Atividades de COORDENAÇÃO motora fina para crianças

Quando a criança tem os seus primeiros contatos com o lápis de colorir e o lápis de escrever ela não tem nenhuma coordenação motora e acaba a fazer mais rabiscos e garranchos do que propriamente um belo desenho ou uma palavrinha bem escrita.

Tudo na vida é treino, se hoje fazemos tarefas do dia a dia bem feitos é porque já treinamos bastante até conseguirmos fazer bem feito.





É assim também com a escrita e com a pintura no papel com o lápis de cor, então preparamos diversas atividades de artes e também de português para que o professor comece a treinar as crianças para desenvolver a coordenação motora fina e ter uma boa percepção de ordem e organização, confira abaixo.

Coisas interessantes sobre Atividades de COORDENAÇÃO motora:

  • Além da coordenação motora fina a criança também precisa desenvolver a coordenação motora ampla e capacidades sensoriais, essas  andam de mãos dadas quando se trata de alfabetização
  • Atividades de coordenação motora fina: pintar, desenhar, colar, recortar, traçar pontilhados
  • Atividades de coordenação mototra ampla: correr, pular, dançar, caminhar

 

 





Enquanto para um adulto parece algo tão simples, para a criança nos seus primeiros anos escolares, o traçar sobre pontilhados é sem sombra de dúvidas, um desafio. Por isso, a complexidade dos trabalhinhos deve ser gradativa.

 

 

Os pingos da chuva, os raios do sol, são traçados em linha reta, um verdadeiro desafio que deve ser oferecido aos poucos e consecutivamente até que ela conquiste o domínio dos seus movimentos e traçados.

 

 

O famoso traçado caracol também parece um desafio muito grande para a criança, pois além de ela acompanhar esse enorme traçado, o ideal é que não retire a ponta do lápis do caderno. Mas acaba não sendo tão difícil e é divertido!!!!!

 

 

O revoar da abelha ou passarinho faz com que a criança consiga dominar seu movimento da mão num espaço mais curto. Essas atividades podem ser feitas com o lápis preto ou de cor, com giz de cera, colagem de cordão, colagem de bolinhas de papel, com tinta e o dedo ou pincel, enfim….

 

 

O mesmo movimento só que agora como se fosse de um aviãozinho. Vale toda a criatividade possível para fazer com que a criança tenha estímulo e incentivo na fase em que está educando sua coordenação motora fina.

 

 

 

As atividades são muito variadas, e podem ser num mix de traçados em diferentes direções, estimulando a percepção visual, sua atenção, concentração, senso de direção e noção espacial, e o fortalecimento muscular das mãos.

 

 

Olha só, aqui ela já começa a relacionar um mesmo traçado com várias funções que pode representar as ondas da água, mas também o simples traçar de uma boca. Isso vai ser divertido se for colocado da maneira correta!!!!

 

 

As mesmas curvinhas podem estar na decoração do bolo de aniversário, e isso vai fazendo com que a criança amplie sua visão sobre traçados, formas, espaço, limite e por ai vai. Tudo de forma bem natural e lúdica.

 

 

 

Nessa atividade as ondas aparecem ao contrário  entre a ligação de um ponto ao outro. E os desenhos de bichinhos são sempre uma maneira divertida de incentivar os pequyenos a aprendizagem.

 

Já aqui é um desafio total para crianças que dominam um pouco mais essa questão dos tracejados. São linhas retas, curvas, onduladas, em formas geométricas, enfim, de todos os jeitos que vão exigir o máximo de atenção e concentração além de percepção visual aguçada.

 

 

Nesta atividade a criança será testada quanto ao senso de direção, pois a atividade está pedindo que o tracejado seja coberto de cima para baixo. Importante também para que a criança aprenda o respeito a regras. 

 

 

 

Aqui temos uma atividade que também pode ajudar a fixar o conceito de tamanhos, no caso do maior para o menor, ao mesmo tempo em que o pequeno domina seus movimentos com as mãos.

 

 

Tracejando na direção contrária, no caso, de frente para trás. Primeiro num espaço individual e depois numa sequência de tracejado. Atividades importantes para o completo desenvolvimento dos baixinhos.

 

Se você observar bem, cada traçado que será proposto a criança, consequentemente já irá preparando-a para mais tarde conseguir desenhar as letras do alfabeto, e criar seus desenhos com representação mais clara a todos.

 

 

 

Olha essa atividade que exige o joguinho da mão para fazer as curvinhas das ondas, a ponta e o arredondado, e também a sequência. Cada atividade leva a criança a desenvolver um pouco mais.

 

Nesta atividade, a criança pode cobrir todos os pontilhados e depois ainda pintar o desenho, exercitando o respeito ao espaço, limite, aguçando ainda mais sua percepção visual. Toda criança gosta de fazer isso!!!!

 

 

 

Aqui já requer além de ligar os pontos ainda a colagem de papeis, e de pontas de lápis quando estes são apontados para fazer as escamas do abacaxi. A criança ama fazer esse tipo de atividade!!!!

 

 

E depois que a criança já está quase que dominando completamente os tracejados, é hora de começar a inserir o desenho das vogais. Esse processo não demora muito, mas depende de criança para criança.

 

Emaranhados aguçam a percepção e atenção. E essa é uma atividade que ainda desperta a curiosidade por saber qual é o peixinho que vai ser para cada um. São atividades assim que incentivam os pequenos.

 

 

 

O traçado de uma casa, leva a criança a relacionar com a casa onde mora junto com sua família, e isso a faz também ser mais observadora, entendendo que cada desenho precisa de traçados específicos que o definam.

 

A observação é importante para um bom aprendizado, assim como aprender a respeitar sequências, organização e posição. Aqui nessa atividade, ela terá que pintar somente as letras iguais ao modelo.

 

No início, as letras devem ser dadas em tamanhos maiores para que a criança consiga dominar seus tracejados, e com o passar o tempo, elas poderão ser diminuidas gradativamente até que ela domine a escrita naturalmente.

 

Então é issso, acredito que até aqui você já tem uma porção de ideias de atividades que poderão te assessorar na ensino dessa turminha pequena por um bom tempo.





Você pode gostar...