Como fazer: Medida correta para Fazer Café saboroso

Existem alguns segredos bem preciosos para preparar o cafezinho de cada dia e garantir  o melhor sabor. Além de saber sobre esses segredos, também é importante buscar por uma marca de café mais qualificada, pois só assim, será possível degustar do melhor nessa bebida quente.

Por isso, vamos a seguir com alguns comentários para quem deseja saber a medida correta para fazer café saboroso.

Como esquentar a água

Para quem preza por um café de fato saboroso, melhor é tomar todos os cuidados possíveis com a água. Nesse caso, dê preferência para água de poço artesiano ou mineral, nunca a água de torneira, pois o cloro influi negativamente no sabor do café.

Com respeito à temperatura da água, muita gente não se importa de usar água fervente, mas o correto é não deixá-la ferver, pois é como chá-mate, a água fervente, também altera o sabor do café. O correto nessa hora é deixar a água esquentar e assim que começarem as borbulhas, é hora de tirar do fogo para fazer o café.

Coador Descartável Melitta

Em se tratando de coador descartável para café, Melitta é a marca mais antiga no mundo pois passou a ser produzido em julho de 1908 depois de ser inventado pela família Benz na cidade de Dresden na região leste da Alemanha.

O filtro Original da Melitta que é encontrado em tamanhos diferenciados para se adequar ao tamanho de cada suporte possui a exclusiva tecnologia de microfuros. Esses furinhos tem o tamanho ideal para que o café passe e garanta o melhor sabor e o melhor aroma.

Tamanhos disponíveis para os coadores de papel da marca Melitta:

  • Tamanho 103 – ideal para a quantidade de até 1 litro de café ou 20 xícaras,
  • Tamanho 102 – ideal para a quantidade de até 600 ml de café ou 12 xícaras,
  • Tamanho 100 – ideal para o preparo de 200 ml de café ou 1 caneca.

Valor desses coadores de papel – uma embalagem com 30 unidades de coador Melitta tem um preço que varia de R$ 4,50 a R$ 9,00 reais dependendo do tamanho desse coadores.

Medida do café em pó

Com respeito à medida correta para fazer café saboroso, esse assunto é bem relativo, pois varia muito pela marca do café e o sistema de torrefação. Algumas marcas de café, oferecem de brinde, uma concha medidora, dessa forma, basta seguir os conselhos impressos na embalagem.

Mas para quem não tem essa ajuda fornecida pela indústria, pode aproveitar as dicas a seguir:

  • Para cada 100 ml de água use 1 colher (sopa) de café o que equivale a 10 gramas do pó,
  • Para 500 ml de água consequentemente vamos usar 5 colheres (sopa) de café ou 50 gramas do pó.

A água no Coador com pó

Com a medida de pó de café já colocada dentro do coador, (certifique-se que ele tenha ficado bem solto dentro do coador), é hora de acrescentar a água quente. Faça isso, da seguinte forma:

Despeje a água bem devagar dentro do coador, reserve tempo para isso, não seja apressado. Primeiramente umedeça bem o pó para depois despejar a água em definitivo, mas sempre com lentidão, cuidando para que a água caia bem ao centro do filtro.

Não mexa no pó como muita gente faz usando uma colher. Colocando a água com calma, na medida que o pó vai molhando o café vai descendo pelo coador sempre com uma coloração mais escura.

O tempo médio para coar o café é de 4 minutos para uma quantidade mínima de 500 ml de café pronto.

Atenção para esses lembretes

  • Não misture café preparado velho com o café preparado recentemente, isso é um sacrilégio, pois além de ficar com um sabor horrível, ele oxida e faz mal para a saúde,
  • Não coloque o açúcar no café assim que ele é preparado, isso também altera no sabor. O correto é adoçar no momento que o café é servido na xícara,
  • O tempo de validade do café preparado é de no máximo 60 minutos, a partir daí ele começa a oxidar. Por isso, na hora de preparar o café, cuidado com a quantidade a ser preparada, pois ele terá que ser consumido em no máximo 1 hora, mesmo que seja colocado na garrafa térmica.

Preparar na cafeteira

As regras de preparo do café na cafeteira é praticamente as mesmas utilizadas com o coador de pano ou papel.

Coloque então o filtro de papel do tamanho adequado indicado pelo fabricante da cafeteira dentro do compartimento na cafeteira. Coloque então a medida de pó de café levando em conta a capacidade da cafeteira.

Feito isso, coloque a água no reservatório. A partir daí ela será aquecida para depois passar pelo coador e cair mecanicamente dentro do bule.

Para aqueles que ainda não tem, mas desejam buscar por uma cafeteira no mercado, melhor é ficar de olho na qualidade dessa cafeteira e isso inclui a verificação da potência que o aparelho pode oferecer.

Algumas marcas de cafeteira não confirmam uma potência adequada para elevar a temperatura da água a 90ºC e isso, vai comprometer negativamente no sabor do café, pois o pó pode não ficar bem coado.

Como o café está sendo feito na cafeteira, depois do material ser colocado o aparelho, é só apertar no botão e esperar tranquilo enquanto a máquina faz todo o trabalho.

Leia também:
Como fazer Barra de Calça jeans Original ( Passo a passo )

Molde de caixinha de papel, Eva para lembrancinha e presente

Leite Anti Refluxo para Bebê, Conheça a Indicações

Chá para dor na Bexiga, Como preparar, Nomes

Modelos de CONVITE DE CHÁ DE PANELA PARA IMPRIMIR