Planta Sapatinho de Judia Como cuidar e usar para Decorar

A Thumbergia Mysorensis, mais conhecida como Sapatinho-de-Judia é uma planta de origem asiática que pertence a família das Acantaceae. Essa planta do tipo trepadeira apresenta os ramos que podem alcançar a 6 metros de comprimento e suas folhas na cor verde escuro chamam a atenção, o que a torna uma ótima opção entre as plantas ornamentais.

Como Plantar

O cultivo dessa planta deve ser feito em canteiros bem adubados e bem drenados, precisando ser mantidos úmidos nos meses mais quentes do ano e pouco úmidos nos meses de inverno. Apesar de as flores desabrocharem mais protegidas do sol entra a ramagem, o processo de floração é mais vantajoso se as folhas da planta estiverem mais expostas ao sol.

Para se conseguir novas mudas dessa planta, o processo se faz através da “estaquia”, ou seja, tiramos uma lasca de galhos da planta e a enterramos em pé na terra previamente adubada. Desse galho, começam a surgir os brotos que logo soltam as folhas e assim se desenvolvem em mais uma planta exuberante.

Para se conseguir os melhores resultados com as novas mudas, essas devem ser plantadas pouco antes de acabar o inverno, pois com a brevidade no aumento da temperatura, em poucos dias, a nova planta começa a se desenvolver.

Em todo o tempo de cultivo, é importante não deixar faltar umidade na terra, mas mais importante ainda é não deixar a terra úmida demais, pois existe o risco de a raiz apodrecer.

Como preparar o terreno para o plantio – o substrato a ser preparado para o cultivo dessa planta precisa ser rico em adubo orgânico. O correto é usar uma mistura de adubo de origem animal já curtido em uma proporção de 3 por um, ou seja, 3 porções de terra para 1 porção do adubo orgânico.

Deve-se abrir a cova para o plantio colocar um pouco da mistura de adubo com terra nas laterais e no fundo e depois assentar a muda com cuidado. Feito isso, preenche-se o restante da cova com a própria terra que dela saiu.

Infelizmente, essa espécie de planta não tolera temperaturas baixas, sendo bem recomendada para regiões com clima tropical.

 

Como a planta cresce

Como qualquer outro tipo de planta trepadeira a Sapatinho-de-Judia precisa de sustentação. Por isso, é preciso providenciar sempre com alguma antecedência alguns pontos fixos para que seus ramos possam se fixar e com isso desenvolverem-se com mais saúde.

Uma boa ideia para dar sustentação a essas plantas é construir os pergolados de madeira ou mesmo de concreto para que elas possam se agarrar e em pouco tempo cobrir e estrutura para oferecer uma sombra bem agradável.

 

Quando Floresce

As flores aparecem sempre na ponta de seus ramos e apresentam o formato de um sapatinho. O cálice com uma coloração azul púrpura se destaca entre duas brácteas acobreadas e a extremidade da corola se divide em 4 lobos, sendo os inferiores amarelados e recurvados.

As flores com uma abertura voltada para cima, aparecem principalmente nos meses de primavera e verão, sendo que as plantas que recebem mais sol tem condições de oferecer flores mais saudáveis.

O amarelo das pétalas da flor e o bordô da coroa e mais os cachos pendentes que lembram o pêndulo de um relógio, sem dúvidas atraem a atenção dos admiradores da natureza e por isso, a planta é bastante procurada para decorar jardins diversos. 

Fotos de Ambientes decorados

Eis na imagem abaixo o que pode acontecer se dedicarmos tempo para cuidar dessas plantas trepadeiras. É um verdadeiro espetáculo com muitas cores e um perfume bem apreciável.

Além disso, por conta de sua beleza e devido a água que das regas que se mistura ao néctar, essas flores atraem muitos beija-flores e borboletas, o que confere um espetáculo a parte para quem admira o que é belo na natureza.

Mais uma imagem mostrando a beleza da trepadeira com suas flores dependuradas nos ramos. Como podemos perceber, é impossível não voltar a atenção para essa planta que se bem cultivada vai contribuir para valorizar ainda mais a fachada de um imóvel.

Dependendo da região onde é cultivada e a forma do cultivo, as flores podem se apresentar com uma coloração mais avermelhada. Veja na imagem que elas tomam praticamente todo os espaços superiores formando um teto bem natural para o pergolado.

Mais uma imagem mostrando como a trepadeira se desenvolve e encanta aos olhos enquanto surpreende a seus admiradores. Como podemos perceber na imagem, as flores são as que mais se destacam, principalmente quando expostas mais ao sol.

Na imagem abaixo, vemos a trepadeira asiática que foi plantada junto ao imóvel e como podemos perceber, ela se desenvolveu junto a parede, talvez perto da varanda. Mais uma vez, essa trepadeira é motivo de admiração pela forma como ficam posicionadas as flores penduradas pelos pêndulos naturais.

Devido a beleza que esse tipo de trepadeira pode apresentar de uma forma bem natural, hoje em dia, a Sapatinho-de-Judia é muito procurada para os projetos paisagísticos, seja para cobrir pergolados ou para mudar o visual na fachada dos imóveis, pois os cachos de flores pendurados, de fato fazem o espetáculo para encher os olhos.

Depois de todas essas imagens mostrando a beleza que a planta Sapatinho-de-Judia pode proporcionar no jardim ou mesmo junto ao imóvel, agora é só fazer seus planos e procurar saber se ela vai se desenvolver com saúde na sua região.

 

Leia também:
Grama Amendoim para O Jardim mais belo, dicas

Decoração com plantas para apartamentos : Ambiente verde

PLANTAS ARTIFICIAIS DECORATIVAS para interiores

PISCINAS PARA TERRAÇOS 20 fotos com variadas formas arquitetônicas

Chá de Erva Cidreira para que Serve, Benefícios