Infecção urinária tratamento Caseiro Indicações

Complicações como as infecções urinárias podem ser comuns no ser humano, especialmente nas mulheres que são mais susceptíveis a essa doença causada por infestações bacterianas.

O que Causa

A infecção Urinária é uma complicação que pode ocorrer em órgãos diferentes, seja na bexiga, nos rins, na uretra e também nos ureteres, apesar de ser mais comum na parte mais inferior do trato urinário onde se encontra a bexiga e a uretra.

Esse tipo de infecção é mais comum nas mulheres do que nos homens, e isso, se dá por que o caminho a ser percorrido pelas bactérias desde a entrada do canal urinário até a bexiga é mais curto e acessível do que nos homens.

Segundo algumas estimativas, pelo menos 30% da população feminina vai, em algum momento da vida ter que enfrentar esse tipo de problema infeccioso.

Nos homens esse tipo de infecção é mais comum em indivíduos com mais de 50 anos de idade ou que apresentem alguma complicação com bloqueio no canal da urina ou ainda em casos em que estes se submeteram a uma circuncisão.

As causas dessas infecções são as infestações por fungos, ou bactérias, ou vírus que geralmente já se encontram presentes nas regiões genitais.  Quando ocorre uma deficiência no sistema de proteção do organismo, esses agentes infecciosos se prendem ao revestimento do trato urinário e daí então começar o processo da infecção.

Sintomas Observados

Em geral, os sintomas que se percebe em pessoas com uma infecção no trato urinário são:

  • Sensação de queimação na bexiga ou na uretra no momento de urinar,
  • Desejo forte de urinar com mais frequência, mesmo não havendo necessidade,
  • Dores musculares,
  • Dor ao urinar que pode ser mais suave ou mais intensa,
  • Dor na região abdominal,
  • Sensação de cansaço,
  • Urina com aparência turva,
  • Cheiro forte na urina,
  • Urina com sangue – casos mais adiantados,
  • Confusão mental ou delírio – pacientes idosos,
  • Dor constante na região pélvica da mulher,
  • entre outros sintomas.

Chá de Salsinha

Devido as propriedades diuréticas que a Salsinha tem em sua composição, essa planta pode ser reconhecida como um importante aliado nos tratamentos naturais para combater a infecção urinária. Além do chá, a Salsinha pode ser usada também em sucos naturais ou simplesmente ingerida naturalmente sem comprometer seus benefícios.

Receita para o chá de Salsinha – não existem segredos, basta providenciar o equivalente a 30 gramas de Salsinha fresca para cada 2,5 litros de água. Comece colocando a água para ferver e, depois que levantar a fervura, acrescente a Salsinha e deixe ferver mais 3 minutos e então, retire do fogo.

Deixe descansar em um recipiente bem fechado até esfriar. Feito isso, é só coar e usar em lugar da água durante o dia.

Atenção – esse chá tem um sabor e aroma bem agradável e não tem necessidade de adoçar. Para aproveitar bem os benefícios desse chá, ele deve ser consumido no mesmo dia, nunca deixar sobrar para o dia seguinte.

Suco de Mirtilo

Outra opção em remédio caseiro para combater as infecções do trato urinário é o suco de Mirtilo, uma planta que é encontrada em espécies diferentes e apresenta um sabor bem agradável e refrescante.

Essa fruta na coloração azul é considerada a fruta com maior fonte de agentes antioxidantes e o melhor é que por se tratar de um fruto muito pequeno, menor ainda do que uma baga de uva, ela oferece esses antioxidantes em doses mais exatas.

Receita de suco de Mirtilo – para essa receita você vai precisar dos seguintes ingredientes: 1 xícara de mirtilos, suco de 1/2 limão ou mais se desejar, 1/2 litro de água, gelo a gosto e açúcar mascavo (opcional).

Como preparar o suco – primeiramente será preciso bater os mirtilos no liquidificador juntamente com a água. Depois disso, coe esse suco e volte a bater, agora com o açúcar se desejar, e o suco de limão.

Depois disso, é só servir com algumas pedras de gelo.

Chá de Aroeira

Ao falarmos do chá de Aroeira, é importante lembrar que existem várias espécies dessa planta na natureza, mas apenas a Aroeira Mansa é recomendada para fins medicinais.

Também pode ser recomendada como medicamento a Aroeira-do-campo, a Almecegueira, a Lentisco e a Rasteira.

Entre as muitas propriedades medicinais que essa planta apresenta em sua composição devemos destacar que ela diurética, depurativa e laxante, o que a torna eficaz nos tratamentos para a infecção urinária.

Como preparar o chá de Aroeira – providencie 1 litro de água e 100 gramas de folhas frescas de Aroeira. Primeiramente é preciso ferver a água e assim que levantar a fervura é só acrescentar as folhas de Aroeira e deixar descansar por 5 minutos.

Passado esse tempo, só precisa coar para começar a fazer o tratamento. Recomenda-se a ingestão de 3 a 4 xícaras por dia e para quem preferir, também pode ser ingerido gelado.

Chá de Alfazema

Por apresentar propriedades calmantes e analgésicas, o chá de Alfazema também pode ser indicado no tratamento da Infeção urinária.

Como preparar o chá – providencie o equivalente a 70 gramas de Alfazema para 1 litro de água fervente. Misture os dois ingredientes e deixe agir por infusão por alguns minutos.

Depois disso, é só coar e começar o tratamento usando esse chá durante o dia.

Ingerir MELANCIA

A melancia é uma fruta que combinada com a laranja, torna-se um excelente remédio natural para combater as infecções do trato urinário, pois trata-se de uma fruta com propriedade diurética muito poderosa.

Como usar a melancia -para tratar dos problemas relacionados ao trato urinário, recomenda-se fazer um regime de 3 dias seguidos, ingerindo apenas o suco da melancia e nada mais.

Leia também: