Chá de Carqueja Para que Serve, como Tomar

Mesmo com a mídia fazendo todo um trabalho de divulgação dos medicamentos químicos vendidos nas farmácias, ainda existem pessoas conscientes de que sempre que possível, os remédios de origem natural são mais aconselhados para solucionar os problemas de saúde.

Com isso, cresce o número de farmácias especializadas em oferecer ao público as muitas opções em ervas e outros medicamentos encontrados facilmente na natureza, o que favorece bastante aqueles que se preocupam com a saúde.

Por isso, vamos aproveitar para tecer alguns comentários sobre uma planta facilmente encontrada nas regiões brasileira e que certamente tem muitos benefícios a oferecer para o ser humano.

Vamos falar do Chá de Carqueja, uma planta que chama a atenção pelo seu aspecto diferenciado das demais espécies encontradas na natureza.

O que é a planta

A Carqueja cujo nome científico é Baccharis Trimera é uma espécie de planta brasileira. Por conta de suas propriedades medicinais, essa é uma das espécies de plantas cultivadas no projeto Embrapa para desenvolvimento de plantas medicinais.

A Carqueja tem algumas características bem distintas de outras plantas e se destaca como um arbusto bastante ereto que pode atingir a uma altura de até 80 cm quando está plantada em terreno mais úmido e adubado.

Na planta o que mais se destaca são os ramos que tem uma formato com três lados com uma coloração verde mais claro com folhas bem reduzidas.

Para que tomar chá de Carqueja

O chá de Carqueja apresenta muitos benefícios entre eles podemos citar:

  • Ajuda a controlar o apetite – ótima notícia para quem precisa cuidar do peso.
  • Previne e combate a Anemia.
  • Excelente depurativo do sangue.
  • Bom em tratamento contra a gripe.
  • Ajuda a combater a diarreia.
  • Atua como um poderoso antitérmico para baixar a febre.
  • Combate a prisão de ventre.
  • Contribui para diminuir os níveis de glicose no sangue.
  • Combate as infecções intestinais, complicações com a bile e afecções do estômago.
  • Protege a saúde do fígado.
  • Ajuda no controle da Diabetes.
  • Combate a gastrite.
  • Combate os radicais livres propagadores do câncer.
  • Protege o sistema respiratório.
  • entre outros benefícios.

Como preparar

Com essa erva a disposição, o preparo do chá é muito fácil. Providencie 1 colher (sopa) cheia de folha de Carqueja picada para 700 ml de água.

Leve a água ao fogo até ferver e então acrescente as folhas da Carqueja e deixe agir até esfriar. Depois disso, coe e use o composto para ingerir de 3 a 5 vezes ao dia, sem deixar sobras para o dia seguinte.

Esse tipo de chá também pode ser preparado com a combinação de outros ingredientes como, por exemplo, a flor de Camomila ou a erva-doce, sem comprometer os resultados.

O chá Emagrece

Sem dúvida alguma, esse tipo de chá é uma excelente opção para os tratamentos para perder peso, pois oferece algumas propriedades bem características que contribuem para esse benefício, veja porque.

  • A planta contém um alto potencial diurético, isso faz com que o seu uso contribua com a eliminação de líquidos e com eles, as toxinas presentes no corpo. Isso também vai causar uma limpeza do organismo e consequentemente contribuir com o emagrecimento.
  • Devido a presença de Cromo na composição da Carqueja, o uso do chá também promove a sensação de saciedade inibindo o apetite. Com isso, a pessoa come menos, adquire menos calorias e percebe os resultados ao se observar diante do espelho.
  • Também precisamos lembrar que o chá preparado com a Carqueja regulariza as funções gastrintestinais, retardando o processo de digestão dos alimentos. Com isso, a pessoa demora mais tempo para sentir fome, o que vai promover os benefícios para se perder peso.

Ele é contraindicado quando…

Apesar dos muitos benefícios que o chá de Carqueja pode oferecer para o organismo, não podemos negar que este também tem seus efeitos colaterais e também as contra-indicações.

O chá feito é contra-indicado nas seguintes situações:

  • Mulheres grávidas não devem fazer uso desse chá, pois existem riscos de aborto,
  • Também as mulheres que estão amamentando devem evitar esse chá, pois ele contém algumas propriedades negativas para o bebê que podem ser transmitidas através do leite.
  • Indivíduos com Hipoglicemia também não devem ingerir esse tipo de chá, pois os níveis de açúcar no sangue baixarão ainda mais,
  • Pessoas que tem problemas com a pressão arterial, também devem evitar esse tipo de chá,

Efeitos colaterais – em geral, os efeitos colaterais acontecem por conta de um tratamento mais prolongado com o chá ou então quando é ingerido com doses elevadas.

Entre os efeitos adversos pode acontecer uma intoxicação do organismo com o enfraquecimento do sistema imunológico e crises de pressão baixa.

Atenção – para evitar que aconteçam esses tipos de complicação, recomenda-se que o tratamento feito com esse chá, seja acompanhado de um nutricionista.

Infelizmente, muitas pessoas, devido a expectativa de alcançar os melhores resultados especialmente em tratamentos para a perda de peso, esquecem de se alimentar corretamente e isso, pode casuar algum tipo de carência nutricional para o organismo. Nesse caso, o tratamento que poderia ser um benefício, pode se transformar em um grande inimigo da saúde.

Lembrete – independendo do tipo de medicamento que é usado em tratamentos para a perda de peso, é imprescindível que se opte por uma alimentação balanceada e se pratique atividades físicas diárias para que esse tratamento garanta os melhores resultados.

 

 

Leia também: