que garante ainda mais interesse no aluno nos momentos de leitura. Esse momentos de leitura devem ser feitos com frequência, e nem precisam ser tão prolongados.

 

 

 

Olha aqui você tem 4 tipos diferentes de textos, mas todos eles com referência a animais. Uma boa sugestão para você fazer pequenas fichas de leitura para momentos especiais. Repare que em caixa alta, fica mais fácil para o aluno ler, mas devem ser oferecidos outros tipos de letras também.

 

Você pode montar uma biblioteca de fichas de leitura ou apostilas com determinados assuntos, que permitem aos alunos escolher aquele que mais gostam. E o assunto de bichos é sempre bem vindo e agrada muito.

 

 

Olha só, ai mais 4 assuntos para você incentivar a criançada ao hábito da leitura. Fazer com que estes aprendam a ler sobre diferentes assuntos, diferentes tipos de textos é um exercício que deve ser praticado desde muito cedo. 

 

 

Pois é, ao incentivar a leitura das crianças, é sempre importante ter em mente que devem ser oferecidas a elas leituras edificantes, sem maldade, que façam com que os bons conceitos de vida sejam evidenciados de maneira natural na vida da criança.

 

 

 

Escolha daqui os textos que mais gostou e faça suas crianças sentirem o prazer da leitura, garantindo a eles tudo o que puder para que estes tenham um bom fundamento para os aprendizados posteriores. Isso vai fazer toda a diferença!!!!





Você pode gostar...