Veja os desenhos do FOLCLORE BRASILEIRO

Na hora de incentivar as crianças a desenhar, os desenhos do Folclore brasileiro podem ser um excelente atrativo, já que nem todas as crianças gostam de atividades deste gênero, por isso, com desenhos assim para colorir a criança aprende brincando e ainda fica bem informada sobre a cultura do folclore do Brasil.

Para isso são muitas as opções em desenhos, pois o nosso folclore é muito rico em personagens, alguns que já estão quase esquecidos, outros então que ainda fazem o alvoroço em algumas regiões.

Entre tantos personagens podemos citar:

A Iara, uma figura lendária na cultura indígena tem suas referências nas sereias.

Caipora ou Curupira, segundo a lenda este personagem protege a fauna e a flora desorientando os caçadores e predadores, partindo as ferramentas de quem derruba as matas sem necessidade.

Saci Pererê, um pretinho arteiro tido por alguns como um ser muito brincalhão, enquanto que por outros um verdadeiro capetinha, que vive aprontando com os animais, fazendo tranças em suas crinas e assustando os viajantes com seus assovios estridentes.

 

Imagem 2 – Se você é professor e está ensinando aos seus alunos a respeito do folclore brasileiro, é sempre bom ter preparado atividades com os exemplos dos personagens tão conhecidos do nosso folclore, as atividades de colorir são as mais indicadas, e aqui você terá algumas dicas, começando por esta abaixo com a mula sem cabeça.

Imagem 3 – O nosso querido Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica tão querida pelas crianças e até mesmo por muitos adultos que tiveram a presença da turma em sua infâncias, em seus gibis apresenta histórias ensinando sobre os personagens do folclore, e essa imagem para colorir com o Chico Bento e três personagens do folclore está ótima.

Imagem 4 – Cada personagem com a sua história, e é muito importante os professores passarem as histórias de cada um, de um jeito bem explicativo para as crianças conhecerem bem cada um deles, e é claro, sempre passar uma atividade para colorir com o desenho representando os personagens, como este abaixo do bumba meu boi, ótima dica.

Imagem 5 – Um personagem que é muito conhecido no folclore brasileiro, e geralmente aparece nos desenhos animados, como por exemplo em Sítio do Pica Pau Amarelo, é a sereia Iara, e cada um possui sua lenda, abaixo é uma atividade para colorir com o desenho da sereia.

Imagem 6 – Quando se diz Boitatá, logo vem à mente um boi com o nome tatá, principalmente na cabecinha das crianças, mas deve-se ensiná-las que boitatá na verdade é uma cobra, uma cobra de fogo ou de luz, e a atividade abaixo é de colorir e até possui um exemplo pra inspirar as crianças retirada de um site de jogos infantis educativos, bem legal.

Imagem 7 – O tão famoso Curupira, que também é um personagem muito conhecido do folclore, conhecido como um protetor das matas, sumindo sempre com os caçadores dos animais, conhecido como um anão de cabelos vermelhos como o fogo e os pés virados para trás.

Imagem 8 – O Boto cor de Rosa não tem lá uma lenda muito boa, mas é um dos personagens mais conhecidos também, conhecido com a lenda de ser um boto que tem o poder de se transformar em um belo homem nas noites de festa junina, atraindo as mulheres para o fundo do rio e engravidando-as, para no outro dia voltar a ser boto.

Imagem 9 – O querido negrinho Saci Perere é muito conhecido também, é um dos personagens mais conhecidos na verdade, aparecendo em vários desenhos infantis, como Sítio do Pica Pau Amarelo, e até mesmo quando perdemos algumas coisas em casas, alguns pais costumam brincar dizendo que foi o Saci que escondeu, por ser um baixinho muito travesso.

As atividades de colorir são ótimas dicas de ensino para as crianças

Imagem 11 – Boi Bumbá ou Bumba meu Boi, conhecido pelos dois nomes, também é um personagem muito conhecido do folclore, principalmente no região do Pará, que foi lá que essa estória foi criada, ele possui sua lenda própria relacionada provavelmente ao ciclo do gado nos séculos 17 e 18.

Imagem 12 – O lobisomem é um personagem do folclore brasileiro conhecido mundialmente, e até séries e filmes com ele sendo o personagem principal existem, e são sempre baseados em um mesmo princípio, quando uma mãe tem sete filhas e depois um homem, este será um lobisomem.

Imagem 13 – A lenda da Vitória Régia que também faz parte do folclore brasileiro, conta a história de uma índia que sonhava em ser levada à lua pela deusa Jaci, para virar uma estrela do céu, mas nunca acontecia, até que ela parou de comer e foi se definhando, a deusa com pena, transformou ela então em uma estrela da água, a Vitória Régia.

Imagem 14 – Aqui está mais uma imagem para colorir do negrinho Saci Perere, um pequeno menininho de uma perna só, muito travesso que vivia aprontando com fazendeiros, escondendo suas coisas, e roubando seus cavalos como nesta imagem abaixo, realmente um menino muito “espertinho”.

Imagem 15 – E aqui, outra imagem com o nosso querido Curupira, o protetor das matas, cuidador das árvores, plantas e animais das florestas, seus principais alvos eram lenhadores e caçadores, ou pessoas que destruíssem as matas como se fossem predadores, e então ele tinha suas táticas pra espantar e sumir com essas pessoas.

Imagem 16 – Aqui está mais uma atividade com o famoso lobisomem, aqui ele até parece um ser comum, usando até roupa, pois algumas lendas dizem que o lobisomem em todo tempo tinha forma de lobo, mas se comportava como o homem, vestindo até roupas.

Imagem 17 – Este aqui é outro desenho da Iara, que os professores podem dar para os alunos colorirem, ou até mesmo para os que gostam de desenhar, tentarem copiar o desenho e desenhar também essa personagem tão conhecida do folclore.

Imagem 18 – A lenda da Iara diz que ela costuma viver às margens dos rios, passando a maior parte do seu tempo admirando sua beleza no reflexo das águas, cantando e brincando com os peixes, ou penteando seus longos cabelos negros com um pente de ouro.

O Curupira é um dos personagens mais conhecidos do folclore

Imagem 20 – A mula sem cabeça também é, e existem pessoas que até acreditam nela, e sentem medo com essa lenda, mas todos sabem que lenda é lenda, algo que não é real, e a lenda desse ser diz que qualquer mulher que namorasse um padre, se transformaria em uma mula sem cabeça.

Imagem 21 – Para encerrar, mais uma atividade para colorir com o querido Curupira, que é muito conhecido e também adorado por algumas pessoas por ser o protetor das matas, cuidando sempre das árvores, plantas e animais, as crianças com certeza aprenderão fácil colorindo desenhos dos personagens após conhecerem suas estórias.

Boitatá, a cobra de fogo, originária da cultura indígena, também conhecido por Bitatá.

Estes e outros personagens podem ser encontrados em livrarias ou mesmo em sites especializados, assim é só baixar os desenhos do folclore, imprimir e passar para as crianças se divertirem e aprenderem ao mesmo tempo.

Leia também:
DESENHOS para colorir da Bíblia

DESENHOS DE CORUJAS para pintar e imprimir para crianças

Atividades de Interpretação de texto 4º ano do nível Fundamental

Atividades para DIA DAS MÃES para fazer em sala de aula

Atividades sobre o Nordeste do BRASIL para Geografia