A importância do Colostro para o Recém Nascido

Queremos tratar neste post sobre  A importância do Colostro para o Recém Nascido, essa substância que é considerada como uma vacina essencial para as primeiras horas de vida do bebê, oferecendo-lhe nutrição completa e anticorpos que o tornam mais resistente ao ataques bacterianos, de vírus e fungos.

Toda mulher precisa ter a consciência da importância da amamentação na vida do seu filho. A amamentação é um dom de Deus dado a toda mulher que um dia decide ser mãe, pois permite que através do seu próprio corpo possa produzir o alimento necessário para que seu bebê seja saudável.

Ainda, a composição do leite materno pode variar de mamada para mamada, durante o dia e de acordo com aquilo que a mãe come.

O que é

O colostro é um líquido espesso de cor amarelada ou esbranquiçada que é produzido logo após o nascimento do bebê. Este poderoso líquido contribui para as defesas do organismo do bebê pois é rico em proteínas, sais minerais, e, anticorpos conhecidos como imunoglobulinas e leucócitos que otimizam o sistema imunológico do bebê.

Aspecto e quando sai

Como já disse, este líquido espesso tem cor amarelada devido a ser rico em betacaroteno e sai da mama logo após o parto e permanece na primeira semana de nascimento do bebê. É como se fosse uma substância extremamente concentrada.

Considerada uma substância com abundância de gorduras  boas ou lipídeos, é também bastante calórica, sendo especial para os primeiros dias de vida.

Por ser rico em minerais como sódio, cloro e potássio, vem com sabor salgado, e, nas primeiras 3 semanas ele é mais denso, mas a partir de então, vai amadurecendo gradualmente, tornando-se mais fino e leitoso.

Qual a sua importância

O colostro é tão importante, que segundo pesquisas, sabe-se que sua produção no organismo da mulher, é feita de maneira ‘inteligente’, isso quer dizer que cada mulher, produz a quantidade com nutrientes exatos para suprir as necessidades do seu bebê. 

Esse colostro é tão personalizado, que é levado até em consideração a idade gestacional do bebê, suas deficiências nutricionais, doenças e o peso. Incrível não? Isso é maravilhoso, ‘Um presente de Deus’.

Além de oferecer imunidade ao organismo recém nascido, essa substância ainda oferece minerais, proteínas e também vitaminas, especialmente as K, A e E e também oferece carboidratos, tudo mega necessário para o organismo.

Como já falei, costuma-se dizer que o colostro, é a primeira ‘ vacina’ da vida, além de que também ajuda na limpeza do intestino do bebê, sendo que ajuda na eliminação do mecônio, aquela substância esverdeada que o recém nascido elimina nos primeiros dias de vida, evitando as cólicas.

Importante: Bebês recém nascidos que mamam o leite materno e que principalmente, tiveram acesso ao colostro, o primeiro leite depois do parto, trazem a imunidade mais alta do que aqueles que não mamaram.

Estes que mamaram desde o primeiro dia no seio materno tem menores chances de pegar infecções bacterianas ou virais.

Diferenças para o Leite normal

O leite materno normal é mais fino do que o colostro, mas traz proteção e nutrição para seu bebê da mesma forma, com apenas algumas diferenças como:

  • Colostro – é mais rico em proteínas, minerais e vitaminas, e traz menos gorduras e carboidratos.
  • Leite materno de transição – já é mais rico em carboidratos em especial a lactose e rico em lipídeos. E depois de 2 ou 3 semanas ele fica mais aguado, mas em menor quantidade traz todos os nutrientes necessários para o bebê, inclusive vitaminas hidrossolúveis.

Ao poucos este leite vai se adaptando as necessidades do bebê e é ainda mais calórico do que o colostro.

Nessa fase é comum as mães acharem que pelo fato de o leite estar tão fino, possa estar sendo froco para o bebê.

  • Leite materno – Depois da fase de transição, a mãe começa a produzir o leite materno, também chamado de ‘leite maduro’, que não deixa, de maneira alguma, de ser rico em nutrientes, e sustenta suficientemente bem a criança até o tempo de começar a tomar a primeira sopinha.

Este é mais espesso que o leite de transição, e também mais esbranquiçado com propriedades específicas para o crescimento e bom desenvolvimento da criança.

Importante: A produção de um leite de boa qualidade, depende essencialmente da boa alimentação da mãe, portanto é de suma importância a mãe se alimentar de coisas nutritivas e saudáveis, o mais natural possível.

Primeira Vacina

Como já falei anteriormente, o colostro é considerado a primeira vacina que o seu humano poderá tomar para melhorar sua resistência a infecções bacterianas e virais, deixando-o forte e nutrido, fazendo com que se desenvolva por completo.

Então é isso, em resumo a tudo isso, podemos dizer que a amamentação é uma verdadeira prova de amor por um serzinho que acabou de chegar a este mundo e é tão indefeso contra tudo, e precisa de alguém para ajudá-lo a se tornar forte e resistente aos poucos.

E se você mãe, entender e se conscientizar dA importância do Colostro para o Recém Nascido, não terá preço que pague essa sua atitude honrosa que poderá marcar a vida do seu filho para sempre. Vale a pena amamentar!!!!!

Leia também: