Atividades de MULTIPLICAÇÃO para imprimir para alunos

Nos primeiros anos de ensino fundamental, uma das funções da matemática é ensinar o aluno a aprender a fazer cálculos de multiplicar para então começar a realizar exercícios com continhas de matemática pois no dia a dia durante toda a vida vamos nos deparar com exemplos práticos do uso desses cálculos.

Então para você professor, traremos a seguir várias atividades de multiplicação para imprimir para começar a praticar com seus alunos e assim fazer a criança dominar a multiplicação do 2 ao 9 sem grandes dificuldades, os alunos vão adorar as atividades que são simples e divertidas.

As atividades trarão desenhos, cruzadinhas, problemas, enfim diversificados métodos para que o aluno consiga fixar em sua memória a multiplicação de uma forma bem alegre, vamos ver abaixo as atividades que você poderá imprimir para seus alunos.

Porque as atividades de multiplicação para imprimir:

  • Porque elas vão ajudar na internalização deste conteúdo fundamental no ensino da aprendizagem matemática
  • Porque o aprendizado de cálculos matemáticos vão acompanhar qualquer pessoa por toda a vida
  • Para ajudar na autonomia e independência da criança

Continhas multiplicação com 3

Aqui começamos a ver alguns cálculos de multiplicação com 3 dígitos. Uma continha que pode ser utilizada com alunos a partir da 3º ou 4º anos. Para crianças menores, devem ser mais simplificadas. É importante usar materiais de apoio.

É possível usar de vários tipos de atividades para ensinar a multiplicação para as crianças nas séries iniciais, e estimular através de imagens, materiais como palitos, tampinhas entre outros. Tabelinhas, joguinhos e brincadeiras Também são essenciais.

Nesta atividade abaixo, a criança é estimulada a pensar, pois é desafiada a encontrar o número certo para cada quadradinho a fim de que sua continha feche no resultado correto. Exercita a atenção, concentração, percepção visual entre outros fatores.

Atividades com multiplicação

Mais uma atividade que faz a criança pensar muito, além de que aprende a entender também as questões de unidade, dezena, centena, unidade de milhar e dezena de milhar. Atividades onde a criança se sente desafiada são ótimas para o aprendizado!!

Esta atividade simula um jogo de dominó onde a proposta é aprender a adição e multiplicação ao mesmo tempo. Se a criança foi bem instruída sobre como resolver essas questões matemáticas, com certeza irá amar!!!

Atividades como estas de enigmas ou troca de imagens por números, sempre deixam as crianças muito motivadas. Pois como são curiosas querem saber no que vai resultar, e é ai que conseguem assimilar o que lhe é proposto.

Nesta atividade a ideia é ensinar as crianças através de conjuntos de animaizinhos, frutos, flores e objetos que despertam a atenção dos pequenos. Experimente e você vai perceber que pode ser muito legal a partir desta atividade!!

Olha só que ideia, criança é sempre muito curiosa e motivada, e a partir dessa atividade ela tem a oportunidade de aprender a multiplicação de uma maneira divertida e curiosa. Qualquer criança vai gostar dessa atividade!!!

Colorindo e multiplicando

Outra atividade legal que ao mesmo tempo em que provoca o aprendizado de multiplicação, também ensina a criança a relacionar e organizar, dessa forma consegue organizar também seus pensamentos.

Olha só que legal essa atividade, não tem número algum, e sim somente desenhos, mas a criança deverá relacionar as colunas e quantidade dos desenhos, possibilitando a multiplicação. Uma atividade bem legal!!!

Aqui a proposta é fazer a continha e depois representar o resultado através de desenhos das frutinhas em cada árvore. Toda criança gosta de desenhar e colorir. São atividades como esta que incentivam os pequenos!!!

Olha só esta atividade que propõe a ideia de troca de símbolos por números. Seja na montagem da situação problema ou no resultado, de qualquer maneira a criança vai aprender, porque os desenhos despertam sua atenção e curiosidade. 

Olha só como esta atividade exige atenção, concentração e percepção visual das crianças, onde elas vão ter que descobrir quantas fileiras e quantos alunos multiplicando os números. E depois desenhar de acordo com o que os números pedem.

Especialmente para os meninos que já sentem aquele gostinho por futebol, esta atividade vai ser para lá de motivadora, pois num mosaico da bola eles vão descobrir os resultados. É só propor que eles vão fazer!!!

Aqui na imagem abaixo, você tem mais um modelo de atividade onde a criança deverá fazer a multiplicação através da contagem das colunas e fileiras, multiplicando uma pela outra e descobrindo o número total de desenhos.

Entre as atividades de atividades de multiplicação para imprimir, você pode conseguir atividades específicas para um dos seus alunos, de acordo com o seu nível de conhecimento e desenvolvimento. Ecomo sabemos, dentro de uma sala de aula existem alunos de todos os jeitos.

Olha só essa cruzadinha incentivando o aprendizado em multiplicação de matemática com tema junino, e toda criança gosta muito disso. Nesta cruzadinha elas devem completar com os devidos resultados

Através de imagens ou do lúdico, é sempre mais fácil ensinar as crianças, especialmente quando é a vez dos números. Na atividade abaixo, você consegue estuimular o pensar do aluno, assim como sua atenção e concentração. 

Multiplicando com 2

É importante oferecer a criança diferentes atividades com o mesmo propósito, pois isso ajuda a exercitar a memorização e a entender melhor o assunto que pretende-se ensinar. Um simples desenho já pode ser algo motivador.

De vez em quando, você pode pensar em repetir uma mesma atividade para ver se a criança realmente entendeu o assunto. Uma boa sugestão, é fazer uma primeira vez em conjunto, e depois no individual, assim você testa a cada um.

Bom até aqui acredito que você já deve ter encontrado várias atividades que cairam no seu gosto, aquela que provavelmente fez você pensar num aluno em específico, aquela que vai aplicar no coletivo, e até aquela que poderá servir como uma avaliação do seu aluno.

Hoje, o professor pode intercalar as atividades impressas com atividades escritas no caderno, isso vai ajudar o aluno a lidar com as várias opções de aprendizado. Mas lembre-se de que as duas partes são muito importantes. 

Mas, acredito que não estou falando somente para professores e sim para pais que também estão em busca de atividades para ajudar seus filhos a aprenderem com mais facilidade. Quem sabe aquelas tarefinhas para o período de férias….

Então, capriche nas escolhas, e pense sempre no tipo de clientela que você precisa atingir, e qual será a melhor maneira de alcançar seus objetivos, assim você terá uma maior clareza de qual será a atividade mais conveniente.

Bom, acredito, que as atividades aqui apresentadas, foram muito úteis e atenderam suas expectativas. Você pode imprimir uma para cada dia, deixando a criançada bem afiada na multiplicação.

 

 

 

Leia também:
Atividades de Matemática para 1 ANO somando números

Atividades Decomposição De Números para Matemática

Atividades Sílabas com C ( Ca co Cu ) alfabetizando

Problemas de Matemática para 4º ano do Fundamental

DITADO de palavras para 1º Ano para Alfabetização