Hoje queremos falar sobre Adoçante Xilitol e seus incríveis Benefícios, um elemento que mostra que não é somente açúcar ou mel que pode adoçar seu chá ou seu café.
Parece até brincadeira mas adoçar chás, café, sobremesas e outros nunca causou tantas dúvidas como agora, pois é uma infinidade de possibilidades, e quando parece que achou aquela certa, descobre-se contra indicações.
Mas entre tantos, será que o Xilitol é o adoçante certo agora para podermos adoçar as coisas sem nenhuma preocupação?
Assuntos deste texto
O que é
O xilitol é um adoçante que se origina do açúcar encontrado em pequena quantidade nas fibras de frutas, cogumelos, vegetais e até em algumas madeiras. Sendo assim, tem sua fonte completamente natural.
Pode ser usado para adoçar tudo na cozinha e segundo recentes pesquisas, é um produto anticárie, contra o diabetes, contra desordens no metabolismo lipídico, contra lesões renais e parenterais, na prevenção de otite, infecções pulmonares e ainda contra osteoporose.
Tendo sabor bem semelhante ao açúcar, este também possui 40% menos calorias de o açúcar comum, e hoje é encontrado em gomas de mascar, doces, balas e outros alimentos para diabéticos. Também é encontrado em produtos para higiene bucal.
Como é refinado, não possui nenhuma propriedade como vitaminas, minerais ou proteínas, e apesar de ser álcool de açúcar, que são carboidratos, não eleva os níveis de açúcar no sangue.
Enquanto o açúcar de mesa tem a glicose que eleva o nível de glicemia e insulina devido a frutose, o xilitol ao contrário, contém zero de frutose, sem nenhum efeito nocivo a saúde.
Para que serve?
O xilitol serve para adoçar sucos, chás e cafés, entre outras bebidas e também na produção de outros doces na culinária.
Xilitol é bom?
Este é considerado um adoçante benéfico, uma vez que seu índice glicêmico fica entre 5 e 12, contra 60 e 70 do açúcar comum. Portanto é muito indicado para quem está querendo perder peso e não fica sem um docinho na sua alimentação em geral.
Excelente alternativa de açúcar também para pré diabéticos e diabéticos, e também contra obesidade e outros problemas metabólicos.
Segundo pesquisas, este adoçante é excelente no tratamento contra diabetes, reduz a gordura abdominal e combate o ganho de peso.
É também muito indicado no combate as cáries e doenças das gengivas entre outros, justamente por seu poder de combate as bactérias causadoras de placas dentárias e outras infecções bucais.
É por isso que mascar chicletes com xilitol pode reduzir em até 75% das bactérias ruins e não tem efeito contra as bactérias boas.
Ele ainda ajuda na produção de saliva, ajudando na remineralização dos dentes, reduz a acidez da saliva evitando o desgaste do esmalte, aumenta a absorção de cálcio no sistema digestivo protegendo os dentes e contra a osteoporose.
Também pode combater problemas de infecções nos ouvidos, especialmente em crianças e também infecções causadas por Candida albicans. Basta mascar goma adoçada com xilitol.
O xilinol ajuda na produção de colágeno no corpo, além de que é um potente probiótico, alimentando as bactérias boas no intestino.
Enquanto o açúcar comum tem 4 calorias e cada grama, o xilitol possui 2,4 calorias.
combate o envelhecimento precoce
Efeitos colaterais
Quando consumido em excesso, o xilitol pode causar transtornos gastrointestinais.
Podem ainda aumentar a quantidade de água no intestino ou então ser fermentado por bactérias, causando gases, distensão abdominal e diarreia.
Ingestão de quantidade exagerada, por quem não tem tolerância a este tipo de açúcar, poderá soltar o intestino, especialmente se você tem síndrome do intestino irritável ou intolerância.
No entanto, não é possível dizer que este álcool de açúcar possa fazer mal a saúde. Mas no caso dos diabéticos, o adoçante pode causar pequeno impacto, e portanto deve ser usado com moderação.
Pode também engordar, se for consumido de maneira excessiva.
Nota: Para animais, o adoçante xilitol faz exatamente o efeito contrário quando se trata da glicemia, causando a hipoglicemia.
Existe uma preocupação quanto ao processo de industrialização deste produto à base de hidrogenação da xilose geralmente com um catalisador como o níquel. E nessa situação poderá desencadear:
- Doenças de Alzheimer
- Irritabilidade e estado de agressão
- Diabetes
- Câncer
- Obesidade
- Disfunção hepática
- Transtorno depressivo acentuada
O níquel é uma toxina que pode causar:
- Câncer
- Crises de asma
- Alergias
- Indigestão
- Problemas renais
- Distúrbios pulmonares
*É muito importante ler as indicações na embalagem antes de comprar, ok?
Aquecimento do xilitol
De acordo com estudos, não há nada que diga até o presente momento que este adoçante não possa ser usado em receitas quentes.
Quando surgiu o xilitol
Desde a Segunda Guerra mundial quando a Finlândia teve escassez de açúcar é que este adoçante começou a ser comercializado.
Qual o preço?
O preço deste produto pode variar muito, dependendo do local onde será comprado, mas pode variar em torno de 60 a 70 reais o quilo, mais ou menos.
Como usar?
O xiletol pode ser usado da mesma maneira que o açúcar comum, sendo apenas em menor quantidade.
Então é isso, agora você já sabe que o Adoçante Xilitol traz Benefícios, pode ser um potente substituto do açúcar comum, trazendo baixo índice calórico, mas precisa ser usado com moderação, pois aquele ditado “tudo o que é demais, faz mal‘, é uma grande verdade!!!!!